Termomecanica reutiliza 85% dos resíduos gerados através de iniciativas e engajamento dos empregados
Comprometida com a preservação do meio ambiente e com a prevenção da poluição, a Termomecanica tem trabalhado fortemente para controlar a geração de resíduos em seus processos.
Como fruto desse esforço, a companhia, que lidera o setor de transformação de Cobre e outros metais não ferrosos, reduziu 29,99% do volume total de resíduos gerados, além de reciclar, reutilizar ou reprocessar 85% dos resíduos produzidos dentro das duas unidades fabris em São Bernardo do Campo, segundo o Relatório de Sustentabilidade 2017.
Em um futuro próximo, a empresa pretende reaproveitar 100% dos resíduos e alcançar o status ”aterro zero”, o que terá impacto positivo também para comunidade e clientes
De acordo com Bruno Daniel Bulha Barroso, Coordenador de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, a TM pretende reaproveitar 100% dos resíduos, por isso a equipe de meio ambiente tem estudado cada material residual das operações e produção para encontrar um destino viável para eles.
Com isso, papéis, plásticos, metais, entulhos, madeiras, óleos lubrificantes, pilhas, baterias, lâmpadas, eletrônicos e materiais contaminados são reaproveitados ou descartados, de acordo com suas características, por empresas parceiras.
Alguns deles, por exemplo, são reciclados e outros destinados ao coprocessamento em fornos de cimento.
O engajamento dos empregados tem papel decisivo no controle sobre resíduos gerados e em seu reaproveitamento.
Neste contexto, dois programas – “Descarte Consciente” e “Coleta Seletiva” – promovem, respectivamente, ações de conscientização sobre o reaproveitamento e redução de resíduos; e sobre como separar e dar o melhor destino ao que é descartado.
“Entendemos que o ensino de práticas sustentáveis pode beneficiar não só a empresa, mas toda a sociedade.
E isso está enraizado entre todos da Termomecanica.
Realizamos sistematicamente treinamentos, campanhas e programas para a identificação de novas ideias, possibilidades e melhorias na substituição de insumos, reaproveitamento de materiais, coleta seletiva e reciclagem, para reduzir a geração de resíduos e os de desperdícios no consumo de energia elétrica e de água”, explica.
Para a separação e a destinação correta dos resíduos descartados, em todos os setores de todas as fábricas, a Termomecanica conta com o apoio de empresas qualificadas e periodicamente auditadas, para executar o tratamento adequado.
Sobre a Termomecanica
A Termomecanica é líder no setor de transformação de cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados.
Passou a fabricar, recentemente, também produtos em Alumínio. Fundada em 1942, pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 800 milhões de dólares.
Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros.
Controlada pela Fundação Salvador Arena, que investe em educação e Terceiro Setor, a Termomecanica destaca-se no cenário brasileiro por sua contribuição efetiva para a transformação social por meio de seus resultados financeiros.
Conta com três fábricas no Brasil (São Bernardo do Campo – SP e Manaus – AM), uma no Chile (Santiago) e uma na Argentina (Grande Buenos Aires), além de dois Centros de Distribuição (São Bernardo do Campo – SP e Joinville – SC) e cerca de 1.700 empregados.
Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking As Melhores da Dinheiro, no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.