Muitos rumores andaram percorrendo a web nestas últimas semanas ao que se diz respeito a interface do Windows 8. Na tentativa de responder à notícia de que o Windows 8 iria perder o interface Aero na maneira suave mais possível, a Microsoft publicou um post no seu blog, que descreve a história da interface do Windows desde o Windows 1, com a empresa mencionando finalmente a ‘perda’ do Aero no final. Ou seja, tiveram que contar a história das interfaces dos últimos 15 anos para falar que no fim, o AERO vai deixar de existir mesmo.
Em resumo, a Microsoft não quis mudar muito a sensação, a fim de manter a familiaridade e a compatibilidade com o Windows 7 e, portanto, o Windows 8 UI ainda se mantem como um desktop Windows, no entanto, a barra de tarefas teve que ter o Aero removido e os cantos ligeiramente arredondados substituídos por apenas uma linha reta, tornando-a numa caixa transparente simplificada, simples, sem apelos e sem nenhum encanto visual.
Para reforçar ainda mais a tentativa de simplificação da Microsoft e eliminação de distrações, os botões tiveram uma atualização visual, com a remoção de gradientes e brilhos e, novamente, a retificação dos seus cantos.
Agora é aguardar mais algumas poucas semanas e ver como realmente virá uma versão OEM ou Retail ao mercado consumidor.