A Western Digital e a Hitachi anunciaram ontem o acordo final, no qual a WD se compromete a adquirir a Hitachi Global Storage Technologies (Hitachi GST), uma subsidiária integral da Hitachi, Ltd., numa transação em dinheiro e ações avaliada em cerca de 4,3 milhões de dólares. A combinação proposta resultará numa empresa de dispositivos de armazenagem com foco no mercado de consumo, com escala operacional significativa.
Sob os termos do acordo, a WD vai adquirir Hitachi GST por um valor de 3,5 mil milhões de dólares em dinheiro e 25 milhões de ações ordinárias no valor de 750 milhões de dólares, com base no preço de fechamento de 30,01 dólares, referentes ao dia 04 março de 2011. A Hitachi, Ltd. Irá manter aproximadamente dez por cento das ações da Western Digital, após a emissão das ações, sendo adicionados dois representantes da Hitachi ao concelho de diretores da WD.
A transação foi aprovada pelo conselho de administração de cada empresa e deverá ser concluída durante o terceiro trimestre de 2011, sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo as aprovações reguladoras. A WD irá financiar a transação com uma combinação de recursos existentes em caixa e uma dívida total de aproximadamente 2,5 mil milhões de dólares.