STARTUP WEEKEND, UM ESTÍMULO À CRIATIVIDADE
Depois de passar por várias capitais, evento chega a Foz do Iguaçu
Acontece de 29/11 a 01/12 o Startup Weekend Foz do Iguaçu, no oeste paranaense. Trata-se de uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto, com a missão de inspirar, educar e dar suporte a indivíduos, equipes e comunidades. Já foram criadas mais de 400 startups durante os eventos realizados em mais de 95 países.
Um dos executivos que estarão presentes no Startup Weekend Foz do Iguaçu é Ricardo Fachin, diretor da FH.
O empresário está à frente da FH desde 1999 e comanda um time de mais de 350 colaboradores, divididos entre os escritórios de Curitiba (PR), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Joinville (SC), Madrid (Espanha) e Stuttgart (Alemanha).
Programa de startup também é oferecido para funcionários
Acelerar iniciativas que tragam propostas inovadoras e tecnológicas para o mercado é onde se sustenta o novo projeto da FH, que tem como objetivo implantar um programa de startup para os colaboradores da empresa.
A ideia surgiu após Ricardo Fachin participar de duas edições do Startup Weekend, em São Paulo e Curitiba. Segundo o empresário, investir em startups de tecnologia que tenham como base a inovação está alinhado com o plano de crescimento da empresa.
“A aceleração com que as mudanças ocorrem na área de tecnologia torna o desafio de encontrar a solução certa para cada problema uma tarefa complexa, exige tempo e investimento em pesquisa e desenvolvimento”, afirma.
O executivo acredita que a criação de programas que estimulem a criatividade é muito importante. “Fazer com que os colaboradores possam ter a experiência de criar um negócio, validar ideias, desafiá-los, faz parte do aprendizado”, conclui Fachin.
Perfil Ricardo Fachin, diretor executivo da FH
Formado em Engenharia Elétrica pela UTFPR – como melhor aluno de curso – e tendo feito um MBA na Fundação Getúlio Vargas, Ricardo Fachin trabalhou por cinco anos com sistemas elétricos na Petrobras e Siemens antes de migrar para o setor de tecnologia da informação. Foi quando criou a FH, em 1999.
Durante sua trajetória, Fachin teve contato com diferentes culturas, realizando projetos na Itália, Portugal, Eslováquia, México e Argentina. Morou por seis meses em Madri (Espanha). Atendeu clientes de setores como fabricantes de papel, manufatura, saúde e alimentação; depois concentrou os trabalhos nas empresas de varejo e produtos de consumo.
Como principal executivo, está à frente dos projetos de inovação e utiliza o modelo de startups para criar novas unidades de negócio dentro da FH.