Home / Artigos / CIDADE 4.0 – Experiências inovadoras para a cidade do amanhã

CIDADE 4.0 – Experiências inovadoras para a cidade do amanhã

A partir de iniciativas de êxito que já estão sendo desenvolvidas pelo mundo, a atividade é um convite ao público a pensar em como serão as cidades no futuro.

Imagem USCS

Entre os dias 28 e 31 de março, acontece, nas dependências da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), o evento Cidade 4.0. Durante os quatro dias, a universidade receberá conferencistas de 5 países, que apresentarão experiências ibero-americanas inovadoras, relacionadas com as transformações no modo de vida decorrentes da chamada 4ª Revolução Industrial.

Imsagem USCS

As atividades têm início com o case de Santander (Espanha), modelo de cidade inteligente, uma das principais referências européias sobre o tema. Com cerca de 175 mil habitantes, Santander possui uma rede de 12 mil sensores espalhados pelas ruas, que coletam informações sobre a poluição do ar, lixo, regulam a iluminação pública, monitoram trânsito, obras, acidentes, vagas livres de estacionamento, entre outras atividades locais. Os dados são organizados, atualizados e disponibilizados on line. Para isso, o evento conta com o Professor da Universidade da Cantabria, Jorge Gutiérrez Bayo.
O segundo dia conta com uma apresentação do Projeto Sharing Cities, da União Europeia, um consórcio liderado pelas cidades de Lisboa, Londres e Milão, onde participam mais outras 100 cidades, que busca a construção de um modelo europeu de cidade inteligente, baseado no compartilhamento e desenvolvimento de iniciativas conjuntas entre essas localidades. O responsável pela apresentação será Rui Franco, Coordenador do projeto em Lisboa.

Imagem USCS  sede

Desenvolvimento Tecnológico Local será o tema do terceiro dia de evento, quando serão apresentadas duas iniciativas de referência nesse tema na América Latina. A primeira delas é a Ruta N, localizada em Medellin, Colômbia. A cidade, que em 2013 foi escolhida como a mais inovadora do mundo pela ONG Instituto Urban Land; é responsável pela criação desse ambiente, que funciona como um centro de inovação e negócios, formação de talento humano, acesso a capital e compartilhamento de infraestrutura entre os empreendimentos apoiados.
Já com exemplos brasileiros, o terceiro dia também conta com o case do Porto Digital, localizado na capital de Pernambuco, Recife. As empresas que fazem parte do Porto Digital faturaram nos últimos três anos mais de R$ 1 bilhão, sendo 65% desse total originados de contratos vindos de fora do Estado de Pernambuco. O parque tecnológico reúne mais de 7.100 profissionais, 250 empreendimentos dos setores de TIC´s e de Economia Criativa, incubadoras de empresas, aceleradoras de negócios, institutos de pesquisa, representações governamentais e 1 instituição de ensino superior, o C.E.S.A.R – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, considerado por duas vezes a melhor em Ciência e Tecnologia do país pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (FINEP).
As duas instituições serão representadas pelos seus diretores executivos Alejandro Franco e Leonardo Guimarães, respectivamente da Ruta N e Porto Digital.
No último dia (31/3), o debate será sobre as formas de diálogo entre a sociedade local e o poder público, que contará com a presença do mexicano Isaac Serrano, membro da equipe do Laboratório para a Cidade, que ocorre na capital do país, Cidade do México.
O Laboratório para a Cidade do México é um espaço de facilitação do diálogo e interação entre a cidadania e o governo local, destinado a pensá-la em conjunto, gerando um banco de ideias e soluções adotadas na construção de propostas de geração de avanços para o local através das atividades desenvolvidas, promovendo o capital criativo e inovador das pessoas, se transformando em um veículo de materialização de iniciativas entre governo, sociedade civil e iniciativa privada.
Nesse dia também será realizado o Fórum Caminhos para São Caetano do Sul – Cidade Inteligente, aberto à sociedade local, quando o tema será debatido entre as pessoas e instituições localizadas na cidade e interessadas no debate e desenvolvimento de iniciativas com esse perfil.
Para o Reitor da USCS, Prof. Marcos Bassi, “esse atual momento em que vivemos nos obriga a refletir sobre o futuro do trabalho, a mobilidade urbana, a segurança, o tráfego de dados das pessoas e instituições e as formas de diálogo e participação social. Passamos por uma redefinição do conceito de vida em uma sociedade interconectada”.
Além das conferências e do fórum, a Universidade também realizará um encontro de pesquisadores, com a apresentação de trabalhos acadêmicos, e o Seminário Universidade, Cultura e Sociedade: Cidades criativas, territórios inteligentes.
Todas as atividades serão realizadas na USCS Campus Barcelona, localizado na Avenida Goiás, 3.400.
A promoção do evento é da Prefeitura de São Caetano do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SEDERT); a organização da Associação de Universidades da América Latina e Caribe para a Integração (AUALCPI) e da Opção Brasil; e recebem o apoio, entre outras instituições, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

O canal de informações sobre o evento e inscrições é a página www.cidadedoamanha.com.br.
O canal do evento no facebook é o https://www.facebook.com/Cidade4pontozero
SERVIÇO
Cidade do Amanhã: experiências inovadoras para a cidade do amanhã
De 28 a 31/3 (programação abaixo)
Local: Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
Av. Goiás, 3400. Bairro Barcelona, São Caetano do Sul, SP.
Inscrições no site www.cidadedoamanha.com.br
Credenciamento de imprensa pelo e-mail [email protected]
Mais informações para o público pelo telefone 4239-3244 ou e-mail [email protected]
Programação:
28 de março (terça)
Cerimônia de abertura
19h30 – A experiência de Santander (Espanha), a 1ª cidade inteligente da Europa: Jaime Gutiérrez Bayo – Universidad de Cantabria
29 de março (quarta)
14h – Encontro de Pesquisadores – CIDADE 4.0
19h30 – Cidades inteligentes e o desenvolvimento de soluções conjuntas. O caso das Sharing Cities: Rui Franco, Coordenador local do Programa (Lisboa, Londres e Milão/União Europeia)
30 de março (quinta)
14h – Seminário: Universidade, Cultura e Sociedade – Cidades criativas, territórios inteligentes.
19h30 – Experiências inovadoras de desenvolvimento tecnológico local: Alejandro Franco, Diretor Executivo da Ruta N (Medellin) e Leonardo Guimarães, Diretor Executivo do Porto Digital (Recife).
31 de março (sexta)
10h – O diálogo entre governo e sociedade local: Isaac Serrano, Laboratório para la ciudad (Cidade do México)
14h – Fórum de discussão: Caminhos para São Caetano do Sul – Cidade Inteligente.

* Para os inscritos previamente, será fornecido certificado de participação.
Promoção do evento: Prefeitura de São Caetano do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SEDERT);
Organização: Associação de Universidades da América Latina e Caribe para a Integração (AUALCPI) e ONG Opção Brasil;
Apoio: Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, entre outras instituições.

Página do evento no facebook: https://www.facebook.com/Cidade4pontozero
Site do evento: www.cidadedoamanha.com.br

300x250

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*