A VTEX, empresa de tecnologia líder para e-commerce na América Latina, anuncia a entrada do fundo de investimentos Riverwood Capital. O fundo recomprou a participação de 27,7% que pertencia ao Buscapé, empresa do Grupo Naspers, conglomerado de mídia sul-africano. Em 2014, a empresa faturou aproximadamente R$ 44 milhões, montante 35% superior ao registrado no ano anterior.
A entrada do Riverwood irá acelerar a consolidação do mercado de plataforma de e-commerce no Brasil e aumentar a velocidade de expansão da VTEX na América Latina. O fundo possui grande experiência com empresas de tecnologia, como Nutanix, Globant, GoPro, SintecMedia, Good Technologies, Pixeon, Navent. O controle da empresa continua nas mãos dos fundadores Geraldo Thomaz e Mariano Gomide de Faria.
Presente em oito países (Brasil, Peru, Argentina, Colômbia, Chile, Paraguai, Equador e México), a VTEX fechou o ano com mais de 1.200 clientes varejistas. Do total da receita movimentada, 15% foi proveniente das operações internacionais, que somaram mais de 70 contratos. Atualmente, a empresa é líder no mercado latino-americano de plataforma de e-commerce e atende marcas como Whirlpool, C&A, L’Oréal, O Boticário, Polishop, Electrolux, Staples, Cencosud, Camisaria Colombo e Danone.
Nos últimos três anos, a empresa fez altos investimentos tecnológicos, que somaram cerca de R$ 25 milhões, e anunciou a compra de três empresas: Nixus, Loja Integrada e Primordia. Recentemente, a VTEX foi a primeira plataforma de comércio eletrônico da América Latina listada no “Gartner Global E-commerce Vendor Guide” como fornecedor de plataforma e-commerce SaaS (software como serviço). O Instituto Gartner é uma das mais renomadas entidades de avaliação de empresas de tecnologia do mundo.
Para Mariano Gomide, a plataforma se provou competitiva em todos os tamanhos de clientes, desde contas corporativas até pequenos varejistas. “Seguindo nosso planejamento, após três anos de investimentos, encerramos 2014 com lucro e bom crescimento. Nosso objetivo é investir cada vez em lançamento de novas funcionalidades para ofertar uma plataforma de e-commerce SaaS cada vez mais inovadora”, conclui.
Sobre a VTEX
Desde 1999, a VTEX se destaca por ter em seu DNA a inovação e o comprometimento com o aumento de lucratividade dos seus clientes. Pioneira no Brasil em comercializar software como serviço (SaaS), a empresa tem em seu portfólio grandes marcas, como L’Oréal, Electrolux, O Boticário, Staples, Danone, Nokia, TIM entre outros. Atualmente, a VTEX possui um extenso portfólio de tecnologia para e-commerce. A plataforma VTEX é um poderoso software de OmniChannel Commerce que permite integrar todo o relacionamento com os consumidores em uma única plataforma.