De acordo com o levantamento, 77% dos tomadores de decisão no setor planejam implementar arquiteturas multi nuvem nos próximos 12 meses
A Equinix, Inc. (NASDAQ: EQIX), empresa global de interconexão, data center e representada pela Alog no Brasil, divulga estudo sobre as tendências globais para as estratégias relacionadas à Tecnologia da Informação (TI) em 2015. Conduzida pela Dimensional Research, a pesquisa foi realizada com mais de 650 tomadores de decisão no setor de TI do Brasil, Austrália, Alemanha, Reino Unido, Cingapura e países da América do Norte. O levantamento revela que 77% dos executivos planejam implementar arquiteturas multi nuvem no próximo ano. Além disso, indica a busca por ambientes de colocation em data center em função da possibilidade de conexão direta com múltiplos fornecedores de nuvem – para maior segurança, confiabilidade e desempenho.
De acordo com Ihab Tarazi, CTO da Equinix, a velocidade com a qual as estratégias multi nuvem tornam-se cada vez mais comuns é o aspecto mais surpreendente deste estudo. “As organizações descobriram que o colocation oferece retorno de investimento significativo para a otimização de WAN e fica claro que a adoção deste modelo aumentará ainda mais este retorno”, completa.
De Uma Nuvem para Várias
Os entrevistados sinalizaram o interesse em utilizar diversas nuvens, geograficamente dispersas, no ano de 2015. 74% deles já preparam, inclusive, seus orçamentos para migrar para a chamada multi nuvem. Nos próximos 12 meses, aplicações de negócios como armazenamento/backup, disaster recovery e business inteligence (BI) deverão operar na nuvem e muitas destas serão direcionadas para fornecedores de colocation.
85% dos executivos apontaram a segurança como um dos maiores desafios das empresas em migrar para nuvem – desempenho e confiabilidade foram fatores mencionados na sequência. Boa parte dos entrevistados mencionou as conexões diretas para nuvem (aquelas que não passam pela internet pública) como as mais indicadas para contornar a questão da segurança.
Destaques
- Para este levantamento, foram entrevistados executivos de TI (44%), gerentes de TI (54%) e fornecedores deste segmento (2%);
- 91% das novas ofertas baseadas em nuvem serão utilizadas nas empresas onde os entrevistados trabalham;
- 45% dos novos aplicativos baseados na nuvem operarão em fornecedor externo de colocation;
- 87% afirmam que uma boa interconexão é necessária para atender os objetivos de desempenho em nuvem;
- 85% reforçam a importância de conexões diretas com provedores de nuvem – segurança é o principal atributo associada à este modelo;
- 74% dos executivos esperam ter orçamento expressivo para serviços de nuvem em 2015.
Sobre o Grupo Alog:
A Alog Data Centers do Brasil é uma das principais operadoras de serviços de data center do País. Atende mais de 1.500 clientes corporativos em seus quatro data centers – todos com certificação SAP Infrastructure Operations Services – nas cidades do RJ, SP e Tamboré. Combinados, eles somam 33 mil m² de área construída com capacidade para mais de 100 mil servidores.
A Alog é o único data center no Brasil com espaço disponível para grandes projetos de Colocation, Data Center Container e instalação de grandes antenas. Além disso, os projetos corporativos de alta complexidade de Hosting Gerenciado e cloud computing continuam como foco da Alog. A empresa é a única em seu segmento com dois sites certificados Tier III em diferentes estados e a primeira brasileira a obter o reconhecimento Cool Vendors pelo Gartner.
A Alog conta hoje com mais de 650 profissionais qualificados para prestação de serviços especializados, segue as orientações do ITIL, tem a certificação TIER III em dois de seus sites, os selos SSAE16 tipo II e ISAE3402 tipo II e qualidade assegurada por um sistema de gestão certificado pela ISO 9001:2008.
Em fevereiro de 2011, a Alog vendeu 90% de seu capital para a empresa norte-americana Equinix, Inc, fornecedora global de serviços de data centers, passando a ser uma Plataform EquinixSM Company. A fusão contou com a participação da Riverwood Capital, uma empresa de privaty equity global que investe em empresas de tecnologia. Em Julho de 2014, a Equinix concluiu a aquisição total da Alog ao comprar as partes da Riverwood Capital e dos outros acionistas minoritários em transação comercial de US$ 225 milhões.
A Equinix, Inc. (NASDAQ: EQIX) conecta mais de 4.500 companhias diretamente com seus clientes e parceiros ao redor do mundo através de uma plataforma global de data centers. Atualmente, os negócios alavancam a plataforma de interconexão da Equinix em 32 mercados estratégicos nas Américas, EMEA e Ásia-Pacífico. Saiba mais em: www.equinix.com
Esse press release contém declarações que envolvem riscos e incertezas. Resultados atuais podem variar das expectativas discutidas nestas declarações. Os fatores que podem causar essas diferenças incluem, mas não se limitam a: desafios de aquisição, operação e construção de centros IBX e desenvolvendo, homologando e entregando os serviços Equinix, custos inesperados ou dificuldades relacionadas à integração das companhias que nós adquirimos ou vamos adquirir; falha na obtenção de lucro significativo de clientes em data centers que foram construídos ou adquiridos recentemente; falha ao completar qualquer acordo financeiro contemplado de tempos em tempos; competição entre concorrentes existentes e novos; a habilidade de gerar fluxo de caixa suficiente ou então, obter fundos para cobrir novas ou grandes dívidas; a perda ou desistência de acordos de negócios com nossos principais clientes; e outros riscos descritos eventualmente pela Equinix na Securities and Exchange Commission. Para mais detalhes, consultar os relatórios trimestrais e anuais da Equinix na Securities and Exchange Commission, as cópias estão à disposição após a solicitação para a Equinix. A Equinix não assume qualquer responsabilidade de atualizar as declarações contidas nesse press release.
Equinix e IBX são marcas registradas da Equinix, Inc.
International Business Exchange é uma marca registrada da Equinix, Inc.