As alterações climáticas e a gestão do saneamento, diante da nova realidade enfrentada pelo Brasil e pelo mundo, serão alguns dos temas abordados pelo 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES promoverá entre 4 e 8 de outubro, no Rio de janeiro (RJ). A organização do evento espera receber mais de cinco mil participantes, entre estudantes, profissionais do setor, acadêmicos, convidados internacionais, fornecedores e autoridades governamentais na cidade que concentra as atenções do mundo, a menos de um ano dos Jogos Olímpicos.
Com o tema central “Alterações Climáticas e a Gestão do Saneamento”, o Congresso, o maior evento do setor na América Latina, que acontece juntamente com a Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, reunirá especialistas e entidades de todo o Brasil no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ) para um encontro propositivo, conduta que tem pautado a atuação da ABES em 49 anos de existência.
O ciclo de debates é mais do que oportuno, num momento crucial para o saneamento ambiental brasileiro, que obteve avanços nos últimos anos, mas enfrenta agora uma crise de escassez hídrica em algumas regiões do país. “Esta crise tem que ser vista pelo setor como uma oportunidade. É fundamental que sejam fomentadas políticas públicas integradas, leis convergentes, fortalecimento, valorização e renovação do quadro de órgãos gestores, ambientais e de nossos prestadores de serviços de saneamento. Este é o melhor investimento que pode ser feito. Afinal, saneamento ambiental significa melhoria das condições de vida das pessoas e desenvolvimento”, ressalta Dante Ragazzi Pauli, Presidente Nacional da ABES. ““Temos que participar do debate, provocar a discussão propositiva dos temas do setor, procurar políticos que se engajem, viabilizar investimentos. Muita coisa pode mudar a partir da crise para que o setor de saneamento deixe de ser o primo pobre das áreas de infraestrutura no Brasil. E o Congresso da ABES, como tem sido desde sua primeira edição, tem um papel importante nesse cenário, pois reúne os maiores especialistas do Brasil, convidados de outros países, profissionais técnicos e operacionais e estudantes, a experiência com a energia dos futuros profissionais, os personagens que trabalham pela melhoria do saneamento em nosso país.”
Além dos painéis, debates e workshops e visitas técnicas de alto nível, o 28º CBESA promoverá eventos do Programa “Jovens Profissionais do Saneamento”, da ABES, integrando estudantes e recém-formados às questões técnicas do setor e do mercado de trabalho.
Em sua 4ª edição, o Campeonato de Operadores, constituído por um conjunto de provas operacionais, visa promover maior participação, interação e valorização destes profissionais que efetivamente fazem acontecer, no dia a dia, as atividades relacionadas aos serviços de saneamento.
Nessa edição, o CBESA disponibiliza a inscrição sustentável. Quem optar por esta categoria terá desconto e o acesso digital ao Programa Oficial, documento usualmente distribuído para consulta, através do aplicativo do Congresso. A iniciativa atende às diretrizes da ABES para economia de papel e priorização da comunicação digital.
Fitabes
A Fitabes é o ponto de encontro entre os tomadores de decisão e gestores de políticas e projetos em saneamento ambiental e os fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços para o setor, oferecendo conteúdo qualificado e apresentando as inovações e últimas tecnologias para o setor. Trata-se de um excelente ambiente de negócios, integrando e fomentando oportunidades onde existe uma demanda latente. Estarão presentes cerca de 200 marcas expositoras entre as companhias nacionais e internacionais e a expectativa de público chega a 9 mil visitantes.
Sobre a ABES
Há 49 anos trabalhando pelo saneamento ambiental no Brasil, a mais atuante entidade do setor de saneamento ambiental brasileiro;
Representação em todos os estados brasileiros e DF;
Mais de 10 mil associados cadastrados;
Coordenadora do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS);
Membro do ConCidades, do Conama, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, da Comissão Intersetorial de Saneamento e Meio Ambiente, da Associação Brasileira de Normas Técnicas;
Em organismos internacionais, tem representação na International Water Association (IWA), na Water Environment Federation (WEF), na Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) e no Conselho Mundial da Água.
Para mais informações sobre a ABES, acesse http://www.abes-dn.org.br/
Para mais informações e inscrições, acesse o site do Congresso: http://abes-dn.org.br/28cbesa/index.php