Microsoft promove AI Tour em São Paulo e anuncia programa COLAI para capacitação de jovens em IA
A Microsoft promoveu no dia 10/02 o Microsoft AI Tour em São Paulo – um dos principais eventos globais da empresa sobre IA para os negócios. Dentro do encontro reúne mais de 3,5 mil pessoas, incluindo clientes e parceiros a empresa divulgou o programa de treinamentos COLAI , para discutir o potencial da IA para enfrentar desafios e como as empresas podem liderar essa jornada como Frontier Firms – companhias construídas em torno de uma IA com equipes que trabalham com agentes.
Durante o keynote, Judson Althoff, CEO de Negócios Comerciais da Microsoft, destacou o caminho para que as empresas do Brasil atinjam a “Transformação Frontier”. E importante usar a IA para enriquecer a experiência dos funcionários, reinventar o engajamento com os clientes, reformular os processos de negócios para torná-los focados em IA (AI First) e avançar na curva de inovação. A apresentação contou ainda com demonstrações de como as soluções Microsoft ajudam a alcançar cada uma dessas demandas e cases de sucesso de clientes brasileiros.

A presidente da Microsoft Brasil, Priscyla Laham, compartilhou uma atualização dos compromissos firmados pela Microsoft no último AI Tour no Brasil, em setembro de 2024:
Dos R$ 14,7 bilhões de investimentos em infraestrutura de nuvem e IA no país até 2027, a Microsoft registrou um progresso significativo na construção dos campus de data centers no estado de São Paulo. Os dois primeiros data halls já estão em operação, a construção das unidades adicionais avança dentro do cronograma e todas as áreas externas do local foram concluídas.
O programa ConectAI, que tem meta de treinar 5 milhões de brasileiros em habilidades de IA até 2027, já registrou mais de 6,6 milhões de brasileiros que iniciaram algum treinamento e 2,8 milhões concluíram seus cursos. 
Novo programa COLAI capacita jovens brasileiro em IA
A Microsoft anunciou uma colaboração com a Gerando Falcões para o lançamento do COLAI, um programa educacional voltado à formação de brasileiros de 15 a 18 anos para oportunidades no mercado de tecnologia como jovens aprendizes.
Utilizando plataformas como o Minecraft Education, Copilot, GitHub e Microsoft Fabric, o COLAI aproxima o aprendizado de tecnologia do cotidiano dos jovens, tornando a experiência educacional mais intuitiva, prática e inspiradora. O programa tem 12 semanas de duração com carga horária total de 56 horas.
O COLAI tem uma abordagem em Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), na qual os estudantes aprendem com atividades práticas: oficinas, desenvolvimento de projetos colaborativos, entre outros. Ao fim, desenvolvem soluções tecnológicas voltada a negócios dentro do ambiente do jogo, aplicando de forma integrada conhecimentos técnicos e competências socioemocionais, como colaboração, criatividade e comunicação.