Novos módulos focam na eficiência das áreas de contas a pagar e a receber das empresas
A NeoGrid, fornecedora de soluções para a gestão de processos na cadeia de suprimentos, acaba de lançar mais duas soluções financeiras: a primeira é a Conciliação de Cartões, que busca reduzir perdas decorrentes de transações por meio de cartões. Segundo Ricardo Gonçalves, diretor de Produtos e Marketing da NeoGrid, “em razão de problemas de telefonia e internet, as vendas efetuadas pelas empresas por meio de cartões podem não ser registradas nas operadoras. Poucas empresas dispõem de conciliação automatizada ou mesmo a busca automatizada de informações de vendas com as operadoras”.
As empresas costumam realizar uma conciliação interna, apenas com os dados que estão ‘dentro de casa’. Muitas validam manualmente cada um dos canhotos emitidos pelo terminal com o relatório de vendas. Com isso, as empresas demoram a identificar divergências e, como consequência, demoram a receber o dinheiro de uma venda efetuada. A nova solução ajuda a minimizar esse risco. Além de conciliar as vendas internas com as registradas nas operadoras de cartão, a solução também audita os contratos estabelecidos com as operadoras para assegurar que as taxas cobradas estejam de acordo com o contrato, e notifica os vencimentos dos contratos, evitando que as empresas passem a pagar tarifas diferentes das negociadas. A solução também integra as baixas das vendas no sistema de gestão do estabelecimento, garantindo desta forma que a entrada da receita e o pagamento das tarifas sejam registrados na data exata em que ocorreram junto à operadora, conforme exigências do SPED.
Já com a Solução de Pagamentos, a NeoGrid passa a atender uma grande demanda da área de Contas a Pagar das empresas, que é a aprovação de pagamentos de diversos bancos em um único acesso, com alçadas de aprovação, independentemente do local físico no qual o aprovador esteja. Estes pagamentos, após aprovação, são automaticamente disponibilizados para o registro no sistema da instituição financeira, sem necessidade de intervenção manual. “Com esta solução, miramos as empresas que acabam desenvolvendo internamenteworkflows de aprovação de pagamentos, visto que as soluções oferecidas pelos bancos, às vezes, não atendem ao fluxo estabelecido pelas empresas, ou ainda, a área financeira necessita acessar os sites de diversos bancos para estabelecer a aprovação dos pagamentos”, destaca Gonçalves.
As soluções de Pagamentos e Conciliação de Cartões, ambas inseridas em uma plataforma exclusiva para gerenciamento completo da cadeia de suprimentos no modelo cloud computing, servem para empresas de todos os tamanhos e segmentos. As novas ofertas integram a Suíte Financeira da NeoGrid, composta também pelas soluções Cobrança, Consolidador de Extratos, EDI e Publicação e Antecipação de Recebíveis e, juntas, devem gerar um crescimento de 33% no faturamento da empresa nesta linha de produtos.
Sobre a NeoGrid
Presente em mais de 60 países, a NeoGrid é uma empresa de software brasileira com atuação global, em constante crescimento e líder desde 2008 no mercado nacional de soluções para a gestão da cadeia de suprimentos – Supply Chain Management (SCM). A NeoGrid integra as redes de negócios de mais de 350 mil empresas de todo o mundo, incluindo nove das 10 marcas mais valiosas do mundo, segundo Interbrand 2013. Em uma plataforma exclusiva e completa, reúne soluções que sincronizam a cadeia de suprimentos: oferece soluções colaborativas de vendas e marketing, dando visibilidade à indústria de seus itens nos pontos de venda; soluções fiscais, financeiras e logísticas como CT-e, NF-e, EDI; soluções colaborativas que automatizam, padronizam e reduzem a complexidade do processo de compras (e-sourcing); e soluções para gestão inteligente do planejamento e reposição de estoques como S&OP, DRP, VMI e CPFR. A NeoGrid usa tecnologias inovadoras como Cloud Computing, Big Data, Mobile e Social Business e foi premiada pelo FINEP como uma das empresas mais inovadoras do país em 2012 e, novamente, em 2013.