Tecnologia Pay by Scan viabiliza ganhos reais de margem de lucro e representa um importante diferencial competitivo para o varejo alimentar
São Paulo, 18 de julho de 2016 – Atenta às movimentações do mercado e com foco no desenvolvimento de tecnologias cada vez mais especializadas, a TOTVS traz ao mercado o Pay by Scan. Direcionada aos varejistas, a solução proporciona o controle preciso sobre os processos de produtos consignados, garantindo melhores margens de lucro e redução significativa das taxas de perdas.
Algumas áreas dos supermercados operam por sublocação do espaço físico para a comercialização de produtos. Comumente neste modelo, o setor de perecíveis como o de FLV (frutas, verduras e legumes), por exemplo, é abastecido por um fornecedor externo. O grande gargalo para o varejista é conseguir controlar o que foi vendido e pagar somente o que é devido ao produtor. O que ocorre normalmente é a empresa arcar com todos os itens expostos, independente da saída, prática que implica em gastos extras e desnecessários.
Com o Pay by Scan, a empresa tem rastreabilidade total dos produtos e, dessa forma, consegue ter controle sobre todos os itens, repassando o percentual correspondente ao fornecedor pelo que, de fato, foi vendido e escaneado no ponto de venda. Tal gestão operacional proporciona redução nos índices de quebra e perda de mercadorias, além de promover uma nova consciência nos produtores, que passam a não expor itens em excesso ou nem com baixa qualidade, que, certamente, não serão escolhidos pelo consumidor. O sistema dá segurança ao varejista sobre a margem real de lucro dessas áreas que, sendo totalmente terceirizadas, terão 100% de eliminação do desperdício.
Com crescimento nominal de 7,1% em 2015, em comparação ao ano anterior, o segmento supermercadista brasileiro representou 5,4% do Produto Interno Bruto, de acordo com a 39º edição da Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper 2016. Contudo, este percentual só foi possível porque o PIB teve involução de -3,8% no ano passado. Este cenário mostra que até houve uma retomada no crescimento orgânico do setor, porém, a eficiência operacional e de gestão são quesitos indispensáveis para a manutenção dos negócios e para viabilizar a expansão das suas atividades.
“Além de margens de lucros apertadas, o setor supermercadista enfrenta um momento de grandes desafios para a sua operação. O varejo alimentar é bastante sensível às oscilações econômicas, uma vez que o consumidor passa a preferir marcas mais baratas e, até mesmo, cortar produtos não essenciais. Estamos atentos em oferecer aos nossos clientes ferramentas que os apoiem na solução dos seus gargalos, promovendo a melhor gestão dos negócios por meio de processos mais produtivos”, analisa André Veiga, diretor do segmento de Varejo da TOTVS.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 21ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com