Homens são os principais compradores de passagens aéreas e hotéis via aplicativos de smartphones
Maior agência de viagens da América Latina, a Decolar.com realizou recentemente uma pesquisa com 1.341 consumidores da região, que já efetuaram alguma compra de passagem aérea ou hotel a partir de um smartphone por meio de seus aplicativos mobile. Dentro deste universo, 64% dos m-consumidores são homens, ou seja, dois de cada três clientes que já adotam os apps são do sexo masculino.
Entre os compradores de hotéis este índice fica ainda maior: 74%. Já em passagens aéreas, os homens respondem por 58% das vendas realizadas via smartphones.
Considerando ambos os sexos, a pesquisa da Decolar.com revela ainda que 61% dos m-consumidores de viagens têm entre 25 e 40 anos. Oito de cada dez deles viajam algumas vezes durante um mesmo ano: 53% dos pesquisados realizam de duas a cinco viagens anuais. Quando a compra é feita por meio de aplicativos para smartphones, 75% dos voos e 53% das hospedagens escolhidas são para destinos domésticos – percentuais mais elevados que os registrados nas transações via site.
No caso dos usuários brasileiros, esses índices são ainda maiores que a média regional: 89% para passagens e 56% para hotéis dentro do próprio país.
De acordo com a inédita pesquisa da Decolar.com, enquanto a maioria dos e-consumidores (40%) de passagens aéreas realizam suas compras via site com mais de um mês de antecedência, a maioria dos m-consumidores (38%) antecipam a aquisição de seus bilhetes durante a própria semana do voo. No caso da hospedagem, 42% dos m-consumidores efetuam suas reservas para a mesma noite ou, no máximo, para o dia seguinte, contrastando com os 41% dos e-consumidores que antecipam essa compra em mais de um mês.
Vale lembrar que, só no Brasil, os aplicativos da Decolar.com estão presentes em mais de 1,75 milhão de smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. De acordo com Alípio Camanzano, diretor da agência, “em menos de um ano, os apps já apresentam excelentes resultados, gerando um volume de negócios equivalente ao faturamento de uma micro ou pequena empresa”.
Por meio dos aplicativos para smartphones e tablets da Decolar.com, os clientes da agência podem comprar passagens aéreas e hospedagens nacionais e internacionais e utilizar outros serviços, entre eles, Meu Decolar (área reservada aos clientes acompanharem o status de seus voos e outros detalhes relacionados às suas compras), ofertas válidas para o dia e conversores de moeda e unidades (temperatura e velocidade). Além do app Decolar.com, a empresa também desenvolveu 36 aplicativos com guias de viagens, entre eles sobre Miami, Orlando, São Paulo, Las Vegas, Buenos Aires, Nova York, Montevidéu, Paris, Foz do Iguaçu, Bogotá, Madri, México e Puerto Iguazu. Todos apresentam informações sobre o destino, traslados do aeroporto, meios de transporte para locomoção na cidade, tipo de tomada adotada na região, clima, dicas sobre o que fazer na cidade (com mapa) e sugestões de hotéis (com mapa).
Com investimentos e inovações importantes, a agência é responsável por apresentar ao mercado e aos consumidores uma nova maneira de planejar e comprar suas férias e viagens. Um dos diferenciais introduzidos pela empresa foi o poder dado ao viajante de montar seu próprio pacote, combinado as opções de voo e hospedagem mais adequadas ao seu próprio perfil de consumo. Associando os melhores preços com o pagamento em parcelas, a agência possibilita o acesso ao turismo pelas mais variadas classes sociais. E por meio das recomendações ou críticas dos usuários, o site classifica os hotéis disponíveis de acordo com a opinião dos próprios hóspedes. Dessa forma, a Decolar.com busca melhorar sempre a experiência de compra entre clientes e fornecedores, ressaltando ainda os benefícios que a tecnologia pode trazer para o turismo.