A programação, que tem início nesta quarta-feira, contará com a participação de voluntários da empresa no desenvolvimento de projetos nas áreas de comunicação, captação de recursos e relacionamento com stakeholders
Desenvolver projetos que apoiem e ofereçam soluções para organizações sociais em seus desafios diários. Essa é a proposta da Samsung em parceria com o Atados ao realizar a Maratona Social 2021, ação que faz parte do Programa de Voluntariado da empresa. A iniciativa acontece em 1, 2 e 3 de setembro e os grupos de colaboradores voluntários se dedicarão às organizações participantes de acordo com suas competências e habilidades pessoais e profissionais.
Neste ano, a Maratona Social vai atender a três ONGs com diferentes desafios. A Cidadão Pró-Mundo, que promove oportunidades de inserção e integração social por meio de aulas de inglês com professores voluntários, vai receber ajuda para desenvolver suas campanhas de comunicação. O Instituto Gabi, que trabalha para a inclusão de pessoas de baixa renda com múltiplas deficiências, e tem a missão de planejar um bazar online. E a Associação Vaga Lume, que dá acesso à leitura em comunidades rurais da região amazônica por meio da criação de bibliotecas comunitárias e deseja potencializar o voluntariado corporativo online.
“Para muitas pessoas, o trabalho voluntário é uma forma de alcançar a satisfação pessoal. E esse é um programa que oferece aos nossos colaboradores a oportunidade de se engajar socialmente e, ao mesmo tempo, desenvolver suas competências. Além disso, o apoio às ONGs atendidas é essencial, pois elas contam com orientações que contribuem no enfrentamento de demandas que exigem conhecimento técnico e equipes especializadas. Essas e outras iniciativas da Samsung fazem parte da nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, explica Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
Durante os três dias, os voluntários inscritos no programa da Samsung aplicarão metodologias ágeis em uma programação que inclui estudo de caso, definição de estratégia e apresentação para a organização escolhida, a equipe do Atados será responsável pela facilitação dos encontros.
Para completar a ação e celebrar o Dia Nacional do Voluntariado (28/8), a Samsung reuniu representantes das três ONGs para um bate-papo sobre o tema na última sexta-feira (27). No encontro virtual, as ONGs puderam compartilhar um pouco mais sobre o trabalho realizado por cada uma delas, além de falar sobre o impacto do voluntariado empresarial.
PROGRAMAÇÃO
1º de setembro – Estudo de caso: Apresentação, coleta de briefings e brainstorming
2 de setembro – Definição da estratégia: Desenvolvimento de um plano estratégico.
3 de setembro – Apresentação: Entrega das soluções desenvolvidas para cada ONG.