Solução eletrônica está em vias de se tornar obrigatória no País
A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que começou a ser implantada no Brasil em 2007, passará a ser obrigatória também no Peru. O vizinho sul-americano está buscando o know how e a expertise brasileiras nessa área, tanto no setor público quanto privado, para implantar a NF-e.
A NeoGrid, maior fornecedora da solução no Brasil, foi escolhida como uma das parceiras estratégicas do Peru nesse projeto e já participa da instalação da ferramenta junto à gigante de cosméticos peruana, a Belcorp. Terceira maior empresa de venda direta de cosméticos da América Latina, a empresa já atua no Brasil e em mais 13 países, além dos Estados Unidos. Também integram a lista de clientes da NeoGrid no Peru a Euromotors (representante oficial das marcas Volkswagen, Porsche, Seat e Audi), Quimica Suiza (indústria de produtos farmacêuticos), Linio (rede de varejo) e Evol.
Segundo o diretor de vendas da NeoGrid, Bruno Teixeira, a empresa quer atender a um terço das maiores indústrias do Peru com essa solução fiscal. A iniciativa faz parte de um projeto que está sendo implantado em cinco empresas selecionadas pelas autoridades fazendárias peruanas para a implantação inicial da NF-e. O período piloto segue, também, o exemplo do Brasil. Em 2006, 12 empresas brasileiras se voluntariaram para instalar e adequar a NF-e em suas rotinas de produção e trabalho.
Desde 2012, a NeoGrid já tem acordo assinado com a Core, multinacional com expertise no setor, com intuito de conhecer melhor o mercado peruano. Para Teixeira, a expertise da NeoGrid será uma importante contribuição para o segmento. “Nós conhecemos muito bem este mercado e pretendemos somar esse conhecimento à formação do modelo de nota fiscal eletrônica que se pretende no Peru”, afirma.
Aqui no Brasil, com as novas exigências da legislação fiscal que entram em vigor ainda este ano, a NeoGrid criou a solução fiscal 2.0. Ela deve facilitar o trabalho das empresas aumentando a receita ao mesmo tempo em que amplia a produtividade, aplicando-se tanto ao Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e 2.0) quanto à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e 3.10).
A Neogrid está sediada em Joinville e tem atualmente 600 funcionários. No Brasil, possui unidades em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro e clientes em todo o País. É uma multinacional brasileira que atua globalmente e tem escritórios na Ásia, Europa e América do Norte.
Sobre a NeoGrid
Presente em mais de 60 países, a NeoGrid é uma empresa de software brasileira com atuação global, em constante crescimento e líder desde 2008 no mercado nacional de soluções para a gestão da cadeia de suprimentos – Supply Chain Management (SCM). A NeoGrid integra as redes de negócios de mais de 300 mil empresas de todo o mundo, incluindo nove das 10 marcas mais valiosas do mundo, segundo Interbrand 2013. Em uma plataforma exclusiva e completa, reúne soluções que sincronizam a cadeia de suprimentos: oferece soluções colaborativas de vendas e marketing, dando visibilidade à indústria de seus itens nos pontos de venda; soluções fiscais, financeiras e logísticas como CT-e, NF-e, EDI; soluções colaborativas que automatizam, padronizam e reduzem a complexidade do processo de compras (e-sourcing); e soluções para gestão inteligente do planejamento e reposição de estoques como S&OP, DRP, VMI e CPFR. A NeoGrid usa tecnologias inovadoras como Cloud Computing, Big Data, Mobile e Social Business e foi premiada pelo FINEP como uma das empresas mais inovadoras do país em 2012 e, novamente, em 2013.