Home Artigos Autoridade de domínio influencia em “Tudo” na web?

Autoridade de domínio influencia em “Tudo” na web?

por Paulo Fernandes Maciel

Como a autoridade de domínio influencia no SEO?

Entre tantos fatores de SEO considerados pelo Google, está a autoridade de domínio. As agências de consultoria SEO estão cada vez mais ligadas a essa questão para trazer bons resultados orgânicos para o site. Mas o que é isso e como influencia no posicionamento? Continue lendo para descobrir!

O que é autoridade de domínio?

Na busca orgânica, os sites que ocupam as primeiras posições são aqueles considerados relevantes para o Google. Os “robôs” entendem que aquelas páginas vão “responder” melhor o que o usuário está procurando.

Para isso, os mecanismos consideram muitos fatores, como tempo de carregamento, palavra-chave, sitemap e muitos outros. A autoridade de domínio está no meio disso, por isso precisa de atenção nas estratégias de marketing digital voltadas para a otimização de sites.

Essa métrica foi desenvolvida pela MOZ com o objetivo de medir o quão relevante o seu site é perante ao Google. Vale ressaltar que quanto mais relevante for para os algoritmos, mais chances do buscador posicionar melhor o seu site.

Também conhecido pela sigla DA (Domain Authority), a nota varia de 0 a 100. Não há uma regra estabelecida, mas muitos profissionais de SEO para e-commerce consideram que:

autoridade entre 0 e 20: ruim;

entre 20 e 30: mediano

entre 30 e 50: bom

acima de 60: excelente.

Mas é claro que, assim como qualquer outra estratégia, cada caso é único. Assim, em determinado seguimento, pode ser necessário uma autoridade maior, por exemplo. Uma agência de SEO saberá qual é a autoridade ideal para o seu site e como alcançar.

Relação com SEO

Com a explicação do que é autoridade de domínio, já pudemos perceber a relação com os resultados de seo marketing digital, não é mesmo? Afinal, quanto maior a nota de autoridade, maior a relevância do site e maior a chance do Google oferecer as melhores posições.

Sendo assim, uma agência de marketing digital que tem experiência no segmento sabe que é preciso construir links que direcionam para o seu site. É o que chamamos de link building. Essa é uma das formas de conseguir aumentar a nota de autoridade. Consiste em publicar conteúdos em outros sites que possuam uma autoridade mais alta com links para o seu site.

No entanto, não são apenas a quantidades de links fortes que determinam a autoridade de um site. Domínios com um histórico maior possuem tendência de apresentar uma nota de autoridade mais alta do que sites que estão pouco tempo no ar. No entanto, é preciso que o site tenha um bom histórico.

Dicas para melhorar a autoridade

Diferente do google ads, estratégia em que a empresa paga para ocupar boas posições no buscador, a otimização de sites SEO trabalha com a busca orgânica. Os resultados de SEO costumam aparecer após cerca de 4 meses de projeto, sendo necessário estar atento a todos os destalhes.

Confira algumas dicas para aumentar a autoridade do seu site:

  • busque fazer parcerias com sites com autoridade mais elevada;
  • verifique se os backlinks do seu site não são tóxicos;
  • use as redes sociais para aumentar o tráfego;
  • faça conteúdos otimizados e de alta qualidade.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações