Home Artigos Realidade Virtual a tendência do futuro

Realidade Virtual a tendência do futuro

por Paulo Fernandes Maciel

Entendendo a Realidade Virtual a tendência do futuro

Por outro lado, pode ser que você ainda não saiba exatamente como a realidade virtual a tendência ou essa tendência vem se mostrando consolidada para os próximos anos e até quais são os impactos positivos que pode garantir ao ser humano em diversos aspectos.

Então, é chegada a hora de ter as respostas sobre o tema que vão trazer uma nova e melhorada perspectiva.

O que é realidade Virtual?

mente saudável

A realidade virtual faz parte dos avanços tecnológicos que trouxeram um novo mundo de possibilidades. Desde a vivência de experiências incríveis até mais formas de produção e formato.

Dos anos 30 até os dias de hoje, o termo já foi usado de diferentes maneiras, se tornando algo mais “sólido” a partir da criação e desenvolvimento da internet como a conhecemos hoje.

Dessa forma, é possível definir essa realidade como um ambiente totalmente virtual onde você pode atuar como se estivesse presente naquele espaço.

Entretanto, tudo acontece através de sistemas computacionais.

A ideia principal dessa tecnologia é permitir que os usuários consigam experimentar efeitos sonoros e visuais que garantam a imersão naquele ambiente.

Portanto, você passa a viver aquela realidade.

Esteja você jogando um game, comprando roupas online ou conhecendo um lugar.

O ponto alto dessas experiências foi o desenvolvimento de displays que permitissem essa imersão no mundo virtual.

realidade virtual a tendência

Como os headsets e os óculos especiais.

Esses aparatos servem como ponte para que você, o usuário, consiga fazer parte dessa realidade virtual, se conectando com tudo o que pode vivenciar ali.

Como a realidade virtual a tendência pode melhorar nossas vidas?

Muitas vezes, quando o assunto é tecnologia e, principalmente, as grandes mudanças que ocorreram nos últimos anos, as dúvidas sobre o tema podem gerar uma sensação equivocada.

Uma sensação impulsionada pelas grandes produções de cinema.

Pensando nesse mundo de ficção, você pode ver a realidade virtual apenas sob a perspectiva de carros que voam, viver unicamente no mundo digital ou mesmo o teletransporte. Algo idealizado pelos desenhos.

A realidade virtual é um dos assuntos em alta que promete revolucionar o mundo bem como a forma que as coisas funcionam.

Mas calma: esse é um mundo mais palpável e presente no seu dia-a-dia do que você pode imaginar.

Sendo assim, conheça um pouco mais da realidade virtual em diferentes nichos de assunto ou setores mundiais.

Indústria

realidade virtual a tendência

A indústria tem muito a ganhar com a realidade virtual em diversos aspectos.

Entre eles, podemos destacar a Ford, que já tem a possibilidade de emergir clientes interessados em uma experiência de teste de veículos.

Isso permite que a indústria tenha uma ideia de como as vendas vão acontecer, como atrair o cliente e até mesmo como ele e o produto se comportam.

Mas está muito além disso.

Diversas indústrias vêm realizando e configurando aparelhos para fazer parte desse novo mundo, desde simuladores até a configuração de sistemas.

Na indústria automobilística, essa pode ser uma oportunidade de reduzir acidentes, entender como as pessoas se comportam e desenvolver novos meios de contato.

Em outras, mais benefícios podem ser garantidos através da melhoria de sistemas, compreensão do cliente e até as nuances e perfis de usuários.

Medicina e realidade virtual

A Medicina é um campo que precisa de atualizações constantes e as tecnologias podem ajudar muito nessa busca

Dessa forma, essa realidade pode ser aplicada de diversas maneiras, para simular experiências, trazer compreensões mais amplas e estreitar laços entre médico e paciente.

Na psiquiatria, por exemplo, a realidade virtual traz uma nova área de terapia comportamental onde é possível controlar o ambiente de exposição.

Principalmente para a dessensibilização de traumas e fobias.

Além disso, as cirurgias tem ganhado muito com essa ampliação de conhecimento; reduzindo o tempo dos pacientes em mesa sem comprometer a qualidade do procedimento.

Realidade virtual a tendência na educação

A educação é um dos campos estudados desde o início dos séculos, com escolas que passaram por diversos modelos, tanto as mais tradicionais até as mais alternativas.

Seja como for, o método de ensino e a qualidade de aprendizado são temas comuns em discussões.

A partir disso, a realidade virtual entra nas salas de aula para melhorar o aprendizado através da experiência.

Em síntese, promove beneficiar a educação por tornar todo o processo do aluno mais concreto, simples e interativo.

Além disso, como os alunos fazem parte desse novo mundo; além de usar tecnologias novas e que fazem parte da rotina natural deles é essencial para gerar mais interesse e desenvolvimento.

Indo além das salas de aula básicas, cursos e universidades tem muito a ganhar com esse novo meio, principalmente para a área prática das aulas.

Entretenimento

A realidade virtual no entretenimento é uma das aplicações mais conhecidas atualmente.

Isso porque, já é uma realidade mais comum e usável.

Imagine, por exemplo, a quantidade de jogos disponíveis e a experiência que você consegue viver apenas com um fone de ouvidos e óculos.

Agora, já existem núcleos de jogos que simulam espaços, onde você consegue andar; até carregar peças que imitam armas (e que funcionam no meio virtual) ou até mesmo visitar lugares incríveis sem sair do sofá, como os shows do Cirque du Soleil.

Mais importante que isso, diversas indústrias já trabalham com o VR e até montanhas-russas com uso de óculos de realidade aumentada, como o Six Flags.

Propaganda e Marketing com realidade virtual

Sempre que o assunto é uma nova tecnologia, a propaganda e marketing estão entre os percursores de tal processo no mundo.

Afinal, essa é uma das “coisas” mais próximas do público, que está sendo sempre exposto a alguma publicidade.

Neste aspecto, a propaganda e marketing usam a realidade virtual para levar o consumidor a ter a melhor experiência com aquela marca/produto/empresa.

Dessa forma, não se trata apenas de mostrar alguma coisa, mas de gerar uma sensação, desejo ou mesmo compreensão.

Como a Merrell, onde você pode testar tênis da marca em locais de montanhas apenas com óculos especiais.

Outras grandes marcas já aderiram a isso, sendo algo que revoluciona o mercado e muda a perspectiva do cliente.

Enfim, praticamente todas as áreas tem muito a ganhar com a realidade virtual; e você pode se beneficiar aderindo a este novo mundo e aproveitando ao máximo a experiências.

Mas, se ainda ficou com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui embaixo e conferir os demais posts da página.

Se preferir, compartilhe a sua experiência com nossos leitores. Até a próxima!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações