Em tudo que se pensa fazer tem espaço para o Machine Learning.
Filha legítima da inteligência artificial, esta ferramenta Machine Learning, é utilizada em empresas de diversos ramos;
Ganha espaço nos orçamentos e está mais presente do que pensamos em nossas vidas.
Ainda que pareça uma questão naturalizada nos dias atuais, até alguns anos atrás,;
Falar de inteligência artificial era algo distante, difícil de abordar, reservado somente para entendidos.
A AI está em questões básicas
Atualmente se fala e se aplica a inteligência artificial para questões tão básicas como o uso do homebanking, assistir filmes em streaming ou ouvir música.
Se lê e se comenta sobre a inteligência artificial em meios massivos de comunicação, com toda facilidade. E por sua vez, ela já começa a ganhar espaço dentro do orçamento das empresas no país.
A busca pela redução de custos e o aumento da produtividade vêm impulsionando o avanço no uso de soluções que envolvem;
Robôs capazes de conversar com os clientes e de sistemas que analisam milhares de dados em poucos segundos.
Em alguns casos, está previsto que o volume de recursos destinado a este segmento aumente mais de cinco vezes em 2018, em relação ao aplicado o ano passado.
Aprendizado de máquinas é uma ferramenta
Dentro do amplo espectro que abarca a inteligência artificial, se encontra a Machine Learning:
Definida em linhas gerais como uma ferramenta que dá aos computadores a capacidade de aprender sem serem programados de forma explícita.
O software, que tem capacidade de aprender, imita o cérebro humano usando até bilhões de ´neurônios´ ou unidades computacionais.
Machine Learning se converteu na ferramenta vedete do comércio eletrônico.
Permite que um sistema não se comporte sempre da mesma maneira, mas que aprenda continuamente a partir do comportamento dos usuários e que, com isso, melhore seu serviço.
Javier Goilenberg, CEO e Co-fundador da Real Trends;
Uma plataforma com ferramentas de análise e gestão para vendedores do Mercado Livre, celebra o uso de ferramentas como estas em seu campo de trabalho.
Pergunta e resposta
“Em nosso caso, dentro da Real Trends, utiliza-se a Machine Learning para sugerir automaticamente ao vendedor a resposta para uma pergunta de um potencial comprador.
À medida que o vendedor vai respondendo mais perguntas, este ´sugeridor de respostas´ vai se otimizando;
E lhe oferece maior qualidade de respostas automáticas.
Estou seguro de que veremos cada vez mais implementações de Big Data e Machine Learning em plataformas de e-commerce, assim como em qualquer outra plataforma online.”
Salienta Goilenberg.
Definição de perfil
O uso deste tipo de tecnologia inovadora se estende a empresas de qualquer ramo.
A Smiles, empresa de relações públicas (conhecida por seu programa internacional de soma de milhas) da companhia aérea Gol;
Passou a usar a inteligência artificial para responder às perguntas dos clientes no perfil da companhia nas redes sociais.
Como resultado, a companhia aumentou em pelo menos dez vezes o volume de interação com os clientes.
“Há um potencial de redução de custos.
A inteligência artificial vai reduzir o tempo de análise para elaborar promoções.
Mas só conseguimos evoluir neste tema quando decidimos concentrar um orçamento para ele.
Para este ano a ideia é dobrar a porcentagem do que foi investido no ano passado.”
Afirmou Túlio Oliveira, diretor de tecnologia e operação da Smiles.
Sugestões em entretenimento
Por sua vez, Goilenberg adiciona que “as implementações de Machine Learning são cada vez mais visíveis nas plataformas de e-commerce,;
Como também em qualquer outro tipo de plataformas online.
Sem ir mais longe hoje estão presentes no dia a dia de plataformas de entretenimento como o Spotify;
Que recomenda listas e artistas a partir do que um usuário escutou anteriormente e do que os amigos desse usuário escutam.
Outro caso é o Netflix, que sugere séries e filmes, a partir de uma análise não apenas do que foi assistido;
Mas também do que assistiram outros milhares de usuários com gostos parecidos.
Também em redes sociais como o Facebook e Instagram ou LinkedIn;
Que sugerem pessoas ou marcas que podem ser atrativas para somar a nossa rede de contatos”.
Uso bancário (11 mil perguntas)
Outra empresa que não quer ficar de fora da aplicação deste tipo de tecnologia é o banco Bradesco. Marcelo Câmera, gerente de inovação do banco, contou que a empresa investiu em um robô que;
Responde 11 mil perguntas diárias de seus clientes, através do aplicativo da companhia para celular. “Antes, a inteligência artificial era uma aposta.
Depois, vimos que a tecnologia era viável e estamos evoluindo nos serviços.
Estamos seguindo de perto às startups que se dedicam a isto já que temos um programa de fomento à inovação.”
Comenta Câmera.
Algoritmos aprendem e depois preveem
Machine Learning usa algoritmos para processar dados e aprender com eles, para depois ser capaz de realizar uma previsão ou sugestão sobre algo.
Os programadores continuam aperfeiçoando estes algoritmos para ser o mais precisos possível e as empresas usam esse recurso para melhorar seu atendimento.
Sem sombra de dúvidas o futuro chegou há pouco tempo e a inteligência artificial será cada vez mais presente em nosso cotidiano.
Sobre Javier:
Com 33 anos, o argentino Javier Goilenberg já tem um grande currículo no mundo das startups techies da região.
Engenheiro de sistemas pela Universidade de Tecnologia Nacional, da Argentina;
Trabalhou durante 5 anos na área de TI do Mercado Livre.
Em abril de 2013 está empresa abriu sua própria plataforma;
O que permitiu que desenvolvedores externos pudessem criar aplicativos conectados ao marketplace.
Em janeiro de 2014, junto com Patrício Molina, seu sócio e atual CTO da companhia, começaram a desenvolver a Real Trends.
Dois meses depois estava online a primeira versão da plataforma na Argentina.
Sobre a Real Trends
Assim começou a história que completa 4 anos e que se estendeu a países como Brasil e México.
Se trata de uma plataforma com ferramentas de análise e gestão para que vendedores de marketplaces online vendam mais e melhor a nível global.
“Quando começamos em 2014, plataformas como a Real Trends eram desconhecidas por nossos potenciais clientes e costumávamos ser vistos como um “nice to have”, algo que não era 100% necessário, uma plataforma para poucos entendidos.
Com o passar dos anos, os vendedores tomaram um maior conhecimento de nosso produto, que se tornou um “must” para aumentar as vendas e ser competitivos.”
Salienta o jovem empreendedor.
Em 2017 Javier foi eleito pela revista Forbes como uma das 30 promessas, pela Real Trends.