Redesenho de processos e implementação de tecnologia contribuiu para reduzir custos e aumentar a eficiência da área
A Direcional Engenharia, uma das mais conceituadas construtoras e incorporadoras do mercado listada na BM&F Bovespa, contratou a TOTVS Consulting para estruturar a empresa conforme as exigências do Sped Social e redesenhar todos os processos relacionados à área de Recursos Humanos. O objetivo era atender à legislação do Governo Federal e, ao mesmo tempo, reduzir custos e ganhar eficiência.
Com sede em Belo Horizonte, a companhia possui mais de 14 mil funcionários distribuídos em doze estados do Brasil e em mais de 70 obras simultâneas. O número de colaboradores e a amplitude geográfica da Direcional Engenharia tornam a adequação ao eSocial ainda mais complexa, uma vez que a regulamentação exige que as empresas informem, com agilidade, todas as mudanças relacionadas ao RH, como contratação, demissão e realocação de profissionais.
Como as informações da construtora estão espalhadas pelo país, a companhia optou por implementar um sistema de comunicação mais eficiente entre as obras e a sede e adotou o Fluig, plataforma de gestão de documentos, processos e identidades da TOTVS. A ferramenta permite o fluxo eletrônico de documentos e workflows, gestão dos prazos de execução das atividades e entrada de dados automática no ERP da empresa, agilizando os processos e reduzindo os riscos de inconsistência de dados.
“Com ajuda da TOTVS Consulting, identificamos uma oportunidade de resultado melhor do que o esperado no início do projeto. A adequação ao eSocial, por meio da implementação do Fluig e o redesenho dos processos, vai transformar o RH em uma área mais estratégica, com procedimentos mais claros e padronizados”, afirma Alexandre Sena, gerente Administrativo e de RH da Direcional Engenharia.
Para aumentar a eficiência do RH, a Direcional optou por utilizar o modelo de prestação de serviços por meio de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC). “O modelo de CSC com a centralização das informações permite padronizar processos, confere assertividade aos dados e agilidade para a tomada de decisões”, afirma Charles Hagler, diretor de Desempenho Empresarial da TOTVS Consulting.
O encerramento do projeto está previsto para daqui a dois meses, no entanto, já é possível mensurar alguns resultados. Foram estabelecidos indicadores de desempenho dos processos e firmado um acordo de prestação de serviços às obras, permitindo melhor gestão dos resultados da área. A adoção do Fluig permitiu ainda simplificar o processo de comunicação entre as obras e a sede. Os funcionários podem enviar pedidos e formulários por meio do sistema, reduzindo o tempo de respostas às solicitações.
Além disso, inúmeros outros procedimentos passaram a ser realizados apenas uma única vez. “Passamos a processar o Vale Transporte de todos os funcionários na sede da empresa, independentemente de onde eles estiverem alocados. Essa mudança permitiu negociarmos com uma única companhia ao invés de trabalhar com inúmeros fornecedores espalhados pelo Brasil, reduzindo drasticamente o gasto com transporte”, exemplifica Sena.
“Estimamos que a redução de custo com as modificações compense, em poucos meses, o investimento realizado em consultoria e em sistema. Embora o projeto esteja previsto para ser finalizado apenas no início de agosto, já nos sentimos totalmente preparados para o eSocial, nossa maior preocupação”, finaliza Sena.
Sobre a TOTVS Consulting
A TOTVS Consulting é o braço de consultoria de negócios da TOTVS. Tem como objetivo trazer inovação e aumentar a eficiência da operação de seus clientes por meio de trabalhos que unem visão estratégica, processos, tecnologia e pessoas. Com conhecimento em diversas áreas de negócio, oferece soluções personalizadas para cada empresa, independente do setor ou porte. A TOTVS Consulting tem uma equipe de 400 consultores alocados em escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Macaé, Belo Horizonte, Recife, Buenos Aires e em inúmeros clientes em todo o Brasil e na América Latina.