Home Portáteis Estudo da IDC revela que mercado brasileiro de celulares voltou a crescer

Estudo da IDC revela que mercado brasileiro de celulares voltou a crescer

por Agência Canal Veiculação
Foram vendidos 10.779 milhões de smartphones e 1.265 feature phones. Número é 23,1% superior ao apresentado no primeiro trimestre de 2016 e apenas 1,7% menor em relação ao mesmo período de 2015.

Foram vendidos 10.779 milhões de smartphones e 1.265 feature phones. Número é 23,1% superior ao apresentado no primeiro trimestre de 2016 e apenas 1,7% menor em relação ao mesmo período de 2015.

A venda de celulares voltou a crescer no Brasil. Entre os meses de abril e junho de 2016, foram comercializados 12.044 milhões de aparelhos, sendo 10.779 smartphones e 1.265 feature phones (aparelhos convencionais, sem sistema operacional). O crescimento do mercado total foi de 23,1% frente ao primeiro trimestre de 2016. Comparando apenas os smartphones, o aumento foi de 16,6%. Já a venda de feature phones foi 38,4% superior a apresentada nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2016. Em relação ao segundo trimestre de 2015, o mercado total ficou apenas 1,7% menor, o de smartphones 4,8% menor e o de feature phones foi superior em 35,1%. Os dados são do estudo IDC Brazil Mobile Phone Tracker Q2, realizado pela IDC Brasil – líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

“Os feature phones estão reaquecendo o mercado. Em 2015, houve falta de opções de aparelhos desse tipo. Hoje, a oferta é muito maior. Além disso, os celulares convencionais atendem muito bem a demanda das áreas rurais, onde o 3G funciona mal e o 4G ainda não chegou. Neste caso, o investimento menor vale a pena”, conta Diego Silva, analista de pesquisa da IDC Brasil.

De acordo com o estudo, o ticket médio dos smartphones passou de R$1152 no primeiro trimestre para R$1045 no segundo. Hoje, 64,2% dos smartphones vendidos estão na faixa de preço que varia de R$499 a R$999. “Os fabricantes que até 2015 tinham pouca expressão no mercado brasileiro começaram a investir em produtos mais avançados e estão ganhando cada vez mais espaço”, avalia o analista da IDC.

Somente entre os meses de abril e junho de 2016, o mercado de smartphones movimentou R$11,4 bilhões de reais. “Mesmo com o ticket médio menor, a receita no segundo trimestre foi 10% superior em relação ao primeiro trimestre. Na comparação com o mesmo período de 2015, foi 15,7% maior”, completa Silva.

Para os próximos meses, a IDC prevê um mercado ainda aquecido. De acordo com o analista “devemos ter um segundo semestre com excelente volume de vendas, especialmente durante a Black Friday e o Natal. Os fabricantes estão apostando nessas datas e preparando lançamentos. Com o dólar estabelecido, os preços devem ser ainda mais atrativos”. Para o ano de 2016, a expectativa é de que o mercado chegue à marca de 40,3 milhões de aparelhos celulares comercializados.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações