Com a evolução da tecnologia, portabilidade e diminuição dos custos dos eletrônicos conectados, marcas encontraram novos caminhos para se comunicarem e interagirem com seus públicos. E uma relação que começa numa plataforma virtual, pode terminar com uma interação pessoal e ao vivo, ou o oposto. É o chamado Phygital, o marketing moderno que se baseia na integração do mundo físico com o digital e que aparece para criar relacionamentos transformadores entre marcas e pessoas.
“Hoje vivemos a era da internet das coisas, uma tendência que significa colocar internet em objetos e dar-lhes novas e mais práticas funções, que vem sendo estratégica para empresas de eletrônicos, eletrodomésticos e outros artigos no mundo todo”, afirma o VP executivo da AMPRO – Associação de MarketingPromocional e presidente do Grupo Digi, Cristiano Miano.
De acordo com ele, a interação entre marcas e pessoas que proporcione experiências diferenciadas, divertimento e outras sensações – o chamado Live Marketing – será o diferencial para os resultados de branding nos próximos anos e terá o phygital com uma de suas ferramentas cada vez mais utilizadas. “Ações que integram os mundos físico e virtual são capazes de provocar interações entre objetos, pessoas e marcas, por meio de aplicações tecnológicas. E, por serem de custo relativamente inferior em comparação a outras propostas de interação, mas com resultado também imediato, tem sido bastante usadas em novas campanhas com sucesso”.
Um exemplo é a ação criada pela T-Mobile, uma empresa alemã de telefones móveis, que trouxe uma versão “life-size” do jogo Angry Birds, que reuniu centenas de usuários em Barcelona para interagirem com o jogo ao vivo, em tamanho ampliado, com direito a arremessos e explosões reais –
https://www.youtube.com/watch?v=jzIBZQkj6SY#t=11
Outro tipo de ação já comum em eventos é a interação por meio de RFID: com pulseiras específicas, o visitante de um evento ou loja pode ser identificado, interagir com uma promoção, tirar uma foto automatizada em um ambiente personalizado e compartilhar automaticamente nas redes sociais. Hábitos de consumo e outras tarefas como abrir portas ou substituir funções de promotoras “vivas” com promotores robóticos; dispensers, sensores e integração com seu conteúdo (fotos, vídeos e amigos) de redes sociais ou nuvens pessoais (Google, Icloud etc) também são exemplos.
Dentre as tendências estão a interação com beacons – pequenos dispositivos que emitem um sinal aos celulares de quem passa perto – e geolocalização indoor, com identificação do usuário por completo ou parcial, por meio da qual é possível transmitir mensagens personalizadas de acordo com a intenção de cada marca, divulgar ofertas direcionadas etc; e as interações virtuais em redes sociais por meio de botões digitais, como o Dash Button lançado recentemente pela Amazon – um botão físico, Bluetooth, que tem acesso à internet e uma identificação única. Quando apertado, ele aciona um link no site da Amazon que força uma compra automática de um determinado item que foi pré-programado neste botão –https://www.youtube.com/watch?v=NMacTuHPWFI.
“Este tipo de tecnologia vai permitir que se criem campanhas on-demand ao cliente de uma loja, varejo ou supermercado. Imagine um botão em uma gôndola que, quando você aperta, pode receber uma visita surpresa de uma promotora que permite degustação ou o acionamento de um mecanismo automático de dispensa que identifica o usuário, por um login e proximidade, oferecendo uma única amostra por usuário e sem a necessidade de uma promotora real”, exemplifica.
As tendências do phygital estarão entre os assuntos abordados durante o 2º Congresso Brasileiro de Live Marketing, que acontece nos próximos dias 27 e 28 de julho, em São Paulo. O evento pretende reunir cerca de 1.200 profissionais de toda a cadeia produtiva do setor – agências especializadas, fornecedores, marcas contratantes, além de público universitário e demais interessados para debater temas de relevância para o desenvolvimento do mercado.
O mercado de Live Marketing, ou “marketing vivo”, está entre os que mais vêm apresentando crescimento nos últimos dez anos. De acordo com estimativas da AMPRO, o setor, que engloba diversas ferramentas nas áreas de Promoção, Merchandising, Eventos, Incentivo e Digital, movimentou perto de R$ 45 bilhões em 2014, com crescimento aproximado de 6%. Para 2015, a perspectiva é de um crescimento de mais 6%.
A Associação de Marketing Promocional é a maior entidade que representa o setor de Live Marketing em todo o país e a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de forma ampla. Com sede em São Paulo, completa 22 anos em 2015 e possui cerca de 400 empresas associadas, com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste). www.ampro.com.br
II Congresso Brasileiro de Live Marketing
Datas: 27 e 28 de julho de 2015
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Centro de Convenções Rebouças
Endereço: Av. Rebouças, 600, São Paulo/SP
Informações e inscrições: [email protected] ou telefone (11) 3815-9998
Vagas limitadas