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Marketing digital como estratégia em e-commerce de moda

por Paulo Fernandes Maciel
Marketing digital mão com indicador clicando em fundo azul

O Marketing digital é a principal estratégia dos e-commerces de moda em 2018

Com mais de 365 mil empresas de varejo e cerca de 680 mil postos de trabalho.

O mercado de moda segue como um dos que mais cresce no Brasil.

Só em 2017, foram vendidas 6,15 bilhões de peças, com crescimento de 8,8%.

Alem da movimentação de 192,23 bilhões de reais, com previsões ainda mais positivas para 2018.

Além do varejo, outro grande protagonista responsável pelo aumento das vendas do segmento de moda é o comércio eletrônico.

Marketing digital mão com indicador clicando em fundo azul

Cada vez maior, o setor de moda tem garantido seu crescimento com estratégias de marketing digital como SEO, email marketing e mídias sociais

A praticidade de comprar e receber os produtos sem precisar sair de casa com apenas alguns cliques tem alavancado uma grande fatia dos lucros da indústria da moda.

Em 2017, o faturamento dos e-commerces superou os 59 bilhões de reais, com crescimento de 12% em relação ao ano anterior.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Para 2018, as perspectivas são ainda melhores, com crescimento projetado de R$ 15% e faturamento de 69 bilhões de reais.

Logomarca da eclock site de relógios

Acessórios foram destques

Uma das categorias que mais se destacou no setor foram os acessórios, com tíquete médio de R$ 454,40 nas compras online.

É o caso da E-clock, loja virtual pertencente ao Grupo Estrela de Ouro;

Um dos maiores do segmento de vendas de relógios e joias da região Metropolitana do Rio de Janeiro. Há 16 anos no mercado, a empresa vem apostando nas vendas online desde 2011.

“Há quase dez anos já vínhamos avaliando a tendência do mercado varejista e concluímos que essa expansão com um canal de vendas pela internet seria essencial para o nosso grupo.

Para isso, desde o início buscamos oferecer relógios femininos e masculinos das principais marcas nacionais e importadas;

Buscando atingir consumidores de vários estilos, desde mulheres mais ligadas à moda, público esportivo e pessoas com visual moderno e urbano.

Conta o Gerente de E-commerce da Eclock, Sandro Feitosa Dias.

O maior desafio das lojas virtuais de relógios é exatamente oferecer a maior quantidade de opções de relógios de marcas;

Voltados para atingir diversos públicos, mesmo assim tentando manter uma identidade própria.

Para isso, criar uma presença digital marcante e ao mesmo tempo reforçar a imagem;

Com diferentes estratégias de marketing é fundamental para a consolidação da marca e das vendas pela internet.

 

Marketing digital para empresas de moda começa pelo site

Toda estratégia de mkt digital deve ser completa e integrada para obter sucesso.

O primeiro passo, é claro, começa por um site com navegabilidade fácil e prática.

Afinal, é nele que o cliente terá as primeiras impressões da empresa, por isso;

A importância do site oferecer uma experiência de navegação que permita encontrar produtos com facilidade e conteúdo capaz de esclarecer todas as suas dúvidas.

As marcas devem transmitir confiança e credibilidade com um design atraente e;

Principalmente, responsivo que permita uma boa navegação em dispositivos móveis.

O que vai atingir mais de 60% dos usuários conectados hoje em dia.

SEO

Uma das principais estratégias de marketing digital utilizadas pela Eclock;

É a consultoria de SEO que tem o objetivo de fazer com que o site apareça nas primeiras posições do Google, garantindo uma audiência qualificada e gratuita.

O trabalho de SEO para lojas virtuais precisa ser feito de forma bem abrangente e profunda para proporcionar os melhores resultados na busca orgânica para palavras-chave relacionadas aos produtos e também a comportamentos de compra do internauta.

Para isso, além das técnicas de SEO On Page e Link Building, a otimização do site precisa contar com o marketing de conteúdo.

A publicação de matérias e posts relacionados ao segmento da empresa e produtos a venda;

É parte determinante para aumentar a relevância do site nas buscas.

 

Publicações em sites e portais

“Esse conteúdo também é aproveitado para publicação em sites de notícias e portais de conteúdo de grande relevância;

O que também transfere autoridade ao site do cliente, além de ser enviado para mailing de jornalistas.”

Comenta Ricardo Prates Morais, diretor da agência de marketing digital emarket, responsável pelo SEO da Eclock..

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Tão importante ou mais que que o inbound marketing e as redes sociais;

É essencial que as lojas virtuais de moda deem maior atenção a ampliar seu alcance através dos sites de busca.

Tanto através do SEO como de campanhas de links patrocinados no Google Adwords.

“Por mais que outras mídias acrescentem em uma campanha, é no Google principalmente que o lojista vai encontrar o usuário com maior potencial de compra pois ele está procurando pelo produto que deseja.

Por isso, o SEO é a principal forma das lojas virtuais garantirem uma audiência qualificada durante muito tempo e com um menor investimento se comparado a outras estratégias.”

Reforça Morais

Geração de leads e email marketing

Uma forma inteligente de se posicionar diante de clientes cada vez mais informados e dinâmicos hoje é por meio do Inbound Marketing.

A lógica dessa estratégia é “educar” os consumidores em relação às soluções oferecidas pelas empresas. Direcionando-os à compra e conquistando autoridade ao oferecer informações relevantes;

O que constrói relacionamento e gera cada vez mais leads para as marcas de moda.

Construir uma relação de valor que gere leads e concretize vendas pode ser desenvolvido com ações como:

Envio de emails marketing e captação de leads via CTA (call to action), estratégia cada vez mais utilizada pelo setor de moda.

Para isso, é preciso agregar valor ao que os clientes desejam, ou seja:

Aliando a geração de conteúdo à paixão da compra.

Com apresentações dos produtos de forma curta e com um pouco de prosa, fica mais fácil conquistar o engajamento dos clientes.

Mídias sociais aceleram o virtual commerce

Para empresas do setor de moda, o uso de mídias sociais é essencial para a divulgação e venda dos produtos;

Porque garantem alto alcance de usuários que poderão descobrir e vivenciar o estilo de cada marca.

Com uma definição de público bem estruturada e personas definidas, é possível fazer a diferença nas redes sociais.

Geralmente, as empresas do setor de moda postam entre duas a cinco vezes por dia;

Utilizando mídias diversas como Facebook, Instagram, Youtube e Pinterest.

 

Imagens e post para reforçar a imagem

Postagens de valor mais conceitual ajudam as empresas a se consolidarem no mercado.

E isso pode ser feito alinhando a identidade visual da marca, com:

Imagens fotografadas, modelos, cenários e frases que expressem o que a persona deseja.

Entender o consumidor, criar embaixadores e gerar engajamento são as maiores funções das redes sociais.

O uso de enquetes no stories do Instagram, hashtags criativas e parcerias com influenciadores digitais também têm sido grandes aliados das empresas de moda.

Para um setor que movimenta quase R$ 10 bilhões em salários em todo País.

E tudo indica que o marketing digital do segmento veio para fortalecer ainda mais um setor que continua em franco crescimento em 2018.

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