Home Artigos Varejo automotivo: Fortbras aprimora eficiência operacional e gestão

Varejo automotivo: Fortbras aprimora eficiência operacional e gestão

por Paulo Fernandes Maciel

Tecnologia no varejo automotivo: Fortbras aprimora eficiência operacional e gestão de seus estoques com EDI


Grupo tem mais de 250 lojas e reduziu o lead time de entrega e o volume de estoque armazenado
Com mais de 250 lojas espalhadas por mais de 170 cidades em 20 estados brasileiros, a Fortbras se destaca como uma das líderes do mercado nacional no varejo automotivo em reposição automotiva. Sempre em busca de aprimoramento e satisfação do cliente, a empresa inova em sua estratégia para alcançar alta disponibilidade dos produtos em todas as suas lojas distribuídas em território nacional.

Plataforma facilitadora para o varejo automotivo


Focada em aprimorar seus resultados, a Fortbras implementou a inovadora Plataforma SwPaaS, da Sawluz, tornando a troca de informações entre a empresa e seus fornecedores mais acessível, rápida e administrável. Isso não só garante transparência e agilidade na relação comercial com seus parceiros de negócios, mas também mantém a segurança e rastreamento de acessos aos seus sistemas de pedidos.
Com a SWPaaS, o mais inovador sistema de EDI do mercado brasileiro, a Fortbras eleva seu nível de cooperação com seus fornecedores, impulsionando sua presença nos locais em que atua.
A empresa atua nos segmentos de varejo, atacado e e-commerce e opera por meio de diferentes marcas oferecendo um portfólio de produtos que inclui autopeças elétricas e mecânicas, pneus, lubrificantes, motopeças, entre outros.

varejo automotivo


“Precisávamos estreitar a comunicação com nossos fornecedores e torná-la ágil, minimizando o uso de e-mail no tráfego dos pedidos. Tendo em vista a complexidade da nossa operação e o grande número de itens com os quais trabalhamos, nossa principal missão é atender ao nosso consumidor final com mais excelência, disponibilidade e rapidez.

A Plataforma SWPaaS nos tem auxiliado a mitigar problemas, agilizando a comunicação com nossos fornecedores, por meio de um processo automatizado de encaminhamento dos pedidos de compra, garantindo rastreabilidade e follow-up de entrega, reduzindo falhas em nossa comunicação”, explica Lucimario Campos, Gerente de Sistemas e Aplicações da Fortbras.


Redução de estoques e mais eficiência operacional


Os primeiros resultados mostram que a SWPaaS tem impactado positivamente as operações da Fortbras, reduzindo o lead time de entrega e o volume de estoque armazenado, graças às entregas mais consistentes.
O uso da solução tem criado pontes mais fortes entre a Fortbras e seus fornecedores, permitindo a aquisição das mercadorias de forma mais rápida e eficiente, minimizando os erros de pedidos manuais enviados por e-mails que são mais difíceis de integração sistêmica e ausência de follow de entregas.
“Desta forma, a nossa empresa conseguiu alcançar um processo de abastecimento mais equalizado em todas as lojas, elevando à satisfação dos nossos clientes finais, que podem contar com nossa rede para encontrar as peças e serviços que procuram”, completa Lucimario.
Em relação ao uso futuro da SWPaaS, a Fortbras tem planos ambiciosos. “Gostaríamos de adotar o EDI para todos os nossos fornecedores, mas sabemos que é uma tarefa a longo prazo, que está na fase inicial”, conclui o executivo.


SWPaaS: uma plataforma para a transformação digital


A SWPaaS é uma plataforma escalonável, que foi desenvolvida para atender as mais diversas necessidades do segmento, oferecendo a segurança e disponibilidade da nuvem AWS, além de recursos exclusivos como:

  1. Disponibilização de WEB EDI para gestão do supply chain;
  2. Sistema de alerta (notificações);
  3. Autonomia para gestão do ambiente interno (CNPJs, usuários, parceiros comerciais);
  4. Portal para acompanhamento dos intercâmbios e rastreabilidade dos arquivos trafegados (tracking);
  5. Gerenciamento das entregas via DF-es (Documentos Fiscais).
  6. APIs de integração autônoma aos mais diversos ERPs de mercado.
  7. Multilíngue, tendo disponível os idiomas português, espanhol e inglês, a fim de atender mercado global.

A Plataforma SWPaaS se sobressai por sua escalabilidade, podendo ser ajustada e customizada de acordo com as exigências exclusivas de cada operação de negócio de nossos clientes. Essa adaptabilidade capacita as empresas a implementarem uma solução completamente moldada às suas necessidades e processos. O EDI convencional é apenas parte da equação. 

Uma plataforma de comunicação entre uma empresa e seus parceiros de negócios é essencial para as estratégias de diferenciação e vantagem competitiva. Uma solução fácil de usar, “turnkey” em sua implementação, com ferramentas que permitem a integração a qualquer sistema ERP devem ser premissas. No mercado automotivo, nossos clientes contam, além desta ferramenta sem igual, com a imbatível expertise e o suporte total da Sawluz “, aponta Werter Padilha, CEO da Sawluz.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações