Home Mídia Corporativa Dias 7/9 Maio: Conferência Internacional de Energias Inteligentes

Dias 7/9 Maio: Conferência Internacional de Energias Inteligentes

por Agência Canal Veiculação

Ex-secretário de Educação Ramiro Wahrhaftig media
painel sobre smart grids na conferência Smart Energy Paraná 2014

Cases de sucesso do Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais
serão apresentados

O projeto Fazenda Rio Grande será apresentado no painel Cases de Sucesso de Smart Grid no Brasil, durante a Conferência Internacional de Energias Inteligentes Smart Energy Paraná 2014, que ocorre de 7 a 9 de maio, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra, em Curitiba. O evento é promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Seti e O Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, com realização da Paraná Metrologia.

O projeto Fazenda Rio Grande faz parte do Paraná Smart Energy da Copel, desenvolvido em parceria com o Projeto Estratégico de P&D – Programa Brasileiro de Redes Inteligentes – da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. O painel com os casos de sucesso trará também soluções do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Fernando de Noronha e será moderado pelo consultor da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná – na área de energia e ex-secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Ramiro Wahrhaftig.

Na área energética, Wahrhaftig acredita que se fazem necessárias decisões políticas para que as energias e redes inteligentes se tornem realidade mais rapidamente. “É preciso ter decisões como a organização de forças tarefas, injeção de recursos, fomento de pesquisas e estímulo do setor que gerem pequenas empresas, indústrias e empregos”, afirma. Ele lembra que os smart grids também podem ser utilizados com as energias renováveis, “que podem complementar e otimizar o abastecimento de energia elétrica que passa por uma crise que não é apenas nacional, mas mundial”.

Os smart grids são sistemas informatizados e automatizados que permitem integração e melhor desempenho dos processos de distribuição de energia. Com eles é possível, por exemplo, detectar e reparar automaticamente falhas na rede elétrica e medir com precisão o consumo de energia não somente de cada imóvel, mas de cada aparelho utilizado e os horários em que aquele consumidor mais gasta energia, o que facilitará cobranças de tarifas flexíveis.

A conferência e inscrições

Ramiro Wahrhaftig, que ainda na década de 1980 presidiu a Associação Brasileira de Energia Solar, acredita na grande importância da conferência Smart Energy Paraná da qual, iniciou a proposta em 2011. “O objetivo era apresentarmos uma cadeia produtiva de geração e uso distribuído de energia, idealizada pela Secretaria de Planejamento e Coordenação do Estado e baseado na tripla hélice: setor produtivo, academia e governo”, conta. “A conferência reúne os representantes dessa hélice e estimula a quebra de paradigmas e as mudanças de combustíveis fósseis para energias renováveis.”

SERVIÇO: A Conferência Internacional de Energias Inteligentes acontece entre os dias 7 e 9 de maio, das 9h às 18h, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra – Avenida Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico. Mais informações pelo telefone (41) 3271-7567, pelo e-mail [email protected], pelo site www.smartenergy.org.br ou pela página do facebook: facebook.com/smartenergyparana

 

Sobre a Paraná Metrologia

A Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios, a Paraná Metrologia é uma organização tecnológica, que visa à difusão da tecnologia industrial, com destaque para a metrologia. Congrega diversas entidades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e laboratórios, com a intenção de promover a infraestrutura tecnológica e de apoio às empresas localizadas no Estado.

 

Conferência Internacional de Energias Inteligentes

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações