A Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) promove, nos dias 12 e 13 de março, o “Seminário Água e energia – Enfrentar a crise e buscar o desenvolvimento”, em São Paulo.Diante das já anunciadas dificuldades relativas aos setores hídrico e elétrico, a FNE coloca em pauta o tema que a entidade considera essencial neste cenário: a necessidade de se combater a recessão econômica, mantendo a meta do desenvolvimento, com geração de emprego e renda. Como vem defendendo a FNE, por meio de seu projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, é fundamental dotar o País da infraestrutura produtiva adequada ao crescimento, assim como desenvolver programas efetivos de eficiência energética e economia de água. No entanto, refrear a produção e as chances de o País avançar não pode ser considerada uma alternativa.
O evento irá discutir o impacto da crise de fornecimento desses insumos nos projetos de desenvolvimento do Brasil. “Entendemos que não podemos nos esconder atrás desses problemas no sentido de justificar uma recessão ou queda do nosso crescimento. Pretendemos sair desse seminário com propostas concretas frente a esses desafios, e encaminhá-las às autoridades”, declarou Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente da FNE.
Entre os palestrantes confirmados estão: Amilcar Gonçalves Guerreiro, diretor de Estudos Econômicos-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); Antônio Corrêa de Lacerda, economista, é professor do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política da PUC-SP; João Alberto Viol, da JHE Consultores Associados, e vice-presidente de Gestão e Assuntos Institucionais do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).
O evento é gratuito e será transmitido pela internet, no link http://bit.ly/fne-seminario-agua-e-energia. Mais informações pelo telefone (11) 3113-2641, e-mail [email protected].
Serviço
Seminário Água e energia – Enfrentar a crise e buscar o desenvolvimento
Data: 12 e 13 de março
Local: Auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) – Rua Genebra, 25, Bela Vista, São Paulo
Informações para Imprensa
Renata Dias
Tels. (61) 3049 9577 / 8167 7682
[email protected]
Programação completa
12 de março
16h Abertura
16h30 Pronunciamento: “Os engenheiros e a luta pelo desenvolvimento”
Murilo Celso de Campos Pinheiro – Presidente da FNE
17h Conferência: “Evitar a recessão no Brasil”
Antonio Correa de Lacerda – professor-doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP)
18h Coquetel
13 de março
9h Os desafios da crise hídrica
Newton Lima de Azevedo – Governador pelo Brasil no Conselho Mundial da Água
João Alberto Viol – Vice-presidente de Gestão e Assuntos Institucionais do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco)
João Sérgio Cordeiro – Coordenador e docente em Saneamento e Gestão Ambiental na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e no Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec)
12h Intervalo para almoço
14h Energia para o desenvolvimento
Paulo Pedrosa – Presidente executivo da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace)
Amilcar Guerreiro – Diretor de Economia da Energia e Meio Ambiente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE)
José Anibal – Ex-secretário de Energia do Estado de São Paulo e suplente de senador (PSDB/SP)
17h Encerramento