Soluções tecnológicas auxiliam gestão e melhoram qualidade do atendimento de estabelecimentos.
Já faz tempo que o bom paladar deixou de ser o único responsável para se tornar mais um atrativo dos estabelecimentos gastronômicos aos consumidores.
Num mercado cada vez mais competitivo, a fidelização de clientes passa pela oferta de uma experiência positiva e prazerosa;
O que inclui deliciosos sabores, atendimento de qualidade, cardápio variado ambiente agradável e erro zero.
O uso de softwares de gestão auxilia os estabelecimentos neste novo conceito.
Restaurantes, padarias, lanchonetes e redes de fast food têm enxergado na tecnologia o caminho para sobressaírem ao mercado;
A estratégia fundamental em tempos de crise econômica.
Dentre as ferramentas disponíveis para os estabelecimentos de gastronomia está a comanda eletrônica, que permite o gerenciamento das vendas através de IPod ou terminais touch screen.
A adoção desse sistema confere mais agilidade ao atendimento e reduz as falhas de pedidos.
Além disso, com a comanda eletrônica é possível combater erros e fraudes, o que também diminui o prejuízo.
Outro benefício é a chance do garçom atender mais pessoas, o que aumenta a rotatividade nas mesas e, consequentemente, o lucro.
A excelência no atendimento é um dos aspectos mais importantes para a prospecção e fidelização de clientes, por isso, a necessidade de investir nesta área.
Além do uso de tecnologias, é importante ter uma equipe bem treinada.
Veja algumas dicas para tornar o seu estabelecimento mais atrativo:
- Atendimento atencioso e eficiente: para isso, é preciso unir pessoas e sistemas tecnológicos.
- Os funcionários do estabelecimento devem estar bem treinados, conhecerem o funcionamento do local, os pratos e saberem dar as instruções que o cliente precisa.
- Ferramentas tecnológicas contribuem para maior agilidade e reduz as possibilidades de erro.
- Redes sociais: O facebook e o Instagram vem sendo cada vez mais utilizados por estabelecimentos da área da alimentação. Em alguns locais, já é possível fazer reservas utilizando essas plataformas. Além disso, as redes sociais acabam funcionando como guias gastronômicos, visto que muitos usuários compartilham imagens e experiências com seus seguidores.
- Use isso a seu favor: já pensou em contar com a ajuda de influenciadores digitais? Muitos atuam por permuta e os likes obtidos poderão se transformar em novos clientes.
- Mas fique atento: a presença nas redes sociais é uma faca de dois gumes.
- Não descuide da qualidade e do atendimento, visto que comentários negativos podem prejudicar sua marca.
- Cardápio impecável: aqui não estamos somente falando dos pratos oferecidos. Muitos estabelecimentos acabam subestimando a apresentação gráfica dos seus pratos e recorrem a improvisos ou ainda investem em menus focados somente no descritivo.
- Lembre-se; clientes comem também com os olhos.
- Invista em um cardápio com produção profissional. Definitivamente é um investimento que vale a pena.
Os Millennials
Atinja a geração Y: pesquisas mostram os Millennials (nascidos entre 1980 e 1999) estão gerando milhões às empresas;
Estão consumindo cada vez mais, e fazendo com que o mercado se adapte a eles.
Exigentes, os consumidores da geração Y são digitais e interativos, apreciam experiências completas e não somente bons serviços.
Por possuírem fortes vínculos com sua rede de relacionamentos, podem atuar como verdadeiros embaixadores da marca, caso tenham suas expectativas atendidas.
Por isso, contemple-os em seu serviço:
Ofereça opções dentro do poder aquisitivo desse público, invista em cardápio variado, drinks diferentes e cervejas artesanais.