A queda da ZTE faz Ericsson e Samsung avançar em mercado de redes de telefonia celular
A Ericsson aumentou participação no mercado de equipamentos para telefonia móvel no segundo trimestre, enquanto a Samsung Electronics saltou para o quarto lugar, segundo dados da empresa de pesquisa Dell’Oro.
A Ericsson, segunda maior fabricante de equipamento de rede para telefonia celular e a Samsung se beneficiaram do aumento da demanda nos Estados Unidos, enquanto a chinesa ZTE caiu para o quinto lugar após ser atingida por sanções norte-americanas em abril.
Outras também ocuparam o vácuo
Os maiores fornecedores de equipamentos para o setor no mundo –a líder, Huawei, Ericsson e a terceira colocada Nokia– aumentaram suas participações de mercado na comparação trimestral, parcialmente devido à queda nas vendas da ZTE a partir de abril, disse o analista da Dell’Oro Stefan Pongratz.
Segundo o analista, a fatia da Ericsson nas receitas do setor subiu cerca de um ponto percentual no segundo trimestre.
Os dados da Dell’Oro sobre equipamento de rede é geralmente aceito como um modelo para rankings de participação do mercado dentro do setor.
A empresa não informou os dados exatos para receita.
Mudança de tecnologias mexem com as empresas
Fornecedores para telefonia móvel têm sofrido com a desaceleração do crescimento desde que a demanda por equipamento de rede 4G atingiu o auge em 2015, mas a indústria está agora se preparando para avanços com a chegada da tecnologia 5G, com início mais à frente este ano e em 2019 nos Estados Unidos.
O recente impulso da Ericsson veio em parte pela substituição da ZTE como fornecedora de equipamento para a empresa italiana de telefonia móvel Wind Tre.
Ela também se beneficiou de melhorias mais rápidas no mercado norte-americano, onde lidera o ranking, à frente da Nokia.
Samsung é a terceira nos EUA
A Samsung é a terceira na América do Norte e quarta no mundo, informou a Dell’Oro.
As vendas de redes na América do Norte tiveram crescimento de dois dígitos durante o primeiro semestre, estimou a Dell’Oro.
De uma base pequena, a participação da Samsung na receita do setor na América do Norte saltou três vezes durante o primeiro semestre de 2018, informou a Dell’Oro sem divulgar números específicos.