Primeira edição do Devcamp discutirá inovação no desenvolvimento de Software
A Conferência visa networking e a troca de experiências e ideias entre
empresas e estudantes do setor
Nos dias 10 e 11 de maio acontecerá no centro de convenções da Unicamp a primeira edição do DevCamp. O evento será uma conferência tecnológica organizada pelas empresas do setor de TI que visa a capacitação, networking, troca de informações e experiências entre profissionais e discussão sobre inovação relacionados ao desenvolvimento de software. Estarão presentes ao evento grandes nomes do setor, como Bill Coutinho e Manoel Pimentel.
As palestras serão distribuídas em três pilares: Dev Roots com palestras para desenvolvedores que discutirão inovações e práticas de programação. Em Além do Código haverão palestras para debater as práticas no dia a dia do desenvolvimento de software, como conceitos e metodologias. Por fim, em Se liga nisso, profissionais reconhecidos no mercado falarão sobre sua experiência, cases que participaram e analisarão as tendências do setor.
Temos certeza que a conferência propiciará muita troca de experiência e conhecimento e também networking para futuras ações conjuntas..Estamos muito animados com o potencial do evento. Comemora Bill Coutinho, Diretor de Marketing da Dextra e palestrante no evento.
O evento acontecerá no Centro de convenções da Unicamp, R. Elis Regina, 131,
nos dias 10 e 11 de Maio das 08:30 às 16:30. O Valor do ingresso é de
R$75,00 para alunos e professores, e R$150,00 para visitantes.
Sobre a Dextra
Presente no mercado de TI desde 1995, a Dextra atua com desenvolvimento de software sob medida e consultoria em projetos de software.A empresa vai além da agilidade e transforma o negócio dos clientes através da criação de softwares elaborados por profissionais apaixonados pelo que fazem.
A Dextra conta com casos de sucesso em médias e grandes empresas de diversos segmentos de mercado.
RESUMO DAS PALESTRAS:
Paulo Silveira – “Lambda e APIs do Java 8”
O Java 8, previsto para o 2o semestre desse ano, finalmente inclui recursos para se trabalhar com as classes anônimas de uma forma mais elegante. Veremos como os lambdas funcionam no Java 8, assim como conhecer as novas APIs e modificações nas collections que tiram vantagens dessa novidade. Uma palestra prática, com código ao vivo.
Luca Bastos – “Como você se imagina daqui a 40 anos”
OK, você faz o que gosta. Tecnologia da informação faz brilhar seus olhos e programar é lúdico.Para que serve um programa de computador? Para resolver problemas é claro. Quantos tipos de problemas você saber resolver hoje? Quantos mais terá que saber? Tenha em mente que além de saber resolver, é preciso resolver bem. Entregar a solução sem débito técnico e com tudo testado. Para fazer bem há muito o que aprender sem precisar gastar energia lateralmente estudando novas linguagens.
Vou falar de algumas coisas que você pode estudar para entregar soluções de forma mais rápida e abrangendo mais campos de conhecimento. Vou sugerir que alguns se dediquem a estudar mais nas áreas de machinelearning, predictiveanalysis, leananalytics, entregas rápidas e contínuas, usar agilidade para lançar produtos e muitas outras, antes de uma nova linguagem. E por fim questionar como você poderá estar na área de TI daqui a 40 anos. Ou como você estará se não estiver aberto às mudanças.
Daniel Cukier – “O dia-a-dia de uma startup”
O assunto startup está na moda no Brasil, principalmente nos últimos 2 anos. Mas como é de fato trabalhar numa startup? Vale a pena largar tudo para começar seu próprio negócio? O mundo de startup não só um mar de rosas não! Quais são os problemas que uma startup enfrenta? Como fugir das armadilhas? Como encontrar parceiros e investidores? Nessa palestra serão contados casos reais de startups, tanto de sucesso como de fracasso, bem como alguns aprendizados que foram acumulados.
Jorge Diz – “Soft é hard: quando a técnica atrapalha”
A ideia é mostrar como muitas das técnicas que usamos para desenvolver, vender e gerir serviços de tecnologia da informação podem ser contraproducentes no ambiente errado. Evoluir os “soft skills” é difícil: vou falar da importância de aprimorar nossa sensibilidade para entender quais técnicas aplicar em diferentes contextos. Vou falar de modelos mentais, fluxo, latência, trocas de contexto, loops de feedback, visualização do conhecimento e comunicação nas equipes. Sempre referenciando vivências em projetos onde estes aspectos se mostraram relevantes.
Renne Rocha – “Django: o framework web para perfecionistas com prazos”
O Django é um framework desenvolvido em Python, rápido, fácil de aprender, flexível e muito simples de usar para projetar e desenvolver aplicações web. São utilizado em grandes sites como Globo.com, Instagram, Disqus, Mozilla e muitos outros.Neste palestra serão apresentados os fundamentos e a estrutura de uma aplicação Django mostrando exemplos de códigos de aplicações open-source existentes.
Alexandre Barbosa – “Aplicações móveis com Calatrava”
Calatrava é um framework para desenvolvimento mobile que permite compartilhar a lógica de negócio de sua aplicação entre diferentes plataformas (iOS, Android e Web Mobile), enquanto se faz uso dos componentes de UI nativos de sua plataforma. Nesta palestra, veremos como o Calatravaimplementa isto, e demonstrar a evolução de uma aplicação ‘Web Mobile’ para fazer melhor uso das capacidades nativas em iOS e Android.
Douglas Drumond – “Layouts flexíveis no Android”
Desde sua concepção, Android foi pensado levando em conta diferentes telefones, com diferentes formatos de tela. Com a versão 3.0 Honeycomb, tablets também foram levados em consideração e, a partir da versão 4.0 Ice Cream Sandwich, o sistema para tablets e celulares foram unificados, mas ainda não vemos muitos aplicativos para tablets. Essa palestra apresenta como trabalhar com layouts flexíveis no Android, mostrando que não é difícil trabalhar com diversos formatos, de pequenos smartphones a grandes tablets.
Marcelo Fabri – “Superando barreiras no desenvolvimento iOS”
Palestra introdutória ao desenvolvimento para iOS, abordando barreiras para iniciantes e como as superar, quebrando alguns preconceitos e visões equivocadas sobre a plataforma.
André Valenti – “Ferramentas de Desenvolvimento com Boa Usabilidade: É possível!”
Erros bizarros, documentação ilógica, conceitos obscuros… Você já passou por isso ao tentar usar uma ferramenta de desenvolvimento nova, seja ela uma biblioteca, framework ou ferramenta de automação de build? Você já quebrou a cabeça por horas até perceber a falta da vírgula no arquivo de configuração? Você já googlou por horas até finalmente encontrar no StackOverflow o bendito nome da variável de ambiente? Em maior ou menor grau, todos passamos por isso. E acabamos nos acostumando… Mas serão que deveríamos? Antigamente, os celulares eram complicados e vinham com manuais enormes.
Hoje, muitos deles são óbvios e até tataravós conseguem usá-los. Se já somos capazes de fazer produtos finais com excelente usabilidade, por que ainda estamos patinando quando o assunto são ferramentas de desenvolvimento? Nesta palestra, discutiremos exatamente esse problema e buscaremos soluções. Como quebrar o tabu do manual gigante? Como conciliar funcionalidades poderosas com utilização simples? Como proporcionar satisfação e bons resultados ao desenvolvedor em pouco tempo de uso e estudo? A resposta curta é: coloque-se no lugar do seu usuário! A resposta longa é: assista a palestra e veja como empatia, agilidade, didática e encapsulamento podem trabalhar juntos a seu favor, tornando mais usável e atrativa a ferramenta que você desenvolve. Demonstração e exemplos práticos inclusos!
