Obras de adequação do novo espaço centro do Google terão início em setembro
Na segunda-feira, dia 26 de agosto, o Google anunciou para a próxima semana o início das obras de reforma de um novo centro de engenharia, em São Paulo, sediado no edifício número um do IPT que tem sete mil metros quadrados de área, foi construído em 1940 e denominado Adriano Marchini. A empresa reafirmou compromisso de respeito à arquitetura original, anunciou que haverá espaços abertos à comunidade e que está contratando engenheiros. Eles vão trabalhar de modo integrado com o Centro de Engenharia do Google em Belo Horizonte.
Imagem destacada: Anderson Correia apresenta o programa IPT Open na “sede” Centro do Google em São Paulo
Após a reforma, o prédio do IPT abrigará o primeiro Centro de Acessibilidade do Google na América Latina (Accessibility Discovery Center, ADC na sigla em inglês). O ADC é um espaço dedicado à inovação, educação e colaboração, com o objetivo de tornar a tecnologia acessível a todos, relatou Bernardo Barlach, gerente de parcerias e relacionamento para Acessibilidade do Google para a América Latina. A inauguração está prevista para o início de 2026.
Em fevereiro deste ano o Google anunciou oficialmente o acordo com o IPT, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, em uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes com o governador Tarcísio de Freitas.
A iniciativa faz parte do IPT Open, que busca promover e fortalecer o ecossistema de inovação reunindo
atores dos setores privado, governo, pesquisadores, academia e startups.
Alexandre Freire, diretor de engenharia do Google em São Paulo, informou que equipes do Google trabalham em todo o mundo com tecnologias para oferecer privacidade e Segurança. “Temos orgulho em expandir essa força aqui no Brasil, esperamos que o Centro se torne uma referência em várias áreas, inclusive no desenvolvimento de Inteligência Artificial para segurança online e disseminação de boas práticas de
acessibilidade.”
A arquitetura original será respeitada no projeto, que integra o programa IPT Open.
“A parceria entre IPT e Google, no âmbito do programa IPT Open, é uma ampla janela de oportunidades para a pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil. Instituições de competência técnica e renome, reconhecidas nacional e internacionalmente, juntam o melhor de suas equipes em áreas de Engenharia e Sistemas Digitais capazes de gerar tecnologia num ecossistema propício à inovação”, afirmou Anderson Correia,
diretor-presidente do IPT.
Fábio Coelho, CEO do Google Brasil, comemorou a parceria com o IPT na implantação do escritório da empresa em São Paulo com perspectivas de atuação complementar com equipes de Belo Horizonte em áreas como privacidade, segurança e inteligência artificial, “evoluindo para que problemas brasileiros sejam resolvidos por brasileiros”.
Abrigará um dos centros de engenharia
No novo escritório em São Paulo entrará em operação a primeira Central de Engenharia de Segurança do Google (Google Safety Engineering Center, GSEC na sigla em inglês) das Américas, um hub de inovação em privacidade e segurança. Globalmente, o Google possui mais três GSECs nas cidades de Munique, Málaga e Dublin.
O Google também possui uma unidade de aceleração em Santa Rita do Sapucaí M.G. dentro do Inatel.