Grupo LM investe em tecnologia para aumentar produtividade, reduzir custos e gerar solução para clientes.
As empresas têm investido fortemente na área de tecnologia, na busca pelo aumento da produtividade, redução de custos operacionais e uma maior integração com o consumidor.
Segundo pesquisa da consultoria Gartner, especializada na área, investimentos em equipamentos, armazenamento de dados;
Softwares e consultoria em tecnologia de informação deverão crescer 19% neste ano com montante previsto em R$ 133 bilhões, o maior da década.
Atento à essa tendência, o Grupo LM, com sede na Bahia e atuação nacional, investiu, entre 2016 e 2017, cerca de R$ 2,6 milhões em 16 projetos envolvendo novas ferramentas e modernização dos sistemas de gestão utilizados atualmente.
“As novidades têm o objetivo de criar soluções que facilitem as rotinas administrativas e proporcionem mais agilidade para os clientes das empresas LM Frotas e AuraBrasil, que integram o grupo”
Relata Armando Rocha, Coordenador de Tecnologia da Informação do Grupo LM.
Um dos destaques é o “app” LM Mobile, da LM Frotas, empresa que atua no segmento de terceirização de frotas corporativas há quase 40 anos, sendo uma das maiores e mais especializadas do segmento no país, com uma frota de cerca de 20 mil veículos terceirizados.
O aplicativo agiliza o agendamento de serviços de manutenção e amplia as possibilidades de atendimento aos usuários.
Com o smartphone nas mãos, o usuário agenda serviços de manutenção, consulta o histórico dos veículos e atualiza o cadastro da empresa.
Estas possibilidades oferecem mais agilidade nos processos;
Uma vez que é realizado o contato direto com o fornecedor por meio do monitoramento da LM Frotas.
Até então, estes serviços eram realizados apenas via Central de Atendimento, que funciona 24 horas por dia e atende cerca de 15 mil ligações por mês.
O aplicativo já está disponível no sistema Android;
Que representa 80% da demanda e a expectativa é que em breve esteja disponível para o sistema iOS;
E sejam incorporadas outras informações, como consulta de multas dos carros e condições contratuais.
“A ideia é possibilitar maior usabilidade e mobilidade para nossos clientes.
Por isso, pensamos em desenvolver outros aplicativos, a exemplo de um voltado para vendas de veículos seminovos”.
Explica Ricardo Soeiro, diretor de Operações da LM Frotas.
Lançado recentemente, o aplicativo AuraBrasil busca auxiliar consultores no processo de locação de plataformas aéreas e também pode ser usado por clientes.
Com o app, disponível para smartphones Android e iOS;
E é possível informar qual a necessidade do cliente e encontrar a máquina ideal para o serviço.
Além disso, também é possível consultar o catálogo de máquinas do portfólio da AuraBrasil;
E suas especificações, solicitar orçamentos e ligar para o canal de atendimento 0800.
“Esta é uma opção de consulta dos equipamentos que facilita a interação entre consultor de negócios e cliente, por ser uma plataforma portátil que apresenta imagens e informações técnicas”;
Declara Célio Gonçalves Junior, diretor comercial da AuraBrasil.
Também na AuraBrasil, outro sistema alinha procedimentos e rotinas de 18 colaboradores, distribuídos nas bases espalhadas pelo Brasil.
Com a reimplantação do diretório remoto Field Link são centralizadas todas as informações sobre os clientes;
Contatos comerciais e mapeamentos de propostas.
“A utilização nos garante um histórico de contato entre clientes e vendedores, trazendo uma visão geográfica e detalhada, o que nos permite qualificar o atendimento de cada consultor, facilitando a formatação de propostas e novas oportunidades de negócios”;
Ratifica Gonçalves.
Contratos, processos comerciais e novos pedidos são digitalizados e arquivados gerando mais segurança nos dados;
Diminuindo a emissão de correspondências, o uso de papel e otimizando tempo.
Geolocalização
Outro investimento, voltado para promover a questão da mobilidade;
É a utilização da ferramenta de geolocalização através do projeto L.U.P.A (Localize um Usado por Aqui);
Que já apresentou resultados satisfatórios no processo de desmobilização de frotas.
Desenvolvido pela área de Logística da LM Frotas;
A ferramenta cria mapas interativos e gerencia a troca de informações com o setor de Seminovos.
Após a desmobilização, os carros são preparados para venda;
E podem ser localizados através da tecnologia e direcionados para compradores que estejam mais próximos.
A iniciativa proporciona o aumento da produtividade (eficiência hora/trabalho);
Fortalecimento da relação com o prestador de serviço e percepção territorial para prospecção de novos clientes.
“Com o recurso da geolocalização, conseguimos desmobilizar cem veículos em uma semana.
Com isso, economizamos 75% no tempo, pois antes, esse prazo era de até um mês.
O importante é a satisfação do cliente, que elogiou a nossa operação”;
Acrescenta Gustavo Gomes, gerente de compras e logística da LM Frotas.
A inovação se tornou um tema prioritário para o Grupo LM.
“Temos estimulado a proposição de ideias e projetos, investimentos em aprendizado para inovação;
Aproximação com Startups e a experimentação de negócios complementares.
Em 2017, fizemos uma imersão no Vale do Silício, onde está sediado um dos principais ecossistemas de inovação, como forma de estender o olhar para o futuro”;
Destaca André Passos, diretor corporativo do Grupo LM.
Inserido num contexto mercadológico de grandes transformações sociais e comportamentais, as equipes do Grupo LM buscam a otimização das rotinas administrativas e processuais, melhorando a experiência dos seus clientes no contato com a prestação de serviços e revisitando seu modelo de negócio de forma habitual, preparando-se para as mudanças que os setores de mobilidade, de locação de equipamentos e de vendas automotivas impõem.
“Somos focados em resultados e também na sustentabilidade de nossos negócios.
Comemoramos os resultados de cada ano, compreendendo que é decorrente de esforços realizados em momentos distintos e sempre questionamos o que plantamos para o futuro”, finaliza Passos.