Grandes Marcas constroem skills na Alexa para melhor aproximar de seus clientes
Bradesco, Cinemark, Itaú, iFood, Lego, Nestlé, Latam, Uber, Unilever, essas são só algumas das muitas empresas que já se aliaram à inteligência artificial inserindo skills na Alexa da Amazon
É inegável o quanto a tecnologia é utilizada para facilitar o dia a dia das pessoas. Não só em prol da economia de tempo, mas os comandos por voz também se tornaram grandes aliados de pessoas com deficiência, seja motora, visual, cognitiva ou intelectual, possibilitando cada vez mais acessibilidade e autonomia para pessoas com deficiência.
Exemplo disso é o Prêmio Alexa de Acessibilidade, criado em 2020 pela Amazon Alexa, com o intuito de incentivar a criação de mais skills com ativação por voz, sem a necessidade de um smart display. Isto resultou em 100 novos comandos registrados, com 10 finalistas e 3 vencedores.
Hoje a Alexa já conta com mais de 2.000 skills e é compatível com mais de 650 dispositivos, além dos muitos produtos desenvolvidos pela Amazon.
Skills na Alexa para empresas
Em um mercado extremamente competitivo como vivemos hoje, toda forma de se aproximar do público é válida. A necessidade de conversar e engajar com seus clientes na era digital faz com que as interações personalizadas sejam um fator de diferenciação das empresas.
Sendo o comércio por voz, ou voice commerce como é conhecido, a mais nova tendência do comércio online no Brasil, a adesão aos skills na Alexa se tornaram ótimas soluções para as marcas que buscam se modernizar.
Skill da Porto Seguro
Para acionar o skill, basta dizer “Alexa, abrir Dicas Porto seguro”. A solução é atrelada ao produto Porto Faz, que é um tipo de seguro residencial.
“Notícias, times, alarmes, “bom dia”, informação, conversão, entre outros, tudo isso é desenvolvido pelo time interno da Amazon. Mas também podemos ter outras [funções] desenvolvidas por parceiras que são através das skills. As skills são apps de voz para a loja da Alexa desenvolvidas por parceiros e que trazem novas funcionalidades para o usuário. Qualquer pessoa pode desenvolver, inclusive empresas”, afirma Talita Taliberti, Country Manager da Amazon – Alexa, no Brasil.
Expansão nos negócios
Com seu próprio skill na Alexa, o seu negócio irá expandir de forma significante, devido ao alcance de milhões de dispositivos conectados à Alexa no mundo todo. A chance de automatizar atendimentos e diminuir custos com SAC, além de encantar seu cliente com a possibilidade de acessar conteúdos com uma interface mais natural, que é a voz do próprio usuário. Sua criação ficará armazenada no servidor da Amazon. Portanto, não haverá limitação de funções por falta de espaço na nuvem.
“A Natura desenvolveu uma skill para meditação, assim como a da Johnson & Johnson, que dá dicas de cuidados pessoais e bem-estar dos bebês. A Sadia desenvolveu uma skill com receitas e dicas de produtos; a da Nestlé fala de tipos de café e a da Colgate dá dicas de escovação, e assim por diante”, exemplifica a Country Manager.
Em razão da alta demanda, existem até consultorias especializadas que oferecem desenvolvimento de soluções de VUI e skills para assistentes pessoais com a Alexa, como é o caso da aunica.
Conheça a aunica Interactive Marketing
A Aunica é uma consultoria de marketing digital especializada no uso da análise de dados para impulsionar os seus resultados de vendas. A empresa é guiada pelo Data Driven Marketing e acredita no poder dos dados para transformar o seu negócio.
Com mais de 16 anos de história, a marca considera que a tecnologia de comando por voz representa uma inovação disruptiva, capaz de mudar totalmente a forma como empresas e clientes se relacionam.
A marca garante que muitos setores de negócios podem se beneficiar com essa novidade para prover melhores experiências aos seus clientes, seja de entretenimento, setor financeiro, hospitais, marcas esportivas e muitos outros.
Se você busca construir relações usando assistentes de voz, mas está perdido nas diversas possibilidades que este novo universo proporciona, entre em contato com a aunica, pois ela pode te ajudar a sair na frente.
Soluções de VUI
As interfaces de usuários de voz (Voice User Interface), estão em constante evolução, ultrapassando até mesmo os seus antecedentes tecnológicos.
As marcas que implantam esta solução possuem grandes chances de avançar em diferentes campos da interatividade, como dispositivos móveis, vestíveis e até mesmo realidade virtual.
Hoje temos diversas tendências que estimulam a ascensão da voz, como serviços da web, internet das coisas (IoT), reconhecimento automático de fala (ASR), compreensão de linguagem natural (NLU), texto para fala (TTS) e até hardwares que suportam o processamento de entrada de voz de campo distante (FFVIP).
Com o passar do tempo, os VUIs estão conseguindo se adaptar às preferências e contextos dos usuários e assim, promovem melhores experiências no setor.
Crescimento da Alexa no Brasil
Recentemente a Amazon lançou no Brasil seus aparelhos Echo, além de oficializar a Alexa como fluente no português brasileiro. E agora os brasileiros podem pagar em real (sem precisar importar), parcelar em até 10x sem juros, com frete grátis e ainda contar com a garantia de A a Z da Amazon.
Dessa maneira, a assistente virtual já pode ser encontrada em aparelhos Samsung, LG, Positivo, Philips Hue, entre outros, até mesmo em dispositivos que possuem o sistema embutido, como Smart TVs e fones de ouvido.
É importante ressaltar que a Alexa não é simplesmente uma caixinha de som, como muitos geralmente associam. Ela é a inteligência artificial em si; capaz de conversar, reproduzir músicas, transmitir conteúdos, fornecer informações em tempo real, fazer pesquisas, definir alarmes e também controlar sistemas e aparelhos inteligentes conectados.
2 anos de Brasil
“A Alexa completa dois anos de Brasil em outubro de 2021 e neste período mostrou uma rápida evolução em diversas frentes. Diariamente, a inteligência artificial da Amazon adquire novas informações e conhecimentos tornando-se mais inteligente, cada vez mais integrada à linguagem e cultura brasileira. As skills, aplicações de voz da Alexa, são um dos exemplos de nossa evolução.” finaliza Talita.
Em síntese, a assistente virtual vem cada vez mais conquistando espaço na casa dos brasileiros. As interações em português são resultado desse vínculo estabelecido, como: “Alexa, bom dia” que foi reproduzido 38 milhões de vezes no último ano; “Alexa, tudo bem?” reproduzido mais de 5,8 milhões de vezes e até o “Alexa, conta uma piada” dito mais de 20 milhões de vezes.
Com números consideráveis, a meta de incorporar cada vez mais o sistema em território nacional parece andar a passos largos para a Amazon Brasil.
Leia Também:
– Alexa no app Amazon Music atende por voz em português
– Alexa com Comando de voz em português já está disponível para TVS LG 4K
– Serviços digitais BMW Group no #NEXTGen incorpora o Alexa