Home Overclock Overclock: menos de 0.1% do mundo tem interesse?

Overclock: menos de 0.1% do mundo tem interesse?

por Carlos Xandelly

Embora o mercado esteja bem aquecido em vendas referente a placas e equipamentos considerados high-end e de alta performance, o Overclock na mesma proporção assustadoramente é ínfimo …

EDITADO: 10-12 ÀS 22:58HS, ADICIONADO A SEGUINTE INFORMAÇÃO:

A consulta pode ser realizada diretamente ao Google ou Alexa através do sequinte link:

FAVOR ACESSAR ESTE LINK

AOS DESINFORMADOS, como é o funcionamento desta busca? O Google armazena todas as palavras, termos e frases realizadas em sua base de consultas e dados feitas a partir do seu portal.

Este artigo VISA TÃO SOMENTE levar aos leitores e descobrir o porque a palavra ou termo: OVERCLOCK é tão infimamente buscado e procurado na WEB em relação ao Brasil e demais frases ou termos. Representando menos de 0.1% das pesquisas. Isto não é uma afirmação pessoal ou particular, caso queiram criar divergências, POR FAVOR PROCURAR O GOOGLE.

Estes dias, planejando algumas ações e atividades com nossos parceiros, resolvemos contratar um SEO e um especialista em lidar com o GOOGLE e todas as parafernálias do Alexa e demais ferramentas da web.

E a resposta veio em alto e bom tom: Overclock não é nada bom para SEO !!!

Mas calma meus queridos entusiastas, não levem ao pé da letra e continuem lendo, logo já entenderão o sentido deste artigo. Vamos explicar antes que algumas pessoas de dentro deste cenário acabem préjulgando todo nosso trabalho e ainda acabem falando mal do que mal souberam ler e interpretarem, o que é costumeiramente realizado. Explicarei…

Na recente pesquisa apresentada pelo mestre SEO, Mr. Fung LEE CHING, ao OverBR, representante de umas das maiores autoridades no mundo em SEO e otimização de sites, descobrimos que a palavra OVERCLOCK é uma das mais baixas e menos procuradas pelos internautas, representando apenas e tão somente o ínifmo de 0.07% de busca por palavra ou termo relacionado pelo motor do GOOGLE.

Vejam os dados segundo informações do GOOGLE:

Pesquisas Globais Mensais Totalizadas: 2.240.000

Pesquisas locais mensais: 135.000 mil

Traduzindo em bom texto: Ao redor do Mundo nos últimos 30 dias, pouco mais de 2 milhões e 200 mil buscas realizadas com o termo ou a palavra OVERCLOCK aconteceram no GOOGLE, enquanto o número extremamente irrisório de 135 mil buscas realizadas no mesmo período somente considerando o Brasil. Uma proporção negativa gigantesca.

Isto me deixou reamente muito instigado e simultâneamente intrigado, mas não existe muito segredo. Bom, no âmbito da minha iludida investida de crescer e melhorar os nossos serviços, fico realmente me questionando o quanto vale continuar acreditando e investindo dentro de um segmento que apresenta e representa um cenário tão pequeno em números. Mas, levando-se em consideração que são 135 mil Brasileiros e que representam 0.07% da fatia global, já me consola um pouco em saber que nem tudo é tão pequeno assim.

Eu particularmente não sabia que o ‘OVERCLOCK’ apresentava e representava números tão ínfimos, tão diminutos e com busca tão restrita frente as comparações com outros termos, outras palavras….Por exemplo, só para uma comparação bem tola…a nível de parâmetros…realizei a mesma busca com as mesmas condições SEO pela palavra ‘FACEBOOK’ e o resultado veio em número de zeros que não soube calcular assim num primeiro olhar:

FACEBOOK: 4.600.000.000

Mas ai o querido leitor pode querer falar que Facebook é Facebook…tudo bem….então que tal outros termos e palavras menos relevantes? Segue abaixo:

  • AMAZONAS: 2.240.000
  • GAMES: 918.000.000
  • TECNOLOGIA: 6.120.000
  • INTEL: 24.900.000
  • AMD: 13.600.000
  • JOGOS: 226.000.000
  • FREE: 755.000.000
  • OVERCLOCK: 135.000

E poderia eu colocar aqui outros milhares de exemplos e palavras ou termos usados no GOOGLE que mostrem valores e números.

Os números me deixaram realmente assustado e acredito que do mesmo jeito, os fabricantes e patrocinadores devem ficar … afinal investir e continuarem contribuindo num mundo que existe menos de 1% de interesse global? É muito complicado mesmo….

Na realidade e no bem da verdade, já finalizando o artigo, eu sempre soube que éramos poucos, que os amantes do hardware e do mundo extremo eram e sempre seriam bem reduzidos, mas quando olhei para quantidades, números e a irrisória porcentagem…isto sim, me deixou atônito, obstupefato e assustado… pois praticamente na fatia globalizada não existe absolutamente nada expressivo ou forte.

Fica ai o artigo, para que possamos refletir, pensar e tentar saber o porque o termo ou a palavra OVERCLOCK representa tão pouco e tão restrito número de procura e busca…seria este o início do FIM ?

 

Você poderia nos ajudar a descobrir o porque o ‘OVERCLOCK’ tem uma procura tão baixa assim?

comente, fale, exponha teu pensamento… quem sabe juntos chegaremos a alguma conclusão ou pensamento…

 

 

Você também pode gostar

12 comentários

Gabriel 'Drex' 11 de dezembro de 2012 - 23:44

Eu entendi a ideia do Xandelly com relação ao termo e eu acredito que possa haver uma segunda interpretação: Talvez o publico tenha se tornado mais esclarecido, pois eu entendo que quem procura o termo “Overclock” no Google seja alguém leigo; uma pessoa um pouco mais inteirada no assunto procuraria por termos como “Direct Die” “Hardmodding” e etc. é como alguém procurando pelo termo (desculpem o exemplo chulo) “CARRO” no Google, alguém com um minimo de experiencia em internet procuraria por termos mais específicos como “Astra” ou “Fusca”. Vi o pessoal malhando o Xandelly por ai e eu acredito que depreciar o overclock não tenha sido a ideia, mas ha de se concordar que tem existem uma serie de comentários que ele fez que que dão muita margem pra comentários de duplo sentido. Se alguém realmente acha que o Overclock esta morrendo, essa semana estive em SP em um workshop com especialistas de uma empresa MUITO grande de TI, que fabrica servidores e mainframes e todas as suas maquinas topo de linha saem overclocadas e refrigeradas a água de fabrica (a empresa fabrica somente maquinas para bussiness)

Responder
Gustavo França 11 de dezembro de 2012 - 19:57

Boa noite..

Vejo pelos comentários que o artigo acima causou certa polêmica, mas entendo seu ponto de vista ao mostrar como o GOOGLE enxerga a busca do termo “Overclock”. É apenas um dado informativo, mas parece que alguns usuários mais afoitos (ou BURROS mesmo se assim posso falar), levaram para um lado que não é falado na matéria.
Já ouviu aquela frase: “Sou responsável pelo o que eu digo, não pelo o que você entende”…Pois bem, pena que muitas pessoas não pegaram o espirito da matéria e demonstram TOTAL IGNORÂNCIA ao interpretar um texto. Será que esse pessoal que critica tem algum grau de escolaridade? Ao que parece. NÃO!!!!

Responder
Adriano 11 de dezembro de 2012 - 17:04

Em primeiro lugar, quem pratica OC não fica tentando aprender em Google.
Essas pessoas vão direto em locais onde pode ter aconselhamento de gente entendida do assunto, como Overclockers Club, Extreme Systems, Overclock.net, Techpowerup e até mesmo em foruns BR como Adrenaline, HWBR…

Agora em segundo lugar, e isso é só uma dica besta sobre a qual nem tenho noção dos resultados, lembre-se que “overclock” não é o único termo usado para buscas. Há ainda OC, Over…

Responder
Carlos Xandelly 11 de dezembro de 2012 - 17:55

Olá Adriano, seja bem vindo, sua ajuda é de bom tamanho !

A questão aqui não é OVERLCOCK entende colega? Não sei se é capaz de interpretar o contexto.
A QUESTÃO é a palavra e tão somente, sabe as letras? O V E R C L O C K ?
Nosso rankeamento foi realizado há 4 anos atrás em cima de algumas palavras chaves e metatags, bem como um script pago SEO (feito em 2009) para que melhore todo o serviço de indexação nos motores de busca.
O que acontece e aconteceu?
Caimos de um ranking de quase 90% para menos de 50% e isto eu precisava descobrir o porque aconteceu, e a resposta veio em números apresentados realizados em detalhamentos e explanação dos scripts. O GOOGLE jogou o OVERBR para baixo na mesma proporção que é realizado as pesquisas com a palavra-chave em questão: OVERCLOCK.
Mas agora já é…foi feito e está feito, para alterar tudo, envolve um baita investimento e ter que pagar tudo novamente simplesmente para ter de novo o rankeamento no GOOGLE com esta proporção de busca não vale a pena.

Novamente, obrigado por participar e apresentar seus comentários.
abraços

Responder
pxhx 11 de dezembro de 2012 - 16:19

Realmente o termo “facebook” é o mais buscado em todos os países.
Não é só o povo brasileiro que anda alienado com essas redes sociais pelo jeito.
O pessoal do overclock acho que não busca muito o termo “overclock” no google. Mesmo quem está começando segue influenciado por alguma coisa, sejam amigos, fóruns e etc… com isso já elaboram uma busca mais refinada ou nem chegam a usar o google, resolvendo as dúvidas na própria comunidade.

Essa questão do fim do overclock dá um debate muito interessante… na minha opinião não acaba, pois é uma industria que ainda dá lucro. Plataformas high-end sempre irão existir, desde tenha mercado para elas.
Enfim, esse assunto vai longe.

Responder
Carlos Xandelly 11 de dezembro de 2012 - 17:50

Fala Paulo !
Mas o que conta aqui é que não é exatamente o termo ou a palavra, entende?
Antes tínhamos um ranking de 89.7 e este mesmo ranking despencou para baixo de 45% no mesmo script de tags. A nossa investida foi tentar descobrir se isto foi causado pela troca da template ou as alterações que foram feitas nos últimos dias, ou se algum erro em nossa base.
Quando chamamos o SEO, a resposta veio em números, ou seja, o OverBR estava sendo rankeado muito alto no termo e palavra OVERCLOCK e como as buscas por este termo ou palavra não estão fortes ou não são altas, o Google empurrou nosso rankeamento para baixo e caiu tudo na sequência…foi uma reação meio que em cadeia.

E sobre o tal FIM do OVERCLOCK ? Sim, quando me referi neste termo, é sobre o FIM DO OVERCLOCK em nossa base e não como alguns fazem parecer que é o FIM DO OVERCLOCK (FISICAMENTE entende?)…

mas agora não faz muito sentido não…deixa estar ! Investir em SEO e mudar tudo é meio furada e nosso orçamento não tem caixa pra isso não…

Responder
Rafale Mullets 11 de dezembro de 2012 - 11:37

Falta do que ter o que fazer em Xandelly? Complicado cara, não sou fan de Over, mas ridiculo você manter um site de over e falar algo assim, se toca cara… E boa CP :D

Responder
Carlos Xandelly 11 de dezembro de 2012 - 18:01

Olá MUllets ! que bom te ver por aqui !
Realmente, não sabemos muito o que ser feito principalmente sabendo que sequer você teve o trabalho de ler todo o artigo e entender e ai quem sabe poder nos ajudar !
Atualmente o GOOGLE está realizando a mesma proporção de peso de busca e indexação com alguns termos e palavras na mesma proporção da busca realizada e entrada pelo robots. do google. E o nosso rankemanto com ESTA PALAVRA E TERMO OVERCLOCK, despencou.
Entende melhor agora amigo? Se você souber de algo que possa ajudar no google, nos informe ! Toda ajuda vale…

obrigado.

Responder
JLS 11 de dezembro de 2012 - 08:30

Olá novamente, primeiro o motor de busca do Google não é muito utilizado no Brasil, ex: vá ao Baixaki e baixe algo, ai se não prestar atenção vai acabar instalando a Babylon, que é muito utilizada no Brasil pois as pessoas não saber trocar o motor de busca, e outra o navegador Internet Explorer já vem com o site Windows Live por padrão,ai troca para o Google, depois instala o Windows Live Messenger, pronto voltou para o site Windows Live, trabalho com informática e 90% dos computadores que veem para manutenção não utilizam motor de busca do Google, então resumindo, as pessoas precisam ter este tipo de entendimento, uma maneira fácil seria pela televisão, tipo Canal da Globo SBT e por ai vai..

Responder
Carlos Xandelly 11 de dezembro de 2012 - 17:44

Agora estamos tendo algum progresso, pelo menos colocou e utilizou um email válido !
No momento , gostaria de agradecer aos seus tópicos que foram de super ajuda e contribuição, os que você criou em outros fóruns.
Quanto ao nosso trabalho SEO, não existe mais motivos para serem comentados ou tratados, afinal, como alguns dizem por ai :
NEM SABEMOS MESMO SE O OVERBR IRÁ CONTINUAR EM 2013 E NEM SE ELE CONTINUARÁ EXISTINDO, não é mesmo?

então não tem nem o porque de se elevar ou pensar em números neste momento.

Um grande abraço, sucesso e bons reviews por ai !

Responder
uia 10 de dezembro de 2012 - 21:48

Deveria haver outro assunto além deste para perguntar ao CEO…….

Responder
Carlos Xandelly 10 de dezembro de 2012 - 22:57

Oi, bem vindo ! Obrigado pelo interesse. Acredito que você poderia ter usado o nome próprio ao invés de um email anonimo e falso não é?
Afinal a conturbação foi criada por você mesmo, agora não sei se por si só ou tendo contribuição de seus lideres. Mas quero muito acreditar que você tenha se equivocado e não soube interpretar o artigo, afinal isso pode e deve acontecer quando se lê somente o título do mesmo e não se dá ao trabalho de lê-lo até o fim ou as vezes a pressa mesmo…

Nosso SEO (se escreve com S) trabalhou no sentido de tentar indentificar o porque o google tem uma taxa tão baixa no Brasil de busca e procura, representando apenas 135 mil buscas em 30 dias. E isto sem aplicar o filtro, por exemplo neste meio está o overclock android, overclock etc…

Acredito que você, também não tenha conseguido acessar o link do google, segue novamente para que você mesmo faça por si a busca, não sou eu quem criei este resultado, e sim o GOOGLE: https://adwords.google.pt/o/Targeting/Explorer?__c=1000000000&__u=1000000000&ideaRequestType=KEYWORD_IDEAS .

Minha sugestão seria tentar abrirmos um chamado no google e pedir explicações o porque deste resultado não é mesmo? Você bem que poderia ajudar, e juntos melhorar os rankeamentos e as tags de busca, que é justamente a nossa proposta e a idéia do nosso canal.

Você é bem inteligente, e ficará muito fácil, agirmos em conjunto. Tente ver se consegue descobrir algo mais no GOOGLE e nos informe OK? Sua ajuda será bem vinda, pois tenho notado que você dispões de um bom tempo vago.

Abraços e o que precisar, basta me procurar.

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações