Com foco na produtividade dos funcionários, as empresas têm implantado campanhas de incentivo, com metas e premiações que reforçam o engajamento e participação dos times.
Somente no Brasil, o Marketing de Incentivo movimenta mais de R$ 9 bilhões por ano, de acordo com estudo da AMPRO (Associação de Marketing Promocional). O levantamento de 2019 apontou que 98% das empresas reconhecem a eficácia dos prêmios na melhora do desempenho dos colaboradores.
Neste cenário, campanhas como “Veste a Camisa”, criada pela agência Digi para a multinacional de alimentos Cargill, são reconhecidas, no Brasil e no exterior, pelos resultados positivos.
A ação foi a vencedora da categoria “Melhor Programa de Canal Parceiro” no prêmio Incentive Awards 2020. A premiação é organizada pelo IMA Europa, capítulo europeu do IMA (Incentive Marketing Association ou Associação de Marketing de Incentivo), para celebrar a excelência no setor de Incentivo, Recompensa e Reconhecimento. Os vencedores do prêmio europeu foram anunciados em evento online no final de setembro.
O programa de incentivo “Veste a Camisa Cargill” foi desenvolvido entre julho e dezembro de 2019 para 37 distribuidores da Cargill em todo Brasil, com o objetivo de atingir metas de positivação em uma ou mais categorias e envolver o time de vendas. A pontuação de vendedores, supervisores e gerentes foi baseada diretamente no “sell out”. Cada 1 real faturado valia 1 ponto – o acumulado podia ser trocado por prêmios.
Os resultados foram muito positivos e o principal canal foi o Instagram. A campanha teve 1800 usuários ativos e mais de 400 mil PDVs positivados, com 90% de engajamento e um total de mais de R$ 1 milhão em prêmios resgatados.
Em 2020, o programa Veste a Camisa evoluiu e incluiu os promotores de PDV. Mensalmente, os 20 melhores receberam R$ 200 e os 4 melhores, R$ 400, com a geração de um novo ranking a cada mês.
Para incentivar os participantes, a multinacional de alimentos Cargill adotou, em fevereiro, a transmissão ao vivo pelo YouTube de um programa de TV, no lugar de sua reunião anual, com 41 distribuidores e 1.500 pessoas espalhados pelo país.
Usando tecnologia live streaming e o programa de TV criado pela Digi, a companhia conseguiu comunicar as ações e diretrizes de forma leve e descontraída, gerando engajamento e participação da base de distribuidores que levam os produtos da empresa aos varejistas em todos os Estados brasileiros.
“Para a Digi, este prêmio internacional é a consagração das diretrizes que nos trouxeram até aqui: inspiração e superação. Estamos cada vez mais concentrados em desenvolver ações inovadoras e disruptivas, investindo em pessoas e infraestrutura para crescer com qualidade e de maneira sustentável”, declara Pedro Bannura, presidente da Agência Digi.
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