João S. de Oliveira Bueno – “Python Avançado: trocando os encanamentos”
A natureza dinâmica mas consistente da ligugaem Python permite que se crie em tempo de execução comportamentos que normalmente não se associam a esta linguagem. Esta apresentação mostra como as possibilidades de introspecção e
> meta-programação da linguagem Python permitem coisas como: otimização de tail-recursion: recursão infinita, computação lazy, paralelização de código, programação orientada a aspectos, dentre outras. Tudo usando apenas o interpretador Python padrão.
Bruno Buccolo – “Como processar 6 milhões de imagens em uma noite”
Tivemos que reprocessar todas as imagens do Elo7 para remover as malditas bordas arredondadas e para economizar uma grana de banda. Você vai ver como usamos o fantástico Sidekiq em 80 máquinas da Amazon EC2 provisionadas sob-demanda e os desafios técnicos de coordenar essa operação.
Leandro Guimarães – “A falácia do desenvolvimento Ágil”
Não existe desenvolvimento ágil de software! Existem negócios ágeis
Ou melhor, é muito difícil ser realmente ágil se a agilidade não for uma demanda do negócio. Muito tem se dito, hoje em dia, a respeito do desenvolvimento ágil: todo mundo faz desenvolvimento ágil, todo mundo quer o desenvolvimento ágil. Mas, será mesmo que você desenvolve de forma ágil? Será que o seu negócio, ou do seu cliente, permite que você desenvolva, mesmo, de forma ágil?
Manoel Pimentel – “Management 3.0 – Como gerenciar uma organização complexa sem enfartar do coração”
A velocidade e o dinamismo com que o mundo dos negócios muda, faz com que as organizações melhorem continuamente a forma de viver a gestão em seu dia-a-dia. Existem diferentes ideias acerca do que fazer com o assunto gestão. Muitos acham que a gestão é desnecessária e deve morrer dentro das organizações. Já outros acham que o papel do gestor que está com os dias contados. Na verdade, devido a complexidade dos cenários corporativos, é difícil determinar qual é a melhor alternativa.
Partindo da premissa que a gestão é importante e que existem uma séria de novos e complexos desafios aos gestores, essa palestra visa explicar o que é e, como funciona a abordagem de Management 3.0. Essa abordagem foi criada pelo holandês Jurgen Appelo por meio do livro homônimo. Management 3.0 vem se tornando uma importante ferramenta para compreensão e melhoria da gestão em diferentes empresas pelo mundo inteiro. O ponto chave do sucesso de Management 3.0 são as técnicas e ideias que podem ser usadas par ajudar um gestor a energizar as pessoas, empoderar os times, alinhar as restrições organizações, desenvolver competências, crescer a estrutura empresarial e principalmente, melhorar continuamente o design da própria organização.
Essa então será uma palestra bem dinâmica, com bastante interação com o público e cheia de exemplos e reflexões para ajudar gestores/líderes a fazerem gestão de forma efetiva, sem ter que passar por ponte de safena, cateterismo ou qualquer outro procedimento simular.
Elias Nogueira – “O papel de um testador em uma equipe Ágil”
Quando falamos em equipes ágeis damos muito foco em desenvolvimento, devops, ux mas “esquecemos” dos testes. Quando “lembramos” que precisamos alguem para testar a aplicação não sabemos como inserir um testador na equipe, por diversos problemas: desde estruturação do time até conhecimento técnico do testador. A palestra vai apresentar como inserir o testador em um contexto ágil, como ele pode trabalhar com a equipe, atividades e problemas comuns.
O evento acontecerá no Centro de convenções da Unicamp, R. Elis Regina, 131,
nos dias 10 e 11 de Maio das 08:30 às 16:30. O Valor do ingresso é de
R$75,00 para alunos e professores, e R$150,00 para visitantes.