Home Artigos Franquia solar no Brasil atrai empreendedores com modelos de franquias lucrativas

Franquia solar no Brasil atrai empreendedores com modelos de franquias lucrativas

por Paulo Fernandes Maciel

Energia: franquia solar no Brasil atrai empreendedores com modelos de franquias lucrativas

O mercado de energia solar tem atraído cada vez mais empreendedores brasileiros através do investimento em franquias e claro na modalidade de franquia solar. Esse modelo permite entrada com baixo investimento em um setor aquecido e com alto potencial de lucratividade. 

A área de energia solar tem registrado crescimento exponencial no Brasil nos últimos anos. Atualmente, o País conta com mais de 1,5 milhão de consumidores que se beneficiam da instalação de placas fotovoltaicas em telhados de residências e comércios.

Esse número cresce ano a ano: em 2019, foram 150 mil novos clientes; em 2020, 285 mil. No ano passado, foram mais de 500 mil, número que já foi superado em 2022. A perspectiva é de mais avanço nos próximos anos, diante da combinação de redução de custos de equipamentos, mais opções de financiamento e do encarecimento constante da conta de luz.

franquia solar

Além disso, o potencial é enorme, já que o Brasil conta com quase 90 milhões de unidades consumidoras de energia. Ou seja, a energia solar ainda tem penetração de pouco mais de 1% do mercado total. 

Esse cenário tem atraído muitos profissionais em busca de emprego e renda. Porém, atuar nessa área pode ser bastante desafiador em razão da complexidade técnica, além da própria dificuldade de tocar um negócio próprio. 

Franquia solar tem boa presença no PIB

Uma forma de reduzir riscos e se associar a uma marca mais forte é o modelo de franquia solar. Considerada uma opção mais acessível para quem deseja abrir o próprio negócio, o setor de franquias representa 2,7% do PIB do Brasil e emprega mais de 1,4 milhões de pessoas no País em diversos segmentos de atuação, incluindo moda, educação, alimentação e outros produtos e serviços.

Porém, o valor do investimento inicial e a falta de experiência como gestor representam duas importantes dificuldades para os interessados, especialmente em relação às grandes marcas.  

Isso faz com que muitas pessoas procurem o formato de microfranquia, que nada mais é que uma franquia mais barata , com gestão mais simples e um suporte mais presente da franqueadora.

Em muitos casos, a microfranquia funcionado no formato home based, que não exige a existência de um ponto comercial, reduzindo custos e o tempo de espera para a abertura do negócio.

Nesse modelo, não é exigido do franqueado experiência prévia no setor solar, mas uma atuação com foco mais comercial, cuidando da prospecção de clientes e da gestão comercial do negócio. A parte de engenharia, logística e instalação são de responsabilidade da franqueadora.

Portal Solar

Um exemplo é o modelo de microfranquia do Portal Solar. Com atuação home based, o empreendedor garante custos operacionais menores em relação a outras franquias, ao mesmo tempo que recebe todo o suporte da marca mais conhecida do setor de franquia solar no mercado brasileiro.

Diante do forte crescimento do mercado de energia solar e das vantagens do modelo de microfranquia, fica claro que uma franquia barata de energia solar é uma aposta certeira, com possibilidade de baixo investimento e alto retorno.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações