Como a autoridade de domínio influencia no SEO?
Entre tantos fatores de SEO considerados pelo Google, está a autoridade de domínio. As agências de consultoria SEO estão cada vez mais ligadas a essa questão para trazer bons resultados orgânicos para o site. Mas o que é isso e como influencia no posicionamento? Continue lendo para descobrir!
O que é autoridade de domínio?
Na busca orgânica, os sites que ocupam as primeiras posições são aqueles considerados relevantes para o Google. Os “robôs” entendem que aquelas páginas vão “responder” melhor o que o usuário está procurando.
Para isso, os mecanismos consideram muitos fatores, como tempo de carregamento, palavra-chave, sitemap e muitos outros. A autoridade de domínio está no meio disso, por isso precisa de atenção nas estratégias de marketing digital voltadas para a otimização de sites.
Essa métrica foi desenvolvida pela MOZ com o objetivo de medir o quão relevante o seu site é perante ao Google. Vale ressaltar que quanto mais relevante for para os algoritmos, mais chances do buscador posicionar melhor o seu site.
Também conhecido pela sigla DA (Domain Authority), a nota varia de 0 a 100. Não há uma regra estabelecida, mas muitos profissionais de SEO para e-commerce consideram que:
autoridade entre 0 e 20: ruim;
entre 20 e 30: mediano
entre 30 e 50: bom
acima de 60: excelente.
Mas é claro que, assim como qualquer outra estratégia, cada caso é único. Assim, em determinado seguimento, pode ser necessário uma autoridade maior, por exemplo. Uma agência de SEO saberá qual é a autoridade ideal para o seu site e como alcançar.
Relação com SEO
Com a explicação do que é autoridade de domínio, já pudemos perceber a relação com os resultados de seo marketing digital, não é mesmo? Afinal, quanto maior a nota de autoridade, maior a relevância do site e maior a chance do Google oferecer as melhores posições.
Sendo assim, uma agência de marketing digital que tem experiência no segmento sabe que é preciso construir links que direcionam para o seu site. É o que chamamos de link building. Essa é uma das formas de conseguir aumentar a nota de autoridade. Consiste em publicar conteúdos em outros sites que possuam uma autoridade mais alta com links para o seu site.
No entanto, não são apenas a quantidades de links fortes que determinam a autoridade de um site. Domínios com um histórico maior possuem tendência de apresentar uma nota de autoridade mais alta do que sites que estão pouco tempo no ar. No entanto, é preciso que o site tenha um bom histórico.
Dicas para melhorar a autoridade
Diferente do google ads, estratégia em que a empresa paga para ocupar boas posições no buscador, a otimização de sites SEO trabalha com a busca orgânica. Os resultados de SEO costumam aparecer após cerca de 4 meses de projeto, sendo necessário estar atento a todos os destalhes.
Confira algumas dicas para aumentar a autoridade do seu site:
- busque fazer parcerias com sites com autoridade mais elevada;
- verifique se os backlinks do seu site não são tóxicos;
- use as redes sociais para aumentar o tráfego;
- faça conteúdos otimizados e de alta qualidade.