A Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan – SITEL), ligada à Diretoria Técnica da CORSAN e responsável por gerenciar e executar a prestação de serviços de tratamento de resíduos (líquidos e sólidos) industriais, adotou a plataforma SoftExpert Excellence Suite (SE Suite) – solução corporativa para a gestão integrada da excelência e conformidade empresarial -, para atender aos requisitos da ISO 14001 – norma internacional que especifica um processo para controlar e melhorar o desempenho ambiental de uma organização.
O SE Suite é utilizado por 74 usuários: 69 na SITEL Pólo Petroquímico do Sul e 5 na CETEL ? General Motors Brasil, em Gravataí. Os colaboradores estão distribuídos nas seguintes áreas de gestão: manutenção, operacional, gerenciamento de resíduos, laboratório de análises, administrativo e superintendência.
?Estou gostando muito de utilizar o SE Suite, pois facilita a gestão do sistema permitindo que o mesmo seja implementado e controlado de forma eficiente, com redução da burocracia, do gasto de papel, da ocorrência dos erros, dos retrabalhos, das não conformidades, e até mesmo redução do nível de stress entre os colaboradores?, conta Ivan Lautert Oliveira, chefe CETEL/SITEL/CORSAN.
A responsável pelo Sistema de Gerenciamento da Sustentabilidade (SGS) ? SITEL/CORSAN, Selene Pergher, conta que a Corsan – SITEL tem hoje 100% de aspectos ambientais avaliados e relacionados aos seus devidos controles por meio do SE Suite. A solução proporcionou também melhorias na padronização dos processos e procedimentos desenvolvidos na Superintendência SITEL, além de melhor controle nos cumprimento de prazos para a execução de ações.
Dentre os diferenciais da ferramenta da SoftExpert, Selene destaca o alinhamento e a integração entre os módulos, o fácil acesso para todos os colaboradores, e a facilidade e produtividade na gestão da conformidade.
?O SE Suite é uma ferramenta de fundamental importância, onde estão centralizadas todas as informações referentes ao sistema de gestão ambiental da SITEL?, afirma Selene, que destaca também a facilidade de acesso às informações referentes à gestão de todas as áreas da Superintendência SITEL para todos os colaboradores, respeitando a confiabilidade dos registros.
Como próximos passos, a Corsan – SITEL visualiza a possibilidade de aumento do número de licenças, além do desenvolvimento e utilização de novos módulos que compõem o SE Suite.
Sobre a CORSAN ? SITEL
A Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan – SITEL) é ligada à Diretoria Técnica da CORSAN e é responsável por gerenciar e executar a prestação de serviços de tratamento de resíduos (líquidos e sólidos) industriais, utilizando a infraestrutura implantada nos sistemas localizados no Pólo Petroquímico do Sul e no Complexo Industrial da General Motors do Brasil.
Para garantir qualidade na prestação de serviços, sua gestão possui certificação ISO 14001 (gestão ambiental) e reconhecimentos nos Programas de Qualidade do PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) e do PNQS (Programa Nacional de Qualidade em Saneamento).
Suas unidades operacionais possuem equipamentos automatizados e controlados por sistemas supervisórios, buscando confiabilidade operacional.
Sobre a SoftExpert
A SoftExpert é a empresa líder de mercado em soluções para a excelência na gestão, fornecendo softwares e serviços para o aprimoramento de processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.
Fundada em 1995 e contando atualmente com mais de 2 mil clientes e 300 mil usuários ao redor do mundo, as soluções da SoftExpert são utilizadas por empresas dos mais variados portes e ramos de atuação, incluindo manufatura, governo, farmacêutico, hospitais e laboratórios, serviços financeiros, alta tecnologia e TI, educação, energia e utilidade pública, logística, varejo, serviços, dentre outros.
Em conjunto com a sua rede de parceiros nacionais e internacionais, a SoftExpert oferece serviços de implantação, treinamento, hospedagem, validação, suporte e assistência técnica, com o intuito de assegurar que seus clientes obtenham sempre o máximo de retorno sobre seus investimentos.