Home Mídia Corporativa Como fazer uma implementação bem sucedida de sistemas ERP nas empresas

Como fazer uma implementação bem sucedida de sistemas ERP nas empresas

por Agência Canal Veiculação

Especialista dá dicas para evitar erros e prolongar a vida útil do sistema nas instituições

 

Para implementar a solução adequada nas empresas é muito importante que a definição do que é um Enterprise Resource Planning (ERP) esteja muito clara na mente do empreendedor. Esse termo é designado a todo sistema integrado de gestão empresarial. São desenvolvidos softwares para atender as necessidades das diferentes áreas de uma empresa e essa ferramenta oferece aos gestores que a utilizam maior controle sobre as operações e planejamentos da instituição.

“Atualmente é cada vez mais essencial na administração das organizações, independente do tamanho ou atuação, o ERP, pois ele agiliza os processos e maximiza os resultados. Posso dizer que entre os principais benefícios estão a ampla visibilidade da empresa, a obtenção de dashboards e relatórios em tempo real, a padronização das informações internas, entre outras. Com isso, o gestor consegue eliminar as falhas na comunicação entre os setores da empresa e ter um melhor relacionamento com os seus clientes”, afirma Julio Sanguini, Gestor Regional da Globaltec, empresa especializada em sistemas ERP para a Construção Civil.

Segundo ele, alguns pontos devem ser avaliados quando a empresa pretende contratar esse tipo de serviço na instituição:

  • Pesquise e selecione as propostas: Coloque na ponta do lápis quais requisitos o ERP precisa ter para atendê-lo. Para ficar ainda mais fácil coloque esses quesitos em ordem de importância, destacando o que é indispensável, quais as funcionalidades que a ferramenta precisa ter sem as quais não funcionaria bem.
  • Implantação do sistema: É imprescindível que nessa hora exista a participação ativa das pessoas que representam a empresa, afinal você conhece e entende o seu negócio, enquanto o fornecedor entende as funcionalidades do sistema, ou seja, precisa existir uma troca para que as duas partes se completem.
  • Suporte: Deve-se pensar que o investimento com o ERP é uma parceria de longo prazo. O sistema deve acompanhar a evolução tecnológica e o crescimento da empresa, para que assim ele atenda as novas demandas. Se não existir isso, em pouco tempo o gestor terá de comprar outro sistema, pois este se tornará obsoleto.
  • Formação: É importante investir no treinamento da ferramenta antes de liberar o acesso para toda a empresa ou para os departamentos determinados.
  • Indicações: Peça a empresa contratante uma ou mais referências de clientes que utilizam o software e que são do mesmo segmento que a sua instituição, assim é possível fazer pesquisas com os representantes dessas empresas e verificar os pontos fortes do ERP, comparando os benefícios com a oferta apresentada pelo vendedor.

Sobre a Globaltec

Fundada em 1997, a Globaltec é uma empresa especializada em softwares de gestão para construtoras, incorporadoras e imobiliárias. Hoje, a empresa atende atualmente mais de 700 empresas de todo o país através de sua sede em Goiânia e por meio de escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Cuiabá.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações