Home / Artigos / Médicos vão diagnosticar depressão pela fala e escrita, prevê IBM
Banner MAV 300x250

Médicos vão diagnosticar depressão pela fala e escrita, prevê IBM

Projeção faz parte da lista elaborada pela empresa de cinco inovações tecnológicas de maior impacto para os próximos cinco anos

 

O aumento da capacidade visual com o uso de novas tecnologias também está na lista elaborada pela IBM (iStock/Getty Images)

 

A empresa de tecnologia IBM divulgou nesta quinta-feira suas cinco apostas de inovações que terão maior impacto nos próximos cinco anos. A lista, chamada de “IBM 5 em 5” é uma publicação anual baseada em tendências sociais e de mercado e em tecnologias surgidas dos laboratórios de pesquisa da empresa. As estimativas contidas na lista deste ano têm em comum o uso de computadores e sensores para aumentar da capacidade de análise de dados de forma a ajudar seres humanos a tomar as melhores decisões:
Diagnóstico de saúde mental por meio das palavras
Doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson, e problemas de saúde mental, como depressão e psicose, poderão ser diagnosticados por meio da fala e da escrita. A empresa aposta que a análise de padrões da comunicação de pacientes com o uso de computadores poderá ajudar os médicos em diagnósticos mais precoces.
“Os computadores cognitivos podem analisar a fala de um paciente ou palavras escritas para procurar indicadores encontrados na linguagem, incluindo significado, sintaxe e entonação. Combinar os resultados dessas medições com os dispositivos vestíveis e sistemas de imagem (MRIs e EEGs) pode ajudar a criar um panorama mais completo do indivíduo para os profissionais de saúde, ajudando-os a identificar, compreender e melhor tratar as doenças em questão”, diz o relatório da IBM.

Fonte: Revista Veja

Assuntos relacionados:

Empresas de diferentes tamanhos e setores aumentam performance de negócios com servidores abertos da IBM

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*