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Resultados da Mostra Paulista de Ciência e Engenharia

por Agência Canal Veiculação

Resultados da MOP/2013

Dos 123 projetos apresentados, 33 receberam prêmios; e 20 estudantes foram contemplados com Bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq

A terceira edição da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia MOP, realizada no Catavento Cultural e Educacional, de 4 a 6 de dezembro, teve resultado altamente positivo. Jovens cientistas, alunos de escolas do ensino básico, de 17 municípios do estado de São Paulo, tiveram seus trabalhos premiados. Foram julgados pela sua capacidade criativa e pensamento científico, rigor, competência e clareza mostrada em seus projetos. Geograficamente, os premiados ficaram assim distribuídos:

 

10 da capital;

4 de Franca;

2 de Americana;

2 de Bragança Paulista,

2 de Indaiatuba ;

2 de Jundiaí;

 

além de um projeto de cada uma das cidades: Barueri, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Fernandópolis, Itapecerica da Serra, Jacareí, Mogi das Cruzes, Piedade, São José dos Campos, Serra Negra e Ubatuba. A lista completa de estudantes e professores premiados pode ser visualizada no link http://mostrapaulista.org.br/arquivos/premiados_mop2013.pdf/

 

Seis dos projetos que se destacaram já estão com vaga garantida na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia ? FEBRACE 2014, que se realizará de 18 a 22 de março de 2014, na Universidade de São Paulo. São eles:

 

Efeitos da Transformação de células XP por genes E6 e E7 de HPV nas repostas à Luz ultravioleta ? do estudante Eduardo Padilha Antonio, do Centro Universitário Adventista de São Paulo ? UNASP, São Paulo ? SP, na categoria Ciências Biológicas. A pesquisa avalia as respostas de culturas celulares de fibroblastos de pacientes XPV à luz UVB após a transformação por genes de HPV. Pacientes XPV pertencem a um dos grupos já identificados da síndrome xeroderma pigmentosum (XP), uma doença genética atossômica recessiva rara caracterizada por alta sensibilidade à luz solar, envelhecimento precoce e, em alguns casos, neurodegeneração.

 

Pele humana para transplantes e testes farmacológicos ? da estudante Ângela Ferreira de Oliveira, da Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior (agrícola), Franca ? SP, na categoria Ciências da Saúde. A estudante desenvolveu técnicas que transformam tecidos suínos em materiais compatíveis com o organismo humano. Com o objetivo de tornar os xenotransplantes de peles temporários em definitivos, desenvolveu uma técnica de purificação da pele suína, para que, uma vez transplantada, elimine os problemas de rejeição sem colocar em risco o sistema imunológico do paciente.

 

Habilidades sociais e bem-estar entre cuidadores familiares de pacientes com doença de Alzheimer ? da estudante Flávia Araujo de Amorim, Colégio Giordano Bruno, São Paulo ? SP, na categoria Ciências Humanas. A estudante propõe uma nova perspectiva interventiva para a realidade do cuidador domiciliar, partindo da premissa de que o autocontrole dos sentimentos por parte do cuidador é a chave para evitar seu mal-estar físico e psicológico.

 

Excesso de ruído: uma epidemia social ? da estudante Sara Jéssica Soja Venceslau, E.E. Pedro Malozze, Mogi das Cruzes ? SP, na categoria Ciências Sociais e Aplicadas. Para investigar os efeitos do excesso de ruído, a estudante escolheu analisar o ruído produzido pelos trens que operam no trecho entre Estudantes e Guaianazes, da Linha 11 da CPTM, principal meio de transporte da região em que mora.

 

Calçados Mais Seguros Para o Corpo de Bombeiros ? da estudante Natyeli Cristina Silva, Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior (agrícola), Franca ? SP, na categoria Ciências Exatas e da Terra. A estudante desenvolveu couros hidrofugados (resistentes à água) e ignifugados (resistentes à chama) para a produção de calçados mais seguros.

 

Levitotrem: Protótipo de transportador magnético ? do estudante Vitor Leite de Barros Heinzle, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Bragança Paulista ? SP, na categoria Engenharia. O estudante criou um protótipo de sistema de transporte de atrito reduzido, promovido pela levitação magnética, em que o transportador levita sobre um trilho formado de ímãs permanentes de neodímio (NdFeB).

 

O prêmio Professor Destaque foi para a Profª Dra. Joana D?Arc Felix de Sousa, da Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior (agrícola), Franca ? SP, orientadora de todos os projetos premiados daquela cidade.

 

A MOP é organizada pelo Catavento Cultural e Educacional e o LSI ? TEC e conta com o apoio institucional dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e das Secretarias da Cultura e Educação do Estado de São Paulo.

 

Sobre o LSI

O Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) foi fundado pelo Prof. Dr. João Antônio Zuffo em 1975, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e tem suas atividades de pesquisa e desenvolvimento centradas em sistemas computacionais integrados. Pioneiro em muitas áreas de pesquisa, o LSI tem forte parceria com a indústria e intensa cooperação com instituições estrangeiras.

As atividades do Laboratório envolvem pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Saúde Digital, Sistemas de Visualização Interativa, Tecnologias Assistivas e de Reabilitação, Tecnologias para a Educação, Sistemas Computacionais Integrados, TV Digital, Microeletrônica e Microfabricação, entre outros.

Sobre o Catavento

Fruto de parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o espaço foi inaugurado em março de 2009. São mais de 250 instalações, em oito mil metros quadrados, divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes.

Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Júlio César e Gandhi, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo.

No local também é possível conferir as atrações da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, que teve seu acervo transferido para o Catavento no início de 2011. Entre os principais equipamentos estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Serviço

Catavento Cultural e Educacional

Onde: Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro ? São Paulo/SP

Telefone: 11 3315-0051 ? atendimento das 11h às 17h

Quando: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).

Quanto: R$ 6 e meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência. Gratuito aos sábados

Como chegar: www.cataventocultural.org.br/mapas.asp

Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II.

Estacionamento: R$ 10 até 4 horas (para visitantes do museu). Adicional por hora: R$ 2,00 (capacidade para 200 carros). Ônibus e vans: R$20,00.

Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotora.

 

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