Home / Empreendedorismo / Fórum Siemens abordou eMobilidade e dezenas de soluções inovadoras

Fórum Siemens abordou eMobilidade e dezenas de soluções inovadoras

III Fórum Siemens fomenta debate em torno da inovação por meio de soluções para impulsionar o crescimento sustentável

• Terceira edição do fórum reúne líderes empresariais, especialistas, parceiros e startups de diferentes setores para discutir novos caminhos rumo à transformação digital

• Evento contou também com uma exposição interativa para mostrar soluções e tecnologias para Energia, Inteligência Artificial, e-Mobilidade, entre outros

Fórum Siemens

A Siemens promoveu na quarta-feira, 07 de agosto, em São Paulo, a terceira edição do Siemens Fórum, evento que reúne clientes e parceiros para discutir novos e inovadores modelos de negócios que irão responder ao desafio da transformação digital.

Sob o tema “Maximizando Negócios por meio de Ecossistemas Digitais Conectados”, o evento contou com a participação do CEO global da companhia, Joe Kaeser, como keynote speaker, que abordo como a Siemens pretende auxiliar clientes e parceiros em sua jornada de inovação, por meio de soluções disruptivas que não só contribuem para impulsionar seu crescimento, mas que geram um impacto positivo para a sociedade.

 

eMobilidade um dos temas nas várias salas do Fórum Siemens

Além disso, foi possível conferir o que há de mais atual em inteligência artificial, segurança cibernética, tecnologia de hidrogênio e eMobilidade, seja por meio de discussões e palestras tecnológicas com especialistas como também através de uma exposição interativa, com soluções que traduzem essas inovações tecnológicas em reais benefícios.

Banner Fórum Siemens
“Diante de um cenário no qual a inovação cada dia mais atua como um agente de mudanças nos modelos de negócios atuais, esse evento vem para impulsionar uma aproximação entre empresas, governo e sociedade na busca por soluções que venham atender aos desafios da transformação digital e possibilitem o crescimento de novos mercados.

Temos uma visão de longo prazo para o Brasil e acreditamos que nossa experiência em tecnologia de longo alcance e amplo domínio de know-how fazem da Siemens um parceiro estratégico e de confiança para instituições privadas e públicas”, afirmou André Clark, Presidente e CEO da Siemens no Brasil no seu pronunciamento de abertura.

 

Soluções inovadoras

Na ocasião, foi perfeitamente possível conferir de perto tecnologias como a de inteligência artificial, representada no evento por meio de um robô industrial, que demonstra sua aplicação de maneira efetiva no chão de fábrica com seus controladores, voltados para atender à crescente demanda em tornar os processos de fabricação mais inteligentes, eficientes e flexíveis.
Os visitantes puderam acompanhar também o conceito de Gêmeo Digital que, com representação visual de um produto, processo de produção ou desempenho, possibilita melhoria consistente em eficácia, minimiza taxas de falha, encurta ciclos de desenvolvimento.
A companhia também trouxe novidades em energia renovável.

Unidade de recarga veicular no Fórum Siemens

Uma dessas soluções será exemplificada em uma maquete que representou o processo de produção de hidrogênio por meio de fontes renováveis, o que resulta em um gás limpo que poderá ser usado na re-eletrificação com turbinas a gás e na aplicação industrial como na produção de metanol, amônia e biocombustíveis, todos de origem reutilizável e limpa.

Além disso, a Siemens apresentou com exclusividade o E2go, aplicativo voltado à gestão mais eficiente de energia, que possibilita obter em tempo real e na palma da mão diversas informações sobre as plantas de energia como, quantidade gerada por minuto e consumo por equipamento.

Além de agregar ao evento Fórum Siemens o 2º HackaSiemens um hackathon com mais de 40 jovens.

Eficácia nos negócios

Além de demonstrar de que forma as novas tecnologias irão redefinir os modelos de negócios atuais, a Siemens também debateu com clientes e parceiros cases que demonstram como empresas e cidades ao redor do mundo estão transformando essas inovações em realidade.
Ao todo foram cinco sessões de debates simultâneos, divididos entre os pilares de atuação da companhia no Brasil:

Smart Infrastructure, Gas and Power, Digital Industries e Future of Work.

André Clark

André Clark abertura do Fórum Siemens

Na área de Smart Infrastructure, além da exposição de cases de sucesso de três empresas, a Siemens anuncia a joint-venture com Micropower-Comerc, maior gestora de energia do país, para oferecer baterias para armazenamento de energia como serviço aos clientes, que não precisarão investir para ter essa nova solução.

Plantas industriais, hotéis, shoppings e demais setores que consomem grandes quantidades de energia poderão adotar esse serviço que reduz significativamente os gastos usando o armazenamento para substituir o consumo nas horas de pico, momento em que os custos com eletricidade são maiores.

 

Transformação na indústria (4.0)

Pensando no próximo passo da transformação digital na indústria, Pablo Fava, Vice-Presidente Sênior da Digital Industries, abordou soluções para a simulação virtual das indústrias de manufatura e processo, além de explicar como a Internet das Coisas (IoT) deve ser planejada para aumentar a produtividade das indústrias.
Já na área de Gas and Power, foram destacados modelos de negócios sustentáveis para toda a cadeia de energia, apresentando com parceiros tecnologias e cases sustentáveis.
Para discutir as mudanças no mercado de trabalho advindas da transformação digital, Sylmara Requena, Diretora de RH da Siemens no Brasil, recebeu, entre outros convidados, o futurista Peter Kronstrom no painel “Construindo Juntos um Futuro Inovador”, que foi transmitido ao vivo, às 11h45, na página da Siemens Brasil no Facebook (www.facebook.com/SiemensBrasil/).

Joe Kaeser CEO Siemens Mundial, em palestra no Fórum Siemens

Inovação colaborativa

Com o intuito de fomentar um ambiente no qual indústrias, organizações, instituições de ensino e startups desenvolvam inovações em ritmo de co-criação, também brilhou no Fórum o 2º HackaSiemens, no qual desenvolvedores serão desafiados a utilizar seus conhecimentos para criar soluções propostas por clientes da Siemens no ambiente MindSphere, sistema operacional aberto criado pela empresa para Internet das Coisas (IoT), que permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital.

Com essa iniciativa, espera-se que os participantes ampliem sua rede de relacionamento com contatos estratégicos ao mesmo tempo que auxiliem essas empresas a aumentarem sua competitividade, por meio de soluções que conectem seus ativos ao mundo digital fornecido pelas startups.

A cooperação entre empresa e universidade também estará representada por meio de uma parceria firmada entre a Siemens e a Universidade Mauá para o desenvolvimento de uma aplicação para monitoramento em tempo real do evento por mapa de calor.

A solução demonstra a integração de bancos de dados em nuvem consolidados no MindSphere para produzir uma apresentação dinâmica de demografia, com localização individualizada durante o evento.

A análise de dados armazenados permitirá, posteriormente, recuperar os trajetos de cada convidado, estandes visitados, número de visitas a estande e de pessoas presentes por palestra, produzindo um mapa de interesse pelas soluções e tecnologias exibidos nessa edição do fórum.

 

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*