Opus Design é a responsável pela arquitetura da MGo da Muffato a maior loja autônoma do mundo
É um desafio montar uma loja como o MGo do Grupo Muffato, a maior loja autônoma no mundo com sistema computacional e inteligência artificial. Isso porque é preciso incluir os muitos componentes tecnológicos, eletrônicos, cabeamentos, fios que não podem aparecer e ao mesmo tempo, usar gôndolas e pisos que não atrapalhem a comunicação da rede na hora da compra. Foram instalados 3.900 sensores e 500 câmeras em todo o mercado.
Além de toda inovação, o Grupo Muffato se preocupou com a humanização das lojas, trazendo conforto e aconchego aos consumidores
Para se ter uma ideia, a Opus Design, escritório de arquitetura e design, responsável pelo projeto, levou oito meses para concluir a obra. “Foi um trabalho compartilhado com a Sensei (a primeira empresa a instalar a tecnologia de loja autônoma na Europa) para definirmos o tipo de material que poderíamos utilizar para que todo o processo não tivesse atrito na hora da compra. Um dos exemplos foi a questão das gôndolas, que não poderiam ser muito altas para que os leitores pudessem captar as informações”, explica Kátia Bello, fundadora da Opus. Além disso, segundo a arquiteta, o piso foi elevado para esconder todo o cabeamento, o que não é comum numa loja de varejo. O recurso de utilizar madeira foi também incluído para trazer mais conforto ao ambiente, pois muitas vezes, só trazer a tecnologia, pode evocar um sentimento de frieza.
Confira no vídeo
A loja, com 290 metros quadrados do Grupo Muffato, foi projetada pela Opus Design, que é o primeiro escritório no Brasil a adequar arquitetura à tecnologia de loja autônoma embarcada
“A arquitetura foi pensada em todos os momentos do cliente: desde a sua primeira interação com a fachada (que acompanha o cliente de fora para dentro e pode ter informações trocadas instantaneamente); o acolhimento no hall de entrada e todo fluxo, projetado para ter uma boa experiência de compra. É um projeto bem complexo e inovador”, afirma Kátia.
Conforto e comodidades
Dentro dos 290 metros quadrados, o hall de entrada foi projetado para dar conforto e ser um local onde o cliente pode comer, beber e baixar o aplicativo para fazer as suas compras. Todo mobiliário, teto e painéis foram projetados para que a infraestrutura da tecnologia pudesse funcionar de forma adequada. A comunicação visual foi também otimizada para facilitar a leitura, explicando o processo para trazer rapidez ao processo de compra.
Sobre o Grupo
O Grupo Muffato – empresa com sólida carreira no varejo nacional, quase 50 anos de experiência e 19 mil colaboradores. é a sexta empresa no ranking nacional do segmento, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e ainda atua com expertise em:
Atacarejo, centros de distribuição, indústria de alimentos, canais de comunicação e postos de combustíveis. Presente no Paraná e em São Paulo, com produtos e serviços de alto padrão, aliado a tecnologias de última geração para melhor atender o cliente: autocaixa, shop&go, delivery, click&collect, banco digital (MuPay), clube de benefícios e vantagens (Clubefato), cartão de crédito (Crediffato), Muffato Assistente de Inteligência Artificial (Maia) e muito mais!