SEMP TCL apresentará suas cinco marcas que incluem ALCATEL e BLACKBERRY durante Eletrolar Show 2018
Empresa revela lançamentos para o mercado de eletroeletrônicos na maior feira B2B da América Latina
Com uma trajetória de 76 anos de incessante inovação, a SEMP TCL, que detém no Brasil o direito de uso das marcas SEMP, TCL e TOSHIBA, assumiu também o direito de uso das marcas ALCATEL e BLACKBERRY, com a compra da empresa TCT Mobile em março de 2018.
Apresentando uma série de lançamentos no segmento de Smart TVs, eletroportáteis e, agora também, em mobile, empresa trará grandes novidades para a Eletrolar Show 2018.
Continuará apostando no Neymar
E ainda seguirá apostando no território de futebol como pilar para comunicação, tendo anunciado recentemente uma parceria com o craque Neymar Jr.
como seu embaixador global, e a mais recente revelação do futebol brasileiro, Rodrygo Goes, como embaixador da empresa no Brasil.
Serviço:
Eletrolar Show \São Paulo\ SP
Avenida H / Rua 16
23 a 26 de julho no Transamérica Expo Center – 13h às 21h
História SEMP TCL
Pioneira no mercado brasileiro, a SEMP nasceu na cidade de São Paulo, em 1942, com o nome de Sociedade Eletro Mercantil Paulista.
Seu fundador, o comendador Afonso Hennel, brasileiro natural de Curitiba, estabeleceu uma pequena fábrica no centro da cidade para fabricar rádios, em plena Segunda Guerra Mundial.
Assim nasceu a indústria de rádios no Brasil, pois até aquele momento os que existiam em nosso país eram fabricados no exterior e importados como produto acabado.
Na esteira da iniciativa da SEMP, ao longo dos anos seguintes, os grandes fabricantes mundiais também implantaram aqui suas fábricas de rádio.
Mesmo com a concorrência, a SEMP foi novamente inovadora, lançando ao mercado a primeira rádio vitrola fabricada no Brasil, em 1949.
A primeira a fabricar TVs no Brasil
A bandeira de pioneirismo da companhia também está fincada em outro enorme mercado: A SEMP foi a primeira empresa a fabricar um aparelho televisor no Brasil, no ano de 1951.
Deve-se a Assis Chateaubriand a iniciativa de ter realizado a primeira transmissão de conteúdo televisivo no Brasil, em agosto de 1950.
As poucas centenas de famílias que puderam assistir a esse histórico momento o fizeram pelos pouquíssimos aparelhos televisores aqui disponíveis, todos eles importados dos Estados Unidos.
Com coragem e determinação, a SEMP rapidamente acreditou que esse novo mercado teria um enorme potencial e em menos de um ano já fabricava televisores no Brasil.
A aposta no novo segmento se mostrou um grande acerto e novamente foi seguida, pois ao final da década de 50 algumas empresas estrangeiras também implantaram aqui suas fábricas de televisores.
Entre 1963 e 1977, a empresa continua a trazer tecnologia e inovação, com lançamento de novos produtos, que até então não eram fabricados no Brasil:
O primeiro rádio com som estéreo (1965);
O televisor 12’’ portátil (1966);
A TV colorida (1972) e o televisor em cores com gabinete de plástico (1976).
Zona Franca e a expansão
Em 1973, com a expansão dos negócios e com a criação pelo governo federal de uma zona de incentivos fiscais setoriais, a SEMP transfere suas operações fabris da cidade de São Paulo para Manaus, mantendo em São Paulo seu centro administrativo, comercial e de distribuição.
Em agosto de 1977, a multinacional japonesa Toshiba Corporation adquire uma participação acionária equivalente a 40% do capital da SEMP, que passa a se chamar SEMP TOSHIBA, permanecendo como empresa de capital majoritariamente brasileiro, mas passando a contar com a reconhecida capacitação tecnológica japonesa.
Tudo isso, alinhado a uma gestão embasada no profundo conhecimento das peculiaridades de nosso mercado.
Inicia-se então um novo ciclo de pioneirismo, pelo qual a empresa repete a conquista de ser a primeira a fabricar no Brasil os seguintes produtos:
Vídeo cassete de quatro cabeças (1987);
Notebook (1998);
Celular com TV Digital (2008);
Tablet (2011) e Computador de Bolso (2015).
CD e administração juntas
Em janeiro de 2015, a empresa transfere seu centro administrativo e comercial para o município de Cajamar, onde já estava implantado há uma década seu centro de distribuição, gerando assim a unificação de suas atividades não fabris em uma região estrategicamente bem localizada.
No mesmo ano, a SEMP entra no mercado de eletroportáteis com o lançamento de uma linha de produtos.
Em março de 2016, o acionista controlador brasileiro readquire a participação acionária dos japoneses e a SEMP estabelece um novo contrato com a Toshiba de direito de uso da marca.
A mais duradoura Joint Venture nipo-brasileira da história encerra um ciclo e transforma-se em uma sólida relação comercial para os anos seguintes.
Em julho de 2016, a SEMP reescreve sua história, com a multinacional chinesa TCL Corporation adquirindo 40% das ações da SEMP.
Inicia-se aqui uma nova Joint Venture, agora com o gigante chinês, que é o terceiro maior fabricante de televisores do mundo e o quinto maior fabricante mundial de painéis de LCD, passando a empresa a chamar-se SEMP TCL e a oferecer ao mercado brasileiro três grandes marcas:
SEMP, TCL e TOSHIBA.
TVs 4K na Eletrolar Show
Em 2017, a empresa apresenta seus principais lançamentos em TVs 4K de última geração durante a Eletrolar Show, maior feira de eletroeletrônicos da América Latina, realizada em julho, e se lança oficialmente no mercado brasileiro de TVs 4K, com grande aceitação de público.
No início de 2018, a empresa anuncia o craque Neymar como embaixador global da marca TCL, reafirmando a longa história com essa paixão nacional: o futebol.
Também anuncia a compra da TCT Mobile, com a marca Alcatel de celulares que operava no Brasil até então como subsidiária da TCL Communication, e seu plano é entrar com força também no mercado de mobile, com aparelhos celulares da marca TCL sendo lançados até o fim do ano.
No segmento de eletroportáteis, a empresa passa a dar dois anos de garantia em qualquer produto da linha Alcatel.
Uma história de 76 anos, marcada por oferecer inovação, design e lifestyle,, tendo como missão ter a mais destacada reputação em tecnologia eletroeletrônica, através de marcas fortes e de elevado reconhecimento.
Sobre a SEMP TCL
Presente no mercado com as marcas SEMP, TCL, Alcatel, Blackberry e TOSHIBA, a SEMP TCL é uma joint-venture entre a SEMP, empresa brasileira fundada em 1942 e com longa história de pioneirismo na fabricação de produtos eletroeletrônicos de consumo, e a TCL Corporation, multinacional chinesa presente em mais de 160 países e líder em diversas categorias de seu segmento.
Para mais informações acesse www.semptcl.com.br