É fácil obter novos discos rígidos reconhecidos, formatadas e montadas com o sistema operacional Sun Solaris. Esta é uma tarefa comum para administradores de sistema Sun Solaris.
Se novos drives de disco são anexados a um servidor que esteja executando o sistema operacional Sun Solaris, eles precisam ser formatados para que os drives podem ser usados. O processo de formatação envolve dividir o disco em partições, bem como fazer as partições gravável por Solaris. Esta é uma tarefa comum para os administradores de sistema Sun Solaris como para usuários avançados.
Embora o processo de formatação de drives é semelhante entre sistemas Unix, é ainda exclusivo with respect to os comandos específicos do Solaris necessários para executar a tarefa. Este procedimento funciona para Solaris Sparc e Solaris para Intel x86.
Conectando-se Drives para servidor Sun Solaris
A primeira etapa é anexar os discos rígidos do sistema. Em muitos servidores Sun Solaris, o processo é tão simples como colocar um drive de disco em um slot de disco trocados na parte frontal do sistema. Em outros sistemas, o servidor Sun talvez precise ser desativado para anexar um disco rígido dentro do servidor.
Depois de anexar os drives de disco para o sistema, logon no sistema Solaris como raiz. Raiz é a conta de administração no Solaris. O processo de formatação drives de disco em Solaris requer privilégios administrativos. Depois de iniciar sessão como root, abrir um prompt de linha de comando, clicando no ícone que se parece com um terminal de computador.
No prompt de linha de comando, digite o seguinte comando para obter Solaris para reconhecer o disco rígido:
devfsadm – C
Se este passo é ignorado, o sistema não verá as unidades de disco anexadas recentemente.
Particionamento de disco rígido unidades em Sun Solaris com formato
No prompt de linha de comando, digite “format”, que será usado para a unidade de disco de fatia em várias partições.
Selecione a unidade de disco correta na lista dada pelo formato de comando e anote o número do disco que geralmente começa com “cXtX” onde os Xs geralmente são números.
Em muitos casos, o número de série na parte frontal da unidade de disco rígido podem ser combinado para o disco do programa formato listando.
Digite “partição” para obter a porção particionamento do programa format.
Digite “sim”, quando o programa de formato diz, “disco não rotulado. Rotulá-lo agora?” Isto irá gravar informações de partição no disco rígido.
Se o disco já tiver sido dividido, esse prompt não surgirá. O menu de partição pode ser usado para exibir o layout atual do disco, bem como modificá-lo. Se o menu de partição é usado para modificar o disco, digite “rótulo” no prompt para realmente gravar as novas informações de partição no disco rígido.
Digite “quit” e enter duas vezes para sair do programa de formato.
Formatação e criação de um sistema de arquivos UFS em Sun Solaris
Use o comando newfs para criar um sistema de arquivos. Por exemplo, para criar um sistema de arquivos UFS fatia seis de disco c0t1d0, digite:
newfs /dev/rdsk/c0t1d0s6
Tenha em mente que fatiar 2 engloba todo o disco no Solaris em muitos casos.
Depois que essa etapa for concluída, o sistema de arquivos pode ser montado através da GUI ou com o comando mount. Adicione arquivos ao arquivo /etc/vfstab para fazer o novo sistema de arquivos montado automaticamente na inicialização. Na maioria dos casos, é muito fácil criar sistemas de arquivos adicionais depois de familiarizar-se com este procedimento.
Referência:
Schuweiler, Greg. “O formato utilitário no Solaris Operating System”. BigAdmin (novembro de n/a)