É, o fim de ano para a Gigabyte parece não ser um dos melhores ao que tudo indica. O Fabricante líder em inovação acabou anunciando um recall geral de três das suas motherboards top de linha para os processadores LGA2011, a X79-UD3, X79-UD5, e a G1.Assassin 2, depois do aumento de queixas sobre o circuito VRM queimado/danificado, mesmo sob voltagens relativamente moderadas em sistemas com overclock .
O recall é uma resposta a um número crescente de queixas dos overclockers que revelaram que as suas motherboards não apresentavam a fiabilidade que deveriam apresentar e ‘parando’ de responder mesmo depois que suas configurações e ajustes eram retornados ao modo padrão (default), sendo que na maioria das reclamações o problema era que o VRM queimou.
Este problema pode ser causado por um firmware que complementa o circuito VRM do CPU, assim como a possível utilização de componentes de má qualidade ou de um lote problemático. No seu mais recente comunicado de imprensa emitido em seu site chinês, a Gigabyte ofereceu duas possíveis soluções. Primeiro, o fabricante lançou uma atualização para a BIOS das motherboards existentes, e que impede que ocorram falhas. A atualização consegue isso, no entanto, isso é conseguido através do throttling do CPU quando está sob stress extremo, o que impede o overclocking extremo.
A segunda solução, é claro, é a devolução das unidades para substituição. Os usuários podem enviar as suas motherboards queimadas, bem como as unidades saudáveis, propensas a este problema, resultando numa substituição gratuíta, logo que aparecerem novas revisões das placas.
Enquanto isso, a Gigabyte retirou as suas motherboards X79 afetadas das prateleiras em todo o mundo. Esperamos realmente que consigam resolver estes problemas e que em 2012 seja um ano muito melhor para nossos amigos e parceiros da Gigabyte.