Home / Atualidades / Inatel promove desafio de Cyber Segurança em redes de telecomunicações

Inatel promove desafio de Cyber Segurança em redes de telecomunicações

Desafio do Inatel de Cyber Segurança protegerá redes de telecomunicações de ataques hackers

Em meio a tantas notícias em volta de casos de vazamentos de informações e invasões no meio virtual, o curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel promove pela primeira vez para alunos da instituição – localizada em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, um desafio onde o objetivo é a proteção de ataques e invasões de hackers.

Desafio Inatel

O desafio será um dos destaques da Semana das Telecomunicações deste ano que trará em sua edição diversas discussões e debates sobre a segurança cibernética.

A Semana contará ainda com palestras, workshops e minicursos entre os dias 19 a 24 de agosto.

 

Competição será realizada durante a Semana das Telecomunicações, que nesta edição traz a segurança cibernética como um dos principais assuntos durante palestras, workshops e minicursos

A competição de Cyber Security, denominada de CTF_Inatel Telecom Challenge, será realizada no sábado, dia 24 de agosto e fará com que os alunos aprendam e testem seus conhecimentos sobre segurança de redes de telecomunicações e invasão de sistemas em um ambiente controlado.

Os alunos terão que resolver na prática quatro desafios que envolverão simulações de invasão a redes de comunicações privadas.
Com a realização do desafio, os alunos poderão vivenciar na prática a proteção destas redes contra ataques, ameaças, violações e o uso não autorizado de dados.

Os alunos participantes do CTF_Inatel Telecom Challenge concorrerão a prêmios.

O primeiro colocado será contemplado com uma participação na iniciação científica no novo laboratório do Inatel, o CS&I Lab, do curso de Engenharia de Telecomunicações, voltado ao desenvolvimento de estudos e pesquisas em Cyber Security e Internet das Coisas – IoT.

As inscrições são exclusivas para os alunos do Inatel.

5G Inatel
Para o Prof. Marcelo Marques, Coordenador do curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel e Coordenador geral do CS&I Lab, a promoção de uma competição como esta, em que o aluno aprende, aplica e testa seus conhecimentos em uma simulação real dos aspectos relacionados a cyber segurança das redes de telecomunicações, possibilita não só um grande aprendizado, mas também, uma formação diferenciada ao aluno, levando-o a se destacar no mercado de trabalho.

ShowCase

O Inatel também preparou uma programação especial com showcases para o público que irá prestigiar a Semana das Telecomunicações. As pesquisas conduzidas pelo Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) e pelo Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) serão expostas e o público poderá conhecer de perto os protótipos e os equipamentos utilizados pelos pesquisadores do Inatel.
CRR e 5G Range
Nesta demonstração, os participantes poderão ver o mais recente transceptor 5G desenvolvido no Inatel e que está revolucionando as aplicações nas áreas de agronegócios, com a oferta de uma cobertura de mais de 50 km com taxas acima de 50 Mbps.

Interaja com a mais recente tecnologia em comunicações móveis do Inatel e veja qual será o futuro das Redes 5G no Brasil. O CRR pesquisa, desenvolve e implementa soluções para tornar as Redes 5G ainda mais atrativas para o cenário brasileiro.

As atuais pesquisas, focadas no desenvolvimento de uma Rede 5G para áreas remotas, visa vencer todos os obstáculos para a verdadeira universalização do acesso à Internet.

Laboratório Inatel
Telecom

O 5G também estará presente no do Laboratório WOCA do Inatel.

Os participantes terão a oportunidade de testar transmissões 5G da ordem de Gb/s baseadas em sistemas convergentes Fibra/Wireless e antenas de alto desempenho, desenvolvidas nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Telecomunicações do Inatel.

A apresentação contará também com um show-room de antenas e componentes de RF baseados em fotônica aplicados a 5G e radares para diversas faixas de frequência, incluindo ondas milimétricas (frequência superiores a 30 GHz).

Programação completa

A Semana das Telecomunicações também contempla muitas palestras, paineis e minicursos.

As atividades desta edição foram divididas em trilhas.

A cada dia, o participante poderá participar de ações voltadas para os temas de Simulação Eletromagnética, Conectividade Óptica de alto desempenho, Software na Engenharia de Telecomunicações e a Segurança Cibernética.
A participação nas atividades da Semana das Telecomunicações é aberta ao público.

Para a participação nos minicursos os interessados devem se inscrever pelo site oficial da semana.

Para as demais participações não há necessidade de inscrições.

A programação completa da Semana pode ser consultada em www.inatel.br/semanadatelecom

Sobre o Inatel

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, conhecida como o Vale da Eletrônica.

Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece seis cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado em Telecomunicações.

Além de formar profissionais, o Inatel transfere tecnologia ao mercado nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, consultoria e calibração de equipamentos.

Possui parcerias com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais. Desde 2016, é unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil. Mais informações: www.inatel.br

Os participantes da Semana das Telecomunicações poderão ver o mais recente transceptor 5G desenvolvido no Inatel e que está revolucionando as aplicações nas áreas de agronegócios, com a oferta de uma cobertura de mais de 50 km com taxas acima de 50 Mbps.

O 5G também estará presente no do Laboratório WOCA do Inatel.

Os participantes terão a oportunidade de testar transmissões 5G da ordem de Gb/s baseadas em sistemas convergentes Fibra/Wireless e antenas de alto desempenho, desenvolvidas nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Telecomunicações do Inatel.

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*