Uma loja virtual descomplicada é a tendência; veja como conseguir
O notável desenvolvimento da Internet está nos impulsionando a trazer mais e mais atividades online: nossas relações sociais, nosso entretenimento e até nosso trabalho, talvez quando vendemos algo em nossa loja virtual.
E os sistemas para gerenciar todas essas atividades se tornaram, felizmente, mais simples ao longo dos anos. Assim, hoje em dia, torna-se fácil para todos lançar algo que ontem poderia ter sido uma verdadeira dor de cabeça como uma loja online bem-sucedida
O mundo do e-commerce
Se algo tem crescido nos últimos anos, é o comércio eletrônico. Segundo a consultoria Neotrust, foram registradas no Brasil 78,5 milhões de compras pela internet no primeiro trimestre de 2021, o que constitui um aumento de 57,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
É por isso que é hora de implementar uma transformação digital rapidamente, seja você um negócio operando no mercado tradicional ou procurando iniciar um. E como dissemos, a boa notícia é que hoje é muito mais fácil do que costumava ser.
Sistemas de loja virtual disponíveis hoje
Era uma vez, tudo o que estava na internet tinha que ser codificado à mão – basicamente, escrever código que dizia aos navegadores para criar elementos. E conectar links e processadores de pagamento para permitir que as compras fossem feitas a partir destas páginas era horrivelmente complicado.
Hoje em dia, embora os sistemas tenham dado grandes passos, a criação do comércio eletrônico ainda não está precisamente ao alcance de todos. Há, porém, uma ótima maneira de fazê-lo: usar um portal integrado, que permite que você se concentre em um único sistema que gerencia o site, hospedagem, e-mail, até mesmo a integração com as partes mais desafiadoras, ou seja, a conexão com o armazém, por um lado, e com os processadores de pagamento, por outro.
E estes sistemas, dos quais a Wix é um dos mais conhecidos do mundo, oferecem um serviço de suporte integrado para pedir assistência em caso de necessidade, que então se encarregará de resolver qualquer problema de configuração que você tenha com o site e, além disso, uma série de modelos de site prontos para serem carregados e personalizados imediatamente para ter uma loja online pronta em poucas horas, e não em várias semanas!
Mas como criar um sistema de comércio eletrônico?
Abaixo você encontrará algumas dicas que lhe permitirão começar com o pé direito em seu e-commerce. Então, você está pronto para conquistar o mundo das vendas on-line?
1 – Decida seu produto e seu público
Esta é uma parte essencial da abertura de sua loja! E requer um pequeno estudo sobre a possível clientela e seus concorrentes. Portanto, fique em frente ao computador e procure outros vendedores especializados no ramo que você deseja operar em sua área de referência. Uma vez encontrado, examine o que eles vendem e quais preços e condições eles aplicam: provavelmente isto lhe dará ideias sobre como montar seu negócio e o que precisa oferecer a seus clientes.
Se possível, procure nichos de produtos inexplorados e siga as últimas tendências: se algo está sendo discutido persistentemente na internet, explore se você pode trabalhar com ele!
2 – Considere se o dropshipping é possível
Entregar significa vender produtos que não estão fisicamente disponíveis em sua loja ou armazém, mas que são enviados por outros – e seu negócio de comércio eletrônico funciona, de certa forma, como um distribuidor, apenas fazendo o marketing.
Dirigir um negócio de dropshipping não é uma tarefa fácil. Requer muita preparação e uma seleção meticulosa de fornecedores, porque você será o responsável aos olhos dos clientes. Mas lembre-se que um excelente sistema de dropshipping permite que você ganhe muito dinheiro sem ter problemas com gerenciamento de estoque, armazém e expedição. Nada mal de todo!
3 – Criar uma marca forte
Uma boa marca se vende por si mesma porque comunica beleza, confiabilidade e solidez. É por isso que sugerimos que você cuide do aspecto visual de seu comércio eletrônico. Crie um logotipo profissional, crie imagens bonitas e convidativas de seus produtos e construa uma experiência inesquecível para seu público com textos bem redigidos e conteúdo interessante.
Lembre-se, nunca há uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão!
4 – Trabalhar no marketing digital da loja virtual
O marketing digital é o melhor amigo de sua empresa. Crie perfis em diferentes veículos de mídia social para seu negócio de eCommerce e comece a postar conteúdo interessante para que as pessoas percebam o que você está fazendo. Prepare uma programação editorial detalhada, e mantenha-se fiel a ela, para que seu público receba as notícias, ofertas e muito mais regularmente.
Eles precisam se lembrar de você e do que você faz!
Em resumo
Haveria ainda muitos tópicos a serem cobertos, mas estas quatro dicas devem ajudá-lo a dar seus primeiros passos neste novo mundo.
Acima de tudo, revelamos um antigo ditado chinês que o ajudará: se você não consegue sorrir, não abra uma loja. Portanto, lembre-se sempre de fazer sua comunicação com os clientes se envolver: eles voltarão se você puder fazer isso.