A yellow.ai, plataforma de automação da experiência do cliente com mais de 700 clientes corporativos em todo o mundo, anunciou que arrecadou US$ 78,15 milhões em uma rodada de investimento de série C, conduzida pela WestBridge Capital juntamente com a Sapphire Ventures e a Salesforce Ventures.
A Lightspeed Venture Partners participou novamente dessa rodada, o que eleva o valor de investimento obtido até este momento para US$ 102,15 milhões.
A yellow.ai possibilita que empresas utilizem seu mecanismo e plataforma exclusivos de processamento de linguagem natural para desenvolver chatbots e bots de voz em mais de 100 idiomas e por meio de mais de 35 canais, com soluções que automatizam funções como suporte ao cliente, engajamento do cliente, comércio conversacional e experiência do funcionário. A plataforma é pré-integrada com aplicativos corporativos como SalesForce, Shopify, Cisco, Avaya, Sharepoint e 100 outros.
Desde sua rodada de investimento anterior, a yellow.ai cresceu 470% em receita recorrente e garantiu centenas de novos clientes. Além disso, a empresa leva a automação ao setor de suporte, avaliado em US$ 1,3 trilhão, e amplia sua conquista de automatizar comércio, marketing, RH e gerenciamento de TI, de ponta a ponta.
Raghu Ravinutala, CEO e cofundador da yellow.ai comentou: “A yellow.ai conseguiu entrar no disputado mercado de assistência virtual com seu modelo que prioriza a automação com assistência humana, para proporcionar mais satisfação ao consumidor e crescimento de receita a seus clientes corporativos. Com nossa rápida expansão de clientes e de receita em todo o mundo, estamos prontos para nos tornarmos líderes globais no cenário de automação de experiência do cliente e determinados a desenvolver nosso produto, parcerias, equipes e comunidade para realmente democratizar a inteligência artificial em um futuro próximo”.
O objetivo da yellow.ai é fortalecer sua liderança em mais de 50 países, incluindo a Índia, Sudeste Asiático, Reino Unido, Oriente Médio e América Latina, e estabelecer uma forte presença nos Estados Unidos, adicionando 70 funcionários a seu quadro de mais de 500 colaboradores em todo o mundo. Com a nova entrada de capital, a yellow.ai aprofundará investimentos para sua expansão global, contratando talentos em cada região e aplicando em pesquisa e desenvolvimento em hiperautomação.
Atualmente, os bots equipados com inteligência artificial da companhia oferecem a experiência do cliente automatizada por meio de mais de 35 canais de chat e voz, em mais de 100 idiomas, e lidam com bilhões de interações a cada trimestre. Os assistentes virtuais conseguem aprender o comportamento do cliente com tanta precisão que uma empresa internacional de serviços financeiros pode utilizar assistentes virtuais fornecidos pela yellow.ai para gerar US$ 100 milhões em receita, em apenas três anos.
“O que mais nos impressionou é a velocidade com que os clientes implementaram as soluções da yellow.ai para automação do suporte e rapidamente as aplicaram em comércio, RH e outros setores. Esse padrão demonstra claramente a capacidade da plataforma de gerar impacto, o que a torna uma parceira de IA fundamental”, destacou Sumir Chadha, fundador e sócio-gerente da WestBridge Capital.
Jai Das, cofundador, presidente e sócio da Sapphire Ventures, afirmou: “Em uma época em que os clientes esperam personalização e tudo sob demanda, a yellow.ai está sendo pioneira em automação de experiência do cliente com uma plataforma que não só atende às solicitações internas de suporte ao cliente de modo instantâneo, mas também possibilita que empresas engajem proativamente seus clientes nos mais diversos canais. Analisamos centenas de plataformas de atendimento ao cliente e experiência do cliente durante anos, mas o que me chamou a atenção na yellow.ai foi sua tecnologia e crescimento impressionantes, quadruplicando de tamanho de um ano a outro apesar da pandemia. A Sapphire considera esta parceria muito promissora e apoia a missão da yellow.ai de revolucionar a experiência do cliente com atendimento de melhor qualidade”.
A adoção de IA e a importância de assistentes virtuais, fatores já reconhecidos desde antes da pandemia, seguem em aceleração à medida que organizações precisam lidar com cada vez mais consultas de clientes em um ambiente digital, tudo de modo mais eficaz e utilizando suas equipes atuais.
Uma das redes de entrega de pizza mais reconhecidas do mundo migrou 100% de seu atendimento ao cliente para o “Dom”, um assistente de IA omnichannel desenvolvido pela yellow.ai em canais de voz e texto. O Dom personaliza ofertas e recomendações para milhões de clientes, reduzindo em 70% o tempo de resolução do suporte ao cliente, gerando taxas superiores no índice de satisfação de clientes e economia de custos para a empresa.
Amy Wu, sócia da Lightspeed Venture Partners, comentou: “A yellow.ai segue solidificando sua liderança de mercado na Ásia, nos Estados Unidos e em outras regiões. Sua equipe continua demonstrando forte execução, e estamos seguros quanto ao ciclo virtuoso e à capacidade da empresa de oferecer soluções de IA inovadoras a seus clientes”.
“Com sua plataforma de nível corporativo já comprovada em centenas de implementações no mercado de mensagens mais ativo do mundo, a Ásia, a yellow.ai segue agora seu crescimento com uma expansão global em direção à América do Norte, América Latina e Europa”, acrescentou Dev Khare, sócio da Lightspeed India Partners, investidora de longa data da yellow.ai.
Em medidas de aprendizado e treinamento, o mecanismo de processamento de linguagem natural da yellow.ai possibilita que bots sejam treinados em diversos idiomas sem a necessidade de qualquer tradução. Essas inovações aprimoraram o período de retorno para as empresas, que podem oferecer 60% de automação nos primeiros 30 dias de implementação da solução.
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