Home / Gadget / Alcatel e Blackberry marcas da TCL estarão no Eletrolar Show

Alcatel e Blackberry marcas da TCL estarão no Eletrolar Show

SEMP TCL apresentará suas cinco marcas que incluem ALCATEL e BLACKBERRY durante Eletrolar Show 2018

Empresa revela lançamentos para o mercado de eletroeletrônicos na maior feira B2B da América Latina
Com uma trajetória de 76 anos de incessante inovação, a SEMP TCL, que detém no Brasil o direito de uso das marcas SEMP, TCL e TOSHIBA, assumiu também o direito de uso das marcas ALCATEL e BLACKBERRY, com a compra da empresa TCT Mobile em março de 2018.

Estande da TCl Alcatel na Eletrolar

Apresentando uma série de lançamentos no segmento de Smart TVs, eletroportáteis e, agora também, em mobile, empresa trará grandes novidades para a Eletrolar Show 2018.

 

Continuará apostando no Neymar

E ainda seguirá apostando no território de futebol como pilar para comunicação, tendo anunciado recentemente uma parceria com o craque Neymar Jr.

como seu embaixador global, e a mais recente revelação do futebol brasileiro, Rodrygo Goes, como embaixador da empresa no Brasil.

Smrtphones Alcatel e Blackberry
Serviço:

Eletrolar Show \São Paulo\ SP
Avenida H / Rua 16
23 a 26 de julho no Transamérica Expo Center – 13h às 21h

História SEMP TCL

Pioneira no mercado brasileiro, a SEMP nasceu na cidade de São Paulo, em 1942, com o nome de Sociedade Eletro Mercantil Paulista.

Seu fundador, o comendador Afonso Hennel, brasileiro natural de Curitiba, estabeleceu uma pequena fábrica no centro da cidade para fabricar rádios, em plena Segunda Guerra Mundial.

Logomarca da TCL Alcatel
Assim nasceu a indústria de rádios no Brasil, pois até aquele momento os que existiam em nosso país eram fabricados no exterior e importados como produto acabado.

Na esteira da iniciativa da SEMP, ao longo dos anos seguintes, os grandes fabricantes mundiais também implantaram aqui suas fábricas de rádio.

Mesmo com a concorrência, a SEMP foi novamente inovadora, lançando ao mercado a primeira rádio vitrola fabricada no Brasil, em 1949.

 

A primeira a fabricar TVs no Brasil

A bandeira de pioneirismo da companhia também está fincada em outro enorme mercado: A SEMP foi a primeira empresa a fabricar um aparelho televisor no Brasil, no ano de 1951.

TV 4k TCL
Deve-se a Assis Chateaubriand a iniciativa de ter realizado a primeira transmissão de conteúdo televisivo no Brasil, em agosto de 1950.

As poucas centenas de famílias que puderam assistir a esse histórico momento o fizeram pelos pouquíssimos aparelhos televisores aqui disponíveis, todos eles importados dos Estados Unidos.

Com coragem e determinação, a SEMP rapidamente acreditou que esse novo mercado teria um enorme potencial e em menos de um ano já fabricava televisores no Brasil.

A aposta no novo segmento se mostrou um grande acerto e novamente foi seguida, pois ao final da década de 50 algumas empresas estrangeiras também implantaram aqui suas fábricas de televisores.

Entre 1963 e 1977, a empresa continua a trazer tecnologia e inovação, com lançamento de novos produtos, que até então não eram fabricados no Brasil:

O primeiro rádio com som estéreo (1965);

O televisor 12’’ portátil (1966);

A TV colorida (1972) e o televisor em cores com gabinete de plástico (1976).

Banner Blackberry TCL

Zona Franca e a expansão

Em 1973, com a expansão dos negócios e com a criação pelo governo federal de uma zona de incentivos fiscais setoriais, a SEMP transfere suas operações fabris da cidade de São Paulo para Manaus, mantendo em São Paulo seu centro administrativo, comercial e de distribuição.

Em agosto de 1977, a multinacional japonesa Toshiba Corporation adquire uma participação acionária equivalente a 40% do capital da SEMP, que passa a se chamar SEMP TOSHIBA, permanecendo como empresa de capital majoritariamente brasileiro, mas passando a contar com a reconhecida capacitação tecnológica japonesa.

Tudo isso, alinhado a uma gestão embasada no profundo conhecimento das peculiaridades de nosso mercado.

Inicia-se então um novo ciclo de pioneirismo, pelo qual a empresa repete a conquista de ser a primeira a fabricar no Brasil os seguintes produtos:

Vídeo cassete de quatro cabeças (1987);

Notebook (1998);

Celular com TV Digital (2008);

Tablet (2011) e Computador de Bolso (2015).

TV Toshiba marca da TCL

CD e administração juntas

Em janeiro de 2015, a empresa transfere seu centro administrativo e comercial para o município de Cajamar, onde já estava implantado há uma década seu centro de distribuição, gerando assim a unificação de suas atividades não fabris em uma região estrategicamente bem localizada.

No mesmo ano, a SEMP entra no mercado de eletroportáteis com o lançamento de uma linha de produtos.
Em março de 2016, o acionista controlador brasileiro readquire a participação acionária dos japoneses e a SEMP estabelece um novo contrato com a Toshiba de direito de uso da marca.

A mais duradoura Joint Venture nipo-brasileira da história encerra um ciclo e transforma-se em uma sólida relação comercial para os anos seguintes.

Em julho de 2016, a SEMP reescreve sua história, com a multinacional chinesa TCL Corporation adquirindo 40% das ações da SEMP.

Inicia-se aqui uma nova Joint Venture, agora com o gigante chinês, que é o terceiro maior fabricante de televisores do mundo e o quinto maior fabricante mundial de painéis de LCD, passando a empresa a chamar-se SEMP TCL e a oferecer ao mercado brasileiro três grandes marcas:

SEMP, TCL e TOSHIBA.

 

TVs 4K na Eletrolar Show

Em 2017, a empresa apresenta seus principais lançamentos em TVs 4K de última geração durante a Eletrolar Show, maior feira de eletroeletrônicos da América Latina, realizada em julho, e se lança oficialmente no mercado brasileiro de TVs 4K, com grande aceitação de público.

No início de 2018, a empresa anuncia o craque Neymar como embaixador global da marca TCL, reafirmando a longa história com essa paixão nacional: o futebol.

Também anuncia a compra da TCT Mobile, com a marca Alcatel de celulares que operava no Brasil até então como subsidiária da TCL Communication, e seu plano é entrar com força também no mercado de mobile, com aparelhos celulares da marca TCL sendo lançados até o fim do ano.

No segmento de eletroportáteis, a empresa passa a dar dois anos de garantia em qualquer produto da linha Alcatel.
Uma história de 76 anos, marcada por oferecer inovação, design e lifestyle,, tendo como missão ter a mais destacada reputação em tecnologia eletroeletrônica, através de marcas fortes e de elevado reconhecimento.

Sobre a SEMP TCL

Presente no mercado com as marcas SEMP, TCL, Alcatel, Blackberry e TOSHIBA, a SEMP TCL é uma joint-venture entre a SEMP, empresa brasileira fundada em 1942 e com longa história de pioneirismo na fabricação de produtos eletroeletrônicos de consumo, e a TCL Corporation, multinacional chinesa presente em mais de 160 países e líder em diversas categorias de seu segmento.

Para mais informações acesse www.semptcl.com.br

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*