Saiba o que veio para ficar das inovações geradas pelo setor de TI neste ano
A transformação digital não é mais uma opção como nos anos 2000, durante a chegada da internet. Ela se tornou uma realidade que vem sendo adotada gradativamente pelas empresas que pretendem competir para se manter no mercado. Contudo, a pandemia de Covid-19 acelerou consideravelmente esse processo que está em constante evolução incrementndo o setor de TI.
Com o isolamento social, surgiu a necessidade de que empresas do mundo todo adaptassem suas rotinas para o home office de maneira imediata. A falta de tempo para o planejamento adequado; gerou uma série de problemas que demandam soluções tão instantâneas quanto a transição do ambiente de trabalho, tornando ainda mais essencial a atuação dos profissionais de TI.
Tecnologia como aliada também no pós-pandemia
São cursos como o de engenharia de software EAD, desenvolvimento web, análise e desenvolvimento de sistema, entre outros; que qualificam os profissionais para serem capazes de realizar com eficiência todas as mudanças necessárias durante este período; o que não é novidade, visto que, ano após ano, o mercado de TI tem se mostrado fundamental e apresentado números cada vez maiores.
De acordo com estudo da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o setor cresceu 10,5% em 2019 e movimentou R$ 161,7 bilhões, superando a média de crescimento mundial, de 5%. Além disso, o Brasil representa 40,7% de todo o mercado de TI da América Latina, e não para por aqui.
A tendência do setor de tecnologia é evoluir ainda mais. A implantação da Lei Geral de Proteção de Dados, por exemplo, fez com que empresas demonstrassem maior interesse em estratégias de segurança da informação, para se adequarem às novas normas. Por isso, é esperado um crescimento de 9,6%, segundo a ABES, nos investimentos em segurança, ainda em 2020.
Além disso, para muitas empresas, a modalidade de trabalho à distância tem se mostrado muito benéfica, podendo ser adotada definitivamente. Mas, para isso, o planejamento adequado por profissionais de TI é ainda mais necessário para continuar garantindo a proteção e o armazenamento de dados, assistência de infraestrutura tecnológica, inovação e prevenção de falhas.
Muito além do home office
O desenvolvimento tecnológico, estabelecido durante este ano, acelerou inúmeros projetos que proporcionaram mudanças positivas que vão muito além do home office. Para o pós-pandemia, é possível esperar melhorias no que já estamos adaptados, e um número maior de pessoas aderindo à utilização de chatbots para autoatendimento, comércio eletrônico e novas formas de pagamento digital, telemedicina e outras inovações que facilitem a assistência a clientes sem a necessidade de interação humana.