Tecnologia de realidade virtual, apoiada por sensores ‘transportará’ visitantes da exposição para um Box de Fórmula-1
A HOVR E LOOX VR, empresas brasileiras precursoras na criação de equipamentos e conteúdo de realidade virtual, prometem ser uma das principais atrações no Salão do Automóvel 2016. Com sua tecnologia de imersão e entretenimento, as empresas desenharam uma experiência de tirar o fôlego para entusiastas e fãs do automobilismo, que terão a oportunidade de visitar virtualmente um Box de Fórmula-1 em detalhes impressionantes.
Em parceria com a produtora de mídias imersivas HOVR, a LOOX VR desenvolveu especialmente para o estande da Renault na exposição uma tecnologia chamada Room-Scale, por meio da qual o espectador é virtualmente transportado a um box de Fórmula-1. Através de sensores que lêem a sala em tempo real, o observador é capaz de andar fisicamente pelo ambiente enquanto cada passo é reproduzido com precisão no ambiente virtual.
No box, o visitante é recepcionado por RN16, um simpático robô que serve como guia pessoal na experiência, narrando a cena e auxiliando o usuário a navegar. Ao andar pelos ambientes, o jogador pode interagir com gavetas, dar a largada do box de um Formula 1 Renault, ver o motor animado e conhecer um pouco da história da escuderia. Usando controles, o espectador pode inclusive se inclinar e manipular objetos do box com suas próprias mãos, explorando pequenos detalhes de modo hiper-realista.
Ao olhar para fora do box, pode-se ver e ouvir a multidão nas arquibancadas aguardando o início da corrida e, ao centro, um carro de Fórmula-1 estacionado. O espectador pode se abaixar para ver detalhes do design externo do carro e do box, tudo em tamanho real. Atrás do carro, o novo motor pode ser analisado milimetricamente já que as peças virtuais se desmontam e flutuam ao redor do espectador.
“Grandes empresas do setor automobilístico têm usado o Loox VR Alpha para seus lançamentos. Estou certo de que temos um dos projetos mais impressionante de Realidade Virtual do Salão do Automóvel 2016”, garante Rodrigo Schneider, sócio diretor da LOOX VR. “Em feiras e eventos, as pessoas fazem fila para experimentar realidade virtual pela primeira vez. Por este motivo, fundamos a marca HOVR, produtora de conteúdo 360º e 3D com foco empresarial”, conta o empresário. Especialista em mídias imersivas, ele foi responsável, juntamente com Diego Gonzalez e OhmarTacla, pela ação “Das Pistas para as Ruas”, dirigida por Caique Ferreira, diretor de comunicação da Renault.
Sobre a LOOX VR
A LOOX VR criou em 2012 seus primeiros óculos movidos a smartphone, e em 2014 anunciou seu design meses antes do lançamento do Google Cardboard e do Samsung Gear VR. Embora sejam empresas relativamente jovens, a LOOX VR e a HOVR já trabalharam com grandes marcas como Universal Music, Visa, Banco do Brasil, Santander, Cyrela, Tecnisa e Positivo.
Em 2015 a LOOX VR lançou o site VRGlass.com, uma rede social específica para visualização e compartilhamento de conteúdo 360 e 3D para óculos de realidade virtual. A visão da companhia é que os óculos podem ser usados tanto para entretenimento como para estimular o fechamento de grandes negócios.
Conhecida como uma das mais criativas startups do mercado, a Loox VR é inventora da primeira garrafa e pote que se transformam em óculos de realidade virtual, com foco em sustentabilidade e democratização da Realidade Virtual. Suas patentes estão em processo de licenciamento para grandes marcas de bebidas e alimentos.Acessíveis e fáceis de usar, seus óculos se encontram à venda no site www.vrglass.com e nos marketplaces Americanas, Submarino, Casas Bahia, Extra e Ponto Frio.