CAIXA implanta sua nova plataforma de agência
Baseado na solução SERVCore®, o SISAG ? Sistema de Automação de Produtos e
Serviços Bancários de Agência — foi desenvolvido pela fábrica de software da Diebold Brasil;
com nova plataforma, banco conquista independência tecnológica
São Paulo, 19 de novembro de 2013 – A Caixa Econômica Federal iniciou a implantação de sua nova plataforma de agência, o SISAG — Sistema de Automação de Produtos e Serviços Bancários de Agência — em mais de 3800 unidades próprias. O novo sistema será utilizado por todos os funcionários que estão envolvidos diretamente com o atendimento ao público, de gerentes aos caixas e funcionários de retaguarda. Além de uma navegação fácil e arquitetura de última geração, com o novo sistema a CAIXA promoveu sua independência tecnológica e possui agora uma solução atualizada e com gestão centralizada.
Acesse a página NET Internet e conheça a internet de 2 a 240 mega da NET. Assista seus filmes e séries ou jogue online com uma conexão estável e confiável!
Desenvolvido pela Diebold, o SISAG já foi implantado até agora em mais de 2.300 agências, e a previsão é que até o final de 2013 esteja em todos os pontos de atendimento da CAIXA. De acordo com João Abud Junior, presidente da Diebold Brasil, o SISAG atenderá com grande eficiência às novas demandas do mercado bancário e financeiro. ?Trata-se de um projeto grandioso iniciado há cerca de quatro anos, quando a instituição decidiu migrar seus sistemas principais para a plataforma aberta?, disse Abud. O SISAG chega para substituir uma arquitetura proprietária com alto TCO (Total Cost of Ownership), pois exigia do banco uma despesa mensal com pagamento de licenças de software.
O executivo explica que todo o desenvolvimento foi gerenciado pela CAIXA e envolveu um time de cerca de 80 pessoas dedicadas em tempo integral. ?Estamos orgulhosos em finalizar esse projeto que apresentou alguns desafios, mas que foram superados graças à expertise de uma equipe bastante acostumada à realidade do segmento bancário?, comemorou.
O SISAG foi objeto de uma licitação vencida pela Diebold em 2008; desde então a empresa esteve trabalhando no projeto que permaneceu por mais de um ano em ?piloto?. A nova plataforma foi desenvolvida em linguagem Java e código aberto. É aderente aos princípios de uma arquitetura orientada a serviços financeiros e está preparada para suportar o crescimento do banco.
?A grande vantagem do SISAG é que possui independência de plataformas, seja de hardware ou software, como sistemas operacionais, servidores de aplicação e sistemas de gerenciamento de bancos de dados?, detalhou Marco Aurélio Rodrigues, gerente de Suporte e Serviços Profissionais da Diebold Brasil. Ele informa ainda que agora o banco possui autonomia em relação a todos os códigos-fontes do sistema e que toda sua arquitetura, componentes e casos de uso foram previamente aprovados pelas áreas de tecnologia da instituição.
A CAIXA, que completou 152 anos em janeiro passado, é o segundo maior banco público do Brasil. Com cerca de 75 milhões de correntistas é o principal agente financeiro das políticas públicas do Governo Federal, estando à frente dos mais importantes programas, como Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Programa Bolsa Família. Já presente em todos os municípios do Brasil, a rede CAIXA é composta, hoje, por 3.864 unidades próprias (479 com Penhor), sendo 3.188 agências, 676 postos de atendimento e 18 unidades móveis, além de 12.675 casas lotéricas, 22.239 correspondentes CAIXA Aqui e 6.708 pontos de autoatendimento, com 27.719 equipamentos.
1 comentário
eu gostei muito