Plataforma de caronas anuncia plano de expansão
Empresa criada no início de maio expande seus serviços para Estados Unidos,
Ásia e América Latina, além de anunciar aquisição de duas empresas do segmento
A Tripda, do grupo Rocket Internet, se consolida como a maior plataforma de caronas no Brasil através de seu site e dos aplicativos disponíveis para Android e iOS. A empresa, criada por empreendedores brasileiros, internacionalizou suas operações e já está atuando em 12 países: Brasil, Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile, Malásia, Singapura, Filipinas, Taiwan e Índia. A operação global é comandada pelo executivo brasileiro Pedro Meduna, em dos 4 co-fundadores, cuja experiência inclui empresas como a consultoria Bain & Company e a TMG Capital.
Além disso, a Tripda também concluiu a aquisição dos sites Caronas.co e Unicaronas – o primeiro deles foi fundado em 2013 por Daniel Velazco-Bedoya e Stanley Takamatsu, na época alunos de Engenharia Agronômica da Esalq, em Piracicaba. Ambos também passaram a fazer parte da equipe da Tripda com o objetivo de crescer ainda mais. Por meio das aquisições e pelas estratégias adotadas, a plataforma chega a 50 mil usuários em apenas seis meses de operações.
A maioria dos países escolhidos para a expansão são os principais mercados emergentes da Ásia e América Latina, que com o crescimento dos últimos anos tem demandado cada vez mais soluções de mobilidade.
Já a chegada aos Estados Unidos, segundo o executivo Eduardo Prota, 33, outro co-fundador da empresa, foi motivada pelas dimensões do país e pelas grandes possibilidades de crescimento. “Com o sucesso no Brasil, decidimos investir com força total tanto em países emergentes quanto em um dos maiores mercados consumidores do mundo e que já possui muitas empresas de economia colaborativa em atividade“, afirma. “O foco da Tripda é incentivar caronas e proporcionar um meio de transporte mais eficiente, sustentável e solidário“.
Além de possibilitar uma viagem mais econômica com segurança e praticidade, a Tripda busca oferecer uma alternativa de transporte sustentável e acessível para todos. O site registrou um crescimento surpreendente em apenas seis meses de operação, possibilitando a oferta de mais de 17 mil viagens para cerca de três mil rotas diferentes.
Como funciona?
A Tripda é uma comunidade confiável e amigável com enfoque social e ambiental. Ela se consolida em quatro pilares: econômico (compartilhar e reduzir custos com transporte), social (comunidade que conecta pessoa e gera vínculos de amizade), ambiental (menos veículos nas ruas, consumindo menos combustível) e cultural (estimular as pessoas a valorizarem alternativas como poupar, trocar, emprestar e compartilhar).
Para os passageiros, basta inserir o local de partida e chegada para visualizar as caronas disponíveis, que aparecerão ordenadas por datas. Para os motoristas, basta indicar seu trajeto, data e hora da viagem, bem como algumas informações extras (tamanho da bagagem, se aceita fazer desvios e tolerância de horário). No perfil dos usuários, também é possível ver o número de amigos que possui no Facebook. Os usuários podem escolher quais informações suas serão compartilhadas com seus companheiros de viagem.
Para otimizar o espaço do carro, o usuário pode estabelecer pontos de parada ao longo do trajeto, onde passageiros podem subir ou descer do veículo. Também é possível indicar qual é a flexibilidade para desviar um pouco de uma rota original para atender à necessidade de determinado passageiro. Esses aspectos aumentam a chance de obter passageiros durante a viagem, já que maximizam o alcance de destinos e ainda indicam a predisposição de quem oferece a carona a se adaptar às necessidades de outros usuários.
Antes de agendar sua viagem, o passageiro sabe o nível de conforto do carro, marca e modelo, além do espaço disponível para bagagens. Isso permite que o usuário selecione os motoristas, dentre as diversas opções existentes, de acordo com sua preferência de conforto.
Além disso, visando a preferência e privacidade de cada usuário, há a opção “Só para Elas”, representada por um ícone personalizado que filtra para que as caronas ocorram apenas entre mulheres motoristas e passageiras.