Tecnologia no varejo automotivo: Fortbras aprimora eficiência operacional e gestão de seus estoques com EDI
Grupo tem mais de 250 lojas e reduziu o lead time de entrega e o volume de estoque armazenado
Com mais de 250 lojas espalhadas por mais de 170 cidades em 20 estados brasileiros, a Fortbras se destaca como uma das líderes do mercado nacional no varejo automotivo em reposição automotiva. Sempre em busca de aprimoramento e satisfação do cliente, a empresa inova em sua estratégia para alcançar alta disponibilidade dos produtos em todas as suas lojas distribuídas em território nacional.
Plataforma facilitadora para o varejo automotivo
Focada em aprimorar seus resultados, a Fortbras implementou a inovadora Plataforma SwPaaS, da Sawluz, tornando a troca de informações entre a empresa e seus fornecedores mais acessível, rápida e administrável. Isso não só garante transparência e agilidade na relação comercial com seus parceiros de negócios, mas também mantém a segurança e rastreamento de acessos aos seus sistemas de pedidos.
Com a SWPaaS, o mais inovador sistema de EDI do mercado brasileiro, a Fortbras eleva seu nível de cooperação com seus fornecedores, impulsionando sua presença nos locais em que atua.
A empresa atua nos segmentos de varejo, atacado e e-commerce e opera por meio de diferentes marcas oferecendo um portfólio de produtos que inclui autopeças elétricas e mecânicas, pneus, lubrificantes, motopeças, entre outros.
“Precisávamos estreitar a comunicação com nossos fornecedores e torná-la ágil, minimizando o uso de e-mail no tráfego dos pedidos. Tendo em vista a complexidade da nossa operação e o grande número de itens com os quais trabalhamos, nossa principal missão é atender ao nosso consumidor final com mais excelência, disponibilidade e rapidez.
A Plataforma SWPaaS nos tem auxiliado a mitigar problemas, agilizando a comunicação com nossos fornecedores, por meio de um processo automatizado de encaminhamento dos pedidos de compra, garantindo rastreabilidade e follow-up de entrega, reduzindo falhas em nossa comunicação”, explica Lucimario Campos, Gerente de Sistemas e Aplicações da Fortbras.
Redução de estoques e mais eficiência operacional
Os primeiros resultados mostram que a SWPaaS tem impactado positivamente as operações da Fortbras, reduzindo o lead time de entrega e o volume de estoque armazenado, graças às entregas mais consistentes.
O uso da solução tem criado pontes mais fortes entre a Fortbras e seus fornecedores, permitindo a aquisição das mercadorias de forma mais rápida e eficiente, minimizando os erros de pedidos manuais enviados por e-mails que são mais difíceis de integração sistêmica e ausência de follow de entregas.
“Desta forma, a nossa empresa conseguiu alcançar um processo de abastecimento mais equalizado em todas as lojas, elevando à satisfação dos nossos clientes finais, que podem contar com nossa rede para encontrar as peças e serviços que procuram”, completa Lucimario.
Em relação ao uso futuro da SWPaaS, a Fortbras tem planos ambiciosos. “Gostaríamos de adotar o EDI para todos os nossos fornecedores, mas sabemos que é uma tarefa a longo prazo, que está na fase inicial”, conclui o executivo.
SWPaaS: uma plataforma para a transformação digital
A SWPaaS é uma plataforma escalonável, que foi desenvolvida para atender as mais diversas necessidades do segmento, oferecendo a segurança e disponibilidade da nuvem AWS, além de recursos exclusivos como:
- Disponibilização de WEB EDI para gestão do supply chain;
- Sistema de alerta (notificações);
- Autonomia para gestão do ambiente interno (CNPJs, usuários, parceiros comerciais);
- Portal para acompanhamento dos intercâmbios e rastreabilidade dos arquivos trafegados (tracking);
- Gerenciamento das entregas via DF-es (Documentos Fiscais).
- APIs de integração autônoma aos mais diversos ERPs de mercado.
- Multilíngue, tendo disponível os idiomas português, espanhol e inglês, a fim de atender mercado global.
“A Plataforma SWPaaS se sobressai por sua escalabilidade, podendo ser ajustada e customizada de acordo com as exigências exclusivas de cada operação de negócio de nossos clientes. Essa adaptabilidade capacita as empresas a implementarem uma solução completamente moldada às suas necessidades e processos. O EDI convencional é apenas parte da equação.
Uma plataforma de comunicação entre uma empresa e seus parceiros de negócios é essencial para as estratégias de diferenciação e vantagem competitiva. Uma solução fácil de usar, “turnkey” em sua implementação, com ferramentas que permitem a integração a qualquer sistema ERP devem ser premissas. No mercado automotivo, nossos clientes contam, além desta ferramenta sem igual, com a imbatível expertise e o suporte total da Sawluz “, aponta Werter Padilha, CEO da Sawluz